Artigo

Gabarito Informática PC BA: comentários às questões VUNESP

Olá amigos!

Venho aqui para comentar as questões de Informática da VUNESP aplicadas para a PC-BA. Vejamos:

INVESTIGADOR

 

07.Deseja-se, em um documento editado no Microsoft Office Word (versão 2013 ou 2016, em sua configuração padrão e versão em português), mudar a aparência da palavra “Espetáculo”, da seguinte forma:

Considerando que a palavra “Espetáculo” esteja selecionada, os botões de formatação de fonte que, se pressionados em sequência, produzem essa transformação são:

Comentários: Uma observação atenta das palavras fará você perceber que foram aplicados os efeitos Italico e tachado sobre o texto. Resposta certa, alternativa e).

 

08.O programa de correio eletrônico Mozilla Thunderbird oferece, na Barra de Filtragem, diversas opções para filtrar as mensagens da Caixa de Entrada. Na configuração padrão do Thunderbird, três das opções presentes nessa Barra de Filtragem têm as denominações de

(A)  Lidas, Contatos e Com imagem.

(B)  Com imagem, XML e Lidas.

(C)  Não lidas, Com estrela e Anexos.

(D)  Anexos, Favoritas e Com estrela.

(E)  Longas, Curtas e Tags.

Comentários: Questão maldosa! A barra de filtragem do Thunderbird possui os seguintes recursos:

Logo, apenas a alternativa c) possui todos os itens de forma correta.

Este é o tipo de questão que você deveria trabalhar por eliminação, e a questão que provavelmente mais gente errou.

 

09. A estrutura de diretórios em árvore é utilizada em diversos sistemas operacionais. Uma das características dessa estrutura é:

a) cada usuário pode criar vários níveis de diretórios (ou subdiretórios), sendo que cada um pode conter arquivos e subdiretórios.

b) cada usuário possui o seu diretório exclusivo, no qual todos os seus arquivos são armazenados, e não tem acesso e nem conhecimento de outros diretórios.

c) não permite que arquivos com o mesmo nome sejam criados, mesmo que estejam armazenados em diretórios diferentes.

d) o caminho absoluto para um arquivo é quando ele é referenciado a partir do diretório corrente.

e) um arquivo é especificado por meio de um caminho relativo, que descreve todos os diretórios percorridos a partir da raiz até o diretório no qual o arquivo se encontra.

Comentários: A alternativa a) logo apresenta a principal característica das estruturas em árvore: pastas poderem conter outras pastas e arquivos. Lembra desta imagem em nossa aula?

Os demais itens possuem erros crassos.

b) usuários até podem ter acessos a diretórios exclusivos, mas também existem diretórios que podem ser acessados por todos os usuários. Normalmente o sistema operacional permite ao administrador do sistema definir níveis de permissão de acesso aos usuários.

c) estando em pastas diferentes, arquivos podem ter nomes e extensões iguais.

d) aqui temos a definição de caminho relativo.

e) aqui temos a definição de caminho absoluto. A banca trocou os conceitos nestas alternativas.

10. Considere o seguinte cenário:

Um usuário de um computador com sistema operacional Windows 10 deseja fazer um backup de todos os arquivos de documentos pessoais, que totalizam cerca de 500 Mbytes, armazenados na pasta C:\Users\usuário\Documentos.

A forma mais adequada para realizar o backup é:

(A)  aglutinar os arquivos da pasta Documentos em um arquivo avi e gravar em DVD-R.

(B)  criar a pasta C:\Users\usuário\backup e copiar todos os arquivos da pasta original.

(C)  criara pasta backup na pastaC:\Users\usuário\Documentos e fazer a cópia dos arquivos.

(D)  fazer uma cópia da pasta Documentos e de todos os arquivos dentro da pasta em um pendrive.

(E)  transformar os arquivos para o formato tar e armazenar em uma mídia de fita magnética.

Comentários: Quando se estuda backup, aprendemos que o backup deve ser mantido longe dos arquivos originais, preferencialmente em discos diferentes, para que ambos não sejam afetados por um mesmo desastre. Logo, descartamos alternativas b) e c).

Na alternativa a, transformar em AVI seria transformar os arquivos em vídeos (absurdo!), e na alternativa e) também a sugestão esdrúxula de mudar o tipo dos arquivos para TAR. Não é esse o caminho!

alternativa d) propõe armazenamento integral em pendrive, o que é bem razoável para o tamanho da pasta, 500MB.

