Artigo

Gabarito Extraoficial – Informática – Oficial PM-SP

Fala pessoal, vamos comentar as questões da prova de Informática realizada pela Vunesp na data de ontem (30/06/2019) para Oficial da Polícia Militar de São Paulo.

São apenas 2 questões, mas que podem separar a aprovação da classificação, então, vamos lá:


A média de A1:C3 é (a1+a2+a3+b1+b2+b3+c1+c2+c3)/9, soma-se tudo e divide-se pela quantidade, logo a média é 36/9 que é igual a 4. O teste lógico então fica sendo =SE(4>4) , como 4 é igual a 4 e não é maior, esse teste lógico retorna FALSO remetendo portanto ao último argumento – sintaxe =SE(teste_lógico;valor_verdadeiro;valor_falso) – , que apresenta MÍNIMO(A1:C3) resultando ZERO, portanto a resposta é letra A.

próxima questão, e última:

ANULADA!!!

O passo I ativa o NEGRITO, e a palavra digitada no passo II fica portanto em negrito (primeiro), o passo III da um espaço, o passo IV ativa o itálico sem desabilitar o negrito, o passo 5 portanto escreve palavra (palavra) em negrito e itálico, resultando em – Primeira palavra – , remetendo portanto ao gabarito preliminar da letra D, o passo VI insere um espaço e o passo VII estraga tudo onde o examinador ativa o comando SUBSTITUIR que nada tem a ver com a questão, tudo leva a crer que equivocadamente o examinador se confundiu com a versão em inglês (Underline), mas a questão é passível de recurso e anulação porque ao pressionar o atalho CTRL+U será aberta a janela de Localizar e Substituir e a digitação da palavra -digitada- será para localização no texto não refletindo no término da frase do que aparece como resposta.

Lamentável, mas ainda que com 2 questões teremos que providenciar recurso para anulação da questão de número 80, prevendo o erro do examinador que deveria ter colocado no item 7 CTRL+S e não CTRL+U.

Espero que tenham tido muito sucesso e contem sempre com a equipe do Estratégia Concursos,

Renato da Costa e Diego Carvalho

Um fraterno abraço,

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito bom professor! Também no aguardo da correção da prova inteira.
    Augusto Silva em 01/07/19 às 20:06
  • Boa noite! Obrigado professor! Infelizmente, este ano, o Estratégia não fez a correção da prova logo após a disponibilização dela...
    Cléber Fernando em 01/07/19 às 19:30
  • Obrigado! Aguardo a prova inteira comentada, pois ano passado vocês fizeram e foi o melhor gabarito extraoficial. Parabéns.
    Carlos em 01/07/19 às 15:33
  • Professor. Na questão 80 a inserção de espaços é só para tentar confundir o candidato, pois o resultado sem espaços é o mesmo quanto à formatação, certo?
    Eduardo em 01/07/19 às 13:46