Artigo

Gabarito EXTRAOFICIAL – Psicólogo MPE/AL

 

Oi, pessoal! Como estamos? Trago neste artigo a correção extraoficial da prova de Psicólogo do MPE/ALAGOAS que aconteceu ontem. A prova a que tive acesso é a prova do tipo 1 da cor branca. Algumas questões de conhecimentos específicos se referem a legislações específicas, como ECA, Estatuto do Idoso, etc., que foram ministradas pelo Prof. Torques. Por isso, não vou corrigi-las, ok? Acompanhe a correção pelo enunciado das questões. Vamos lá?

 

Conhecimentos Específicos

31

Apesar das formalidades exigidas do psicólogo para a realização de avaliação psicológica no âmbito jurídico, é possível a intercessão com a psicanálise,  inclusive , de orientação lacaniana. Assinale a opção que indica uma contribuição desta última para o trabalho de avaliação.

COMENTÁRIOS:

(B) CORRETA. Desestabilizar a versão imaginária da situação conflituosa e das motivações do sujeito para que este se implique em seus atos.

Nos conflitos judiciais, há tendência a culpabilizar o outro e não perceber as próprias implicações no conflito, de forma que se cria uma versão imaginarizada da situação.

 

32

Embora as justificativas para a criação da Lei da Alienação Parental (Lei nº 12.318/10) mencionem aspectos ligados à Psicologia, o assunto parece não ter sido motivo de análise detalhada pelos profissionais da área na ocasião em que foi sancionada. Em sendo assim, foi deixada de lado uma discussão mais aprofundada sobre gênero.

Sobre essa questão, por meio de uma perspectiva sócio-histórica , assinale a afirmativa correta .

COMENTÁRIOS:

(D) A representação da criança como sujeito em desenvolvimento e vulnerável é resultado da pós­ modernidade, estimulada pela revalorização da paternidade.

Antigamente, não se via diferença entre uma criança e um adulto. Atualmente, nossa legislação reconhece a criança como ser em desenvolvimento e busca garantir e efetivar seu direito a se desenvolver e se constituir como um sujeito saudável, inclusive garantindo a convivência familiar com o pai, não mais visto como apenas o provedor da família.

 

33

Vítor tem 7 anos, é órfão de pai e convive com a mãe, que detém a sua guarda. A avó paterna, Neuza, possui forte afeto pelo neto e o visita todos os finais de semana. A mãe de Vitor passa a se incomodar com tal situação no momento em que Neuza começa a invadir sua privacidade. Ela comunica a Neuza a intenção de residir em bairro mais distante e, em segudi a, se muda com Vitor. A criança é matriculada em outra escola e sua mãe recomenda que, caso a avó queira ver o neto no estabelecimento seja for a dos horários de aula. As visitas de Neuza tornam-se menos frequentes e Vitor mostra-se cada vez mais frio, até o momento em que se recusa a ir para a casa da avó, preferindo permanecer no lar materno nos finais de semana. Neuza pretende ajuizar uma ação de alienação parental.

Com base na Lei nº 12 .318/ 10 , assinale a afirmativa correta .

RESPOSTA: D. 

 

34

Nas conferências proferidas em A Verdade e as Formas Jurídicas, Foucault assinalava que o exame penal surgido no  contexto político e histórico dos séculos XVII / XIX serviria de matriz para a formação das ciências humana entre as quais podemos incluir a Psicologia. Por  sua  vez,  a tragédia de Édipo  Rei, escrita por Sófocles na Grécia Clássica, portanto, em uma época anterior, corresponde à forma jurídica baseada:

COMENTÁRIOS:

O que vemos na interpretação de Foucault da tragédia de Édipo é como essa modalidade de construção da verdade, através do inquérito, é configurada e quais os mecanismos que fazem parte dessa construção.

RESPOSTA: A.

 

35

A escuta de crianças em situação de litígio familiar é fundamental para o psicólogo durante a avaliação. De acordo com as referências técnicas para atuação em Varas de Família, o objetivo precípuo da escuta é

COMENTÁRIOS

(E) CORRETA. Avaliar se a filiação materna e a paterna estão sendo proporcionadas à criança. Além disso, deve-se avaliar também a dinâmica familiar como um todo e em que lugar a criança está entrando nessa disputa.

 

37

Marcelo é psicólogo  forense  e  atuou como  perito  em  uma ação judicial de disputa de guarda. Sobre a intimação de Marcelo, assinale a alternative correta.

RESPOSTA: (D) Marcelo poderá prestar informações sobre fatos concretos, caso os tenha presenciado, mas se forem baseados nos depoimentos realizados durante a avaliação pericial, não.