 

 

ESCRIVÃO

07. As versões modernas do sistema operacional Windows, como a versão 10, aparentam ao seu usuário que várias tarefas são executadas ao mesmo tempo. Essa característica é conhecida como

(A) monotarefa preemptiva.

(B) monotarefa sem preempção.

(C) multitarefa preemptiva.

(D) multitarefa sem preempção.

(E) time-sharing sem preempção.

Comentários: o Windows é um sistema operacional “multitarefa”, pois permite a execução de diversas tarefas ao mesmo tempo. Porém, o que realmente acontece é um revezamento do consumo dos recursos do processador, que alterna tão rapidamente a execução de tarefas que, aos nossos olhos, tudo parece ser executado ao mesmo tempo. Basta você lembrar que um processador de 1Ghz consegue realizar um BILHÃO de operações por segundo.

Este tipo de revezamento de tarefas, coordenado pelo sistema operacional, é chamado de multitarefa COM preempção, ou multitarefa preemptiva.

Resposta certa, alternativa c).

 

08. Uma das grandes diferenças entre os sistemas operacionais Windows e Linux é a forma como são definidas as permissões de arquivos e pastas. Por exemplo, no Linux, caso o proprietário do arquivo meu_arquivo.txt queira tornar esse arquivo editável apenas por ele, deve-se configurar a permissão para

(A) -rw——-

(B) d–x–x–r

(C) —x–x–r

(D) r–w——

(E) —-r–r–

Comentários: essa questão veio para premiar quem estudou bem nossa aula de Linux!

O objetivo do usuário é permitir que o arquivo possa ser editado somente por ele. Portanto, imagino que os últimos seis elementos da permissão (permissão para Grupo e para Outros) sequer sejam habilitados, permanecendo como ——.

Só por essa análise, você pode descartar as alternativas b), c) e e).

Olhando para a alternativa d), ela tem um erro ABSURDO, pois coloca R no primeiro elemento. Este elemento ou é d, para diretório, ou – para arquivo (que é o nosso caso).

Deste jeito, apenas a alternativa a) atende ao que se pede. -rw- permitirá ao usuário ler e escrever o arquivo, que não precisa de execução (x).

 

09. A seguinte planilha foi editada por um usuário no Microsoft Office Excel (versão 2013 ou 2016, em sua configuração padrão e versão em português).

Suponha que as seguintes fórmulas sejam digitadas nas células E6 e E7:

E6: =MÁXIMO(A1:A5)

E7: =MÍNIMO(D1:D5)

Considere, ainda, que a fórmula a seguir seja editada na célula E8:

=SE(E6<>E7;MAIOR(A1:C3;3);MENOR(A4:D5;2)) O resultado produzido em E8 será:

(A)  3

(B)  4

(C)  5

(D)  6

(E)  7

Comentários: Boa questão de funções de Excel! Trabalha com 5 funções as quais estudamos e conhecemos muito bem. Basta apenas ter calma e achar os resultados, passo a passo.

E6: =MÁXIMO(A1:A5) – o maior dos números é 5;

E7: =MÍNIMO(D1:D5) – o menor dos números é 5;

Ao voltar para a função, teremos:

=SE(5<>5;MAIOR(A1:C3;3);MENOR(A4:D5;2))

Cinco é diferente de 5? Não! Logo, temos que resolver o terceiro parâmetro da função:

MENOR(A4:D5;2) -> esta função retornará o SEGUNDO menor número entre A4 e D5. O menor número é 3, em B4, e o segundo menor número é 4, em A4.

Resposta certa, alternativa b).

10. No sítio de busca e pesquisa na Internet do Google, a sequência a ser digitada para pesquisar a palavra relógio, mas excluir dessa pesquisa a palavra pulso, é

(A) relógio $pulso

(B) relógio *pulso*

(C) relógio (pulso)

(D) relógio @pulso

(E) relógio -pulso

Comentários: Questão fácil. Ao estudar os operadores do Google, logo vemos que o traço exclui a palavra dos resultados de busca. Resposta certa, alternativa e).

Considerações finais: Foram provas boas, com uma questão um pouco mais maldosa por prova para não deixar os alunos gabaritarem.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.