Artigo

Gabarito Extraoficial PM-AL – Atualidades

Olá, pessoal! Tudo bem? Nesse domingo (30/09), foi realizada a prova da PM-AL. Foram cobradas 10 (dez) questões de Atualidades. Quem fez o nosso curso e estudou adequadamente foi muito bem na prova. Várias questões foram bem trabalhadas na nossa revisão de véspera de prova.

A princípio não vislumbro possibilidade de polêmicas.

Abraços,

Prof. Leandro Signori

PROVA – PM-AL – SOLDADO COMBATENTE

COMENTÁRIOS:

Questão de interpretação de texto e de matemática básica em Atualidades. Kkkkk. Gasto da iniciativa privada: 264 bilhões. Gasto do Estado com segurança e sistema prisional: 101 bilhões. O dobro é 202 bilhões, ou seja, o gasto da iniciativa privada foi mais que o dobro do gasto do Estado com segurança e sistema prisional.

Gabarito: Certo

COMENTÁRIOS:

Claro que não, os índices elevados de violências atingem também, diretamente, regiões interioranas.

Gabarito: Errado

 

 

COMENTÁRIOS:

É o que indicam as estatísticas, os dados e os estudos na área de segurança pública. Os dados recentes da 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública corroboram com a afirmação da questão.

Gabarito: Certo

COMENTÁRIOS:

Não é cada vez menor, não diminuiu a atuação do crime organizado em escala global. Os resultados de décadas de combate as drogas ilícitas não indicam êxito dos governos na redução do seu consumo e no desmantelamento e/ou enfraquecimento do crime organizado em escala global.

Gabarito: Errado

 

COMENTÁRIOS:

Segundo o economista Daniel Cerqueira, do IPEA, o Brasil perde algo em torno de 6% do PIB a cada ano em face do crime e da violência letal. São custos que estão relacionados às despesas de manutenção do aparato de segurança pública, do sistema prisional e de cumprimento de medidas socioeducativas, em serviços de segurança particular e privada, em seguros contra furtos e roubos e no sistema de saúde, com o atendimento de vítimas da violência.

A violência afeta também as atividades econômicas, a exemplo de atividades comerciais suspensas ou seriamente prejudicadas pela redução do consumo e pela diminuição da venda de produtos de maior valor, devido ao medo dos consumidores de serem roubados. Outro setor que sofre as consequências dos elevados índices de violência é o turismo. Algumas cidades brasileiras deixam de arrecadar milhões em função da criminalidade.

Sem dúvida, para além dos custos econômicos, a maior de todas as perdas é a de vidas humanas. Mas, mesmo nesse aspecto, há um custo econômico, uma vez que o Estado e as famílias investiram recursos nessas vidas em saúde, educação, lazer, alimentação etc.

Como a maior parte das vítimas de homicídios é de pessoas jovens, há, ainda, uma grandiosa perda futura de geração de riqueza para o Estado e a sociedade. São pessoas que poderiam viver por muitas décadas, produzindo, consumindo e pagando impostos que reverteriam em benefício da sociedade.

Gabarito: Certo

 

 

COMENTÁRIOS:

O futebol é um esporte bastante globalizado e a Copa do Mundo da FIFA – Rússia 2018, demonstrou mais uma vez isto. É só verificarmos a quantidade de jogadores de origem familiar estrangeira em várias seleções, como os afrodescendentes. Exemplo muito comentado é o da seleção da França, campeã da Copa do Mundo de 2018. Dos 23 jogadores dessa seleção dois são nascidos em outros países, outros dois são nascidos em territórios que pertencem à França, mas possuem seleções próprias, 11 têm pais nascidos em outros países e quatro têm avós e antepassados em outros países.

Gabarito: Errado

 

COMENTÁRIOS:

O texto se refere à separação de crianças do seus pais no âmbito das medidas restritivas à imigração ilegal nos Estados Unidos. Sob o governo de Donald Trump, os EUA têm agido duramente contra a imigração ilegal. Nas palavras de Donald Trump: tolerância zero.

Gabarito: Certo

COMENTÁRIOS:

A questão se refere ao caso dos 12 meninos e do treinador do time de futebol dos Javalis Selvagens, que ficaram vários dias presos nas profundezas de uma caverna que foi inundada pelas águas da chuva. Foram encontrados vários dias depois e retirados, após alguns dias, em uma complexa operação de resgate da qual participaram especialistas de vários países.

Gabarito: Certo

 

COMENTÁRIOS:

Salta aos olhos o erro da questão. Os imigrantes não têm recebido integral apoio, tampouco têm sido acolhidos sem reservas, seja por governos europeus do leste ou do oeste. Na verdade, há muitas resistências de governos e países.

Gabarito: Errado

 

COMENTÁRIOS:

Em geral, as atuais correntes migratórias são formadas por pessoas com baixa qualificação educacional e técnica, em busca de salários mais altos.

Gabarito: Errado

Não deixe de participar do Ranking PM AL para conferir seu desempenho na prova. Clique na imagem abaixo para cadastrar seu gabarito:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.