38

Em se tratando de  psicanálise e família, René Kaes(…). Para tanto, ele lança mão do conceito de:

(A)  eu pele.

(B) objeto transicional.

(C)  nome do pai.

(D) maternagem.

(E) transmissão psíquica.

COMENTÁRIOS:

René Kaés trabalha a transmissão entre gerações com o conceito de transmissão psíquica. RESPOSTA: E.

                                                   

39

Joana é psicóloga na área de saúde e, a pedido do pai, entrou em contato com uma antiga paciente, que ainda é criança. O pai pediu que Joana, como terapeuta, atendesse sua filha, na medida em que ela estava em sofrimento psíquico em decorrência de um grave problema de saúde, que a deixou hospitalizada. Por estar em litígio com a mãe da menina, o pai via-se impedido de acompanhar todos os procedimentos médicos de internação e tratamento. Joana atendeu a paciente e redigiu um documento que provavelmente será anexado ao processo dos pais.  De acordo com a resolução nº 07/ 03 do CFP, Joana deve redigir

(A) CORRETA. Uma declaração, não registrando sintomas, situações ou estados psicológicos.

J

40

Sobre a atuação do psicólogo como perito nos diversos contextos, segundo a resolução nº 017 / 2012 do CFP, analise as afirmativas a seguir

I. O periciado deve ser informado acerca dos motivo s, das técnicas utilizadas, das datas e do local da avaliação pericial psicológica.

II. A recusa do periciado ou de seu dependente em submeter-se às avaliações para fins de perícia psicológica deve ser registrada devidamente nos meios adequados .

III. A devolutiva do processo de avaliação deve direcionar -se para as impressões do perito, os resultados, as técnicas utilizadas e o prognóstico .

Está correto o que se afirma em

COMENTÁRIOS:

As alternativas I e II constam na resolução, mas a III está incorreta pois a devolutiva deve direcionar-se para os resultados dos instrumentos e técnicas utilizados.

RESPOSTA: B.

 

41

No campo da clínica psicanalítica, Freud identificou certo fenômeno no qual os sentimentos do paciente para com  o analista seriam manifestações de uma relação recalcada com imagos parentais. Tal fenômeno foi inicialmente concebido como uma resistência ao tratamento , para depois ser visto como principal força motriz, inscrevendo-se no centro da direção da cura.

Esse fenômeno chama-se

COMENTÁRIOS:

Descrição do conceito de transferência.

RESPOSTA: D.

 

42

Vãnia é psicóloga perita do MP e antes de iniciar a avaliação das partes de um processo judicial, recebe a visita de Andrea, também psicóloga, que atua como assistente técnica contratada por uma das partes.

(…)Sobre a pretensão de Andrea, de acordo  com  a  Resolução  nº 008/ 2010 do CFP, que dispõe sobre a atuação do psicólogo como perito e assistente técnico no  Poder  Judiciário,  assinale  a afirmativa correta .

COMENTÁRIOS:

RESPOSTA: (E) Andrea não deve estar presente durante os atendimentos de Vânia e vice-versa, para que não haja interferência na dinâmica e na qualidade do serviço realizado.

A alternativa E traz o artigo 2º da citada resolução.

 

43

Considerando a aplicação dos princípios da Justiça Restaurativa à situação narrada, assinale a alternativa correta.

RESPOSTA: E. O procedimento retributivo envolverá o ofensor Ricardo, a vítima Beatriz e a comunidade, nas pessoas do síndico e de outros moradores que aderirem voluntariamente.

 

44

Psicólogos e assistentes sociais compõem equipes interprofissionais que assessoram operadores do Direito. Estes costumam demandar avaliações ‘ psicossociais’, o que conduz a uma reflexão teórica sobre a importância de um trabalho interdisciplinar e não simplesmente multidisciplinar.

Nesse contexto de discussão, assinale a opção que apresenta o conceito de interdisciplinaridade.

RESPOSTA:

(C) CORRETA. A intensidade das trocas entre especialistas com a integração real das disciplinas no interior de um projeto específico.

 

45

A guarda compartilhada foi introduzida no ordenamento Jurídico a partir da Lei nº 11.698 / 08, que alterou alguns artigos ao Código Civil de 2002. (…) Assinale a opção que apresenta uma mudança introduzida pela segunda versão da Lei da Guarda Compartilhada.

RESPOSTA:

(B)             A guarda compartilhada , excepcionalmente, não é aplicada, se um dos genitores declarar que não deseja a guarda do menor .

A Lei no 13.058/2014 determina que:

Quando não houver acordo entre a mãe e o pai quanto  guarda do filho, encontrando-se ambos os genitores aptos a exercer o poder familiar, será aplicada a guarda compartilhada, salvo se um dos genitores declarar ao magistrado que não deseja a guarda do menor.

 

46

Segundo a genealogia do poder, as pericias psicológicas no campo do judiciário remetem ao surgimento das  perícias psiquiátricas no s séculos XVIII/ XIX. Estas foram estrategicamente importantes para a psiquiatria se transformar em gestora da ordem social. Nesse mesmo contexto histórico, ganhou destaque a ideia de população enquanto problema e fonte de riqueza, cuja regulação passaria a ser buscada por prática s de governo.

Assinale a opção que indica como Foucault  identificou  essas práticas.

RESPOSTA: (A) Biopolítica.

 

47

No ato da instauração da lei, surge a instância psíquica denominada:

RESPOSTA: (C) Supereu.

 

51

Durante consulta de pré-natal, Mariana relatou para a enfermeira (…)Nesta situação a enfermeira deverá

RESPOSTA: (A) Encaminhar o caso imediatamente à autoridade judiciária.

 

52

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo (…) Analise os itens a seguir.

RESPOSTA: Estão corretos os itens II, III e IV.

 

53

Sobre as premissas teóricas e técnicas da Constelação Familiar, assinale a alternativa correta.

RESPOSTA: E. A herança epigenética tem peso determinante no surgimento de patologias nas relações familiares.

 

54

Considerados os parâmetros éticos da profissão de psicólogo, assinale a opção que apresenta uma atribuição de Simone em seu trabalho na execução penal.

RESPOSTA:

C: Ajudar na retomada de laços sociais e familiares.

 

55

O processo de avaliação psicológica de Jefferson deverá:

RESPOSTA: C. Incluir instrumentais técnicos escolhidos pelo psicólogo, como testes, visitas domiciliares e institucionais e entrevistas individuais e familiares.

 

56

Sobre os fatores envolvidos na capacidade de adquirir, armazenar e evocar informações, assinale a afirmativa correta.

RESPOSTA: B. A percepção é subjetiva, particular e individual.

 

58

Sobre as alterações na senso-percepção, assinale a alternativa correta.

RESPOSTA: D. As substâncias sintéticas perturbadoras, como o LSD, são capazes de promover alucinações nos usuários.

 

60

Considerando as teorias que tratam do desenvolvimento nesta fase da vida, assinale a alternativa correta.

RESPOSTA: A. O conjunto de perturbações vividas por crianças institucionalizadas e com total privação de cuidados maternos é denominado, por René Spitz, de hospitalismo.

 

62

Sobre os fatores de risco que favorecem a ocorrência de violência contra pessoas idosas (…). Assinale a opção que apresenta a sequência correta, Segundo a ordem apresentada.

RESPOSTA: A. F-V-V-F-V.

 

63

A intervenção breve, com uso de técnicas da entrevista motivacional tem como princípios básicos

RESPOSTA: C. O manejo da ambivalência e da resistência à mudança de comportamento.

 

70

O Psicodrama foi criado por

RESPOSTA: C. Moreno.

 

71

Assinale a opção que apresenta alguns dos principais conceitos da psicologia analítica de Jung.

RESPOSTA: B. Arquétipo, complexo e inconsciente coletivo.

 

72

Assinale a opção que, segundo Vygotsky, define a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que é capaz de fazer com a ajuda.

RESPOSTA: D. Zona de desenvolvimento proximal.

 

73

Com relação à guarda compartilhada, assinale a alternativa correta.

RESPOSTA: A. Privilegia a continuidade da relação da criança com ambos os genitores, que devem se manter implicados nos cuidados com os filhos.

 

74

O modelo ecológico analisa a violência contra a criança como

RESPOSTA: E. Produto de determinações individuais, familiares, comunitárias e sociais, em que os fatores potencializadores e os compensatórios têm que ser considerados.

 

78

Assinale a opção que indica como Ludmila deve agir.

RESPOSTA: A. Ela deve informar somente os dados que sejam relevantes para o procedimento, não revelando o que não tiver relação com o motivo da intervenção com a família.

 

79

Como é conhecida a Psicologia de Desenvolvimento de Jean Piaget.

RESPOSTA: C. Construtivismo.

 

80

Assinale  a opção que apresenta algumas das concepções sobre as quais se fundamenta a terapia desenvolvida Por Carl Rogers.

RESPOSTA: A. Genuinidade, compreensão empática e autoconceito.

 

Agora vamos aguardar o gabarito oficial, para verificarmos se há possibilidade de recursos.

Fiquem ligados!

Grande abraço!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Já saiu o gabarito extraoficial aqui pelo estratégia para técnico do MPE-AL 2018?
    Flávio em 09/07/18 às 23:05