Artigo

Gabarito Extraoficial – PM-SP – Soldado – Atualidades

Olá Caros Alunos,

Segue o gabarito extraoficial de Atualidades, da prova da Polícia Militar de São Paulo – Atualidades.

Os fatos cobrados nas questões foram largamente trabalhados no nosso curso de Atualidades, nas retrospectivas de Atualidades, nos simulados de Atualidades e na Hora da Verdade da PM-SP.

Mais uma prova em que botamos para torrar!!!

Grande Abraço,

Prof. Leandro Signori

48. Gabarito: B

Comentários: A manifestação ocorreu em Cuba. Em julho de 2021, ocorreram os maiores protestos já realizados no país desde a revolução cubana, do final da década de 1950. Os manifestantes foram às ruas com gritos de “liberdade”, “abaixo à ditadura” e “pátria e vida”, protestando contra o governo de Miguel Díaz-Canel e a crise econômica que assola o país.

Foram fatos bastante divulgados na mídia. Caso você não soubesse do fato, poderia ir pelas dicas do enunciado, que menciona o nome do presidente do país, Miguel Díaz-Canel.

49. Gabarito: E

Comentários: Tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação que julga se as demarcações de terras indígenas devem seguir o chamado “marco temporal”.

Por esse critério, povos indígenas só podem reivindicar a demarcação de terras onde já estavam no dia 5 de outubro de 1988, dia que entrou em vigor a atual Constituição Brasileira.

A decisão pode definir o rumo de mais de 300 processos de demarcação de terras indígenas que estão em aberto no país.

Desde que surgiu, a tese do marco temporal vem sendo sistematicamente criticada pelas populações indígenas e tradicionais.

Os maiores defensores do marco temporal são os ruralistas sob o argumento de que traria segurança jurídica e limitaria as desapropriações.

50. Gabarito: D

Comentários: Durante o encontro do G20, o grupo acordou em limitar o aquecimento global a 1,5ºC e encerrar financiamentos públicos novas usinas a carvão, segundo o documento final da cúpula.

O G20 pediu uma ação “significativa e efetiva” para limitar o aquecimento global, mas ofereceu poucos compromissos concretos. Os líderes não definiram uma data precisa para a neutralidade de carbono. O acordo diz apenas “por volta da metade do século”.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.