Artigo

Gabarito Extraoficial