Artigo

Gabarito Extraoficial TCE SC Auditoria Governamental

Salve, galerinha! Espero que estejam bem.

Sou o prof. Guilherme Sant’Anna e, nesse artigo, irei comentar as questões de Auditoria Governamental, Compliance, Gestão de Risco e Governança do TCE-SC.

Importante salientar que esse é um gabarito extraoficial, sendo necessário aguardarmos o gabarito oficial da banca para análises mais precisas e viabilidade de recursos.

Nossos alunos arrebentaram nesta prova, que teve um nível fácil, em minha opinião. Nossos cursos cobriram todo conteúdo exigido. Na revisão de véspera, por exemplo, eu comentei os temas presentes em 6 das 7 questões.

Não deixe de me acompanhar nas redes sociais:

@profguilhermesantanna (Instagram)

t.me/profguilhermesantanna (Telegram)

Vamos ao que interessa!

No que tange à auditoria governamental, julgue os itens a seguir:

10 – A auditoria operacional consiste no exame da eficiência, eficácia, efetividade e economicidade de organizações, bem como de programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover a melhoria da gestão pública, não sendo atividade dessa função analisar se há espaço para aperfeiçoamento.

Gabarito Preliminar: Errado

COMENTÁRIO: segundo as Normas de Auditoria do TCU (NAT), as auditorias operacionais objetivam examinar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

Ora, promover o aperfeiçoamento da gestão pública está no rol de finalidades da auditoria operacional. Portanto, a parte final do item sob análise o tornou incorreto.

11 – O instrumento de fiscalização utilizado pelos tribunais de contas para suprir omissões e lacunas de informações, esclarecer dúvidas ou apurar denúncias ou representações quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade de fatos da administração e dos atos administrativos praticados por qualquer responsável sujeito à jurisdição é a inspeção.

Gabarito Preliminar: Certo

COMENTÁRIO: item trouxe corretamente a definição do instrumento de fiscalização denominado Inspeção, vide Regimento Interno do TCU.

No que diz respeito ao plano de auditoria baseado no risco, julgue os itens a seguir

12 – Entre os riscos de auditoria, o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria é composto do risco inerente e do risco de controle.

Gabarito Preliminar: Certo

COMENTÁRIO: o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria é denominado risco de distorção relevante. O risco de distorção relevante, por sua vez, é composto pelos riscos inerente e de controle.

13 – A materialidade consiste na ligação lógica ou influência sobre a finalidade do procedimento de auditoria e, quando apropriado, sobre a afirmação em consideração, não sendo afetada pela direção do teste.

Gabarito Preliminar: Errado

COMENTÁRIO: segundo as normas de auditoria privada (e o Manual de Auditoria Financeira do TCU), é a relevância (e não a materialidade) que trata da ligação lógica ou influência sobre a finalidade do procedimento de auditoria. Além disso, diferentemente do que diz o item, a relevância das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria pode ser afetada pela direção do teste.

Em relação à execução da auditoria e às evidências de auditoria, julgue os itens a seguir

14 – Considere que um auditor tenha encaminhado um e-mail a um fornecedor, solicitando que respondesse apenas no caso de discordância em relação às informações fornecidas. Nessa situação, o procedimento realizado pelo auditor consiste em uma circularização com solicitação de confirmação negativa.

Gabarito Preliminar: Certo

COMENTÁRIO: a circularização consiste na confirmação, junto a fontes externas/independentes, de fatos alegados pela entidade. A solicitação de confirmação pode ser positiva (caso uma reposta seja sempre exigida, em caso de concordância ou discordância com o conteúdo informado) ou negativa (caso a resposta seja exigida apenas em caso de discordância do conteúdo informado).

15 – Na matriz de achados, para cada achado, são elencados a situação encontrada, o critério, as evidências e análises, as suas causas e os seus efeitos, mas não há indicação do encaminhamento e dos benefícios esperados, elementos que constam de outra matriz.

Gabarito Preliminar: Errado

COMENTÁRIO: a matriz de achados deve elencar, além da situação, critério, evidências, causa e efeito, também as conclusões, as propostas de encaminhamento e os benefícios esperados.

No que diz respeito ao Código de Ética da INTOSAI (ISSAI 30), julgue o item subsequente

16 – Segundo o princípio da integridade, o profissional deve evitar circunstâncias ou influências que afetem ou possam ser vistas como capazes de afetar o seu julgamento profissional e de impedi-lo de agir de maneira imparcial e sem viés.

Gabarito Preliminar: Errado

COMENTÁRIO: o princípio mencionado no item é o da Independência/Objetividade.

Saudações, bons estudos e fiquem com Deus!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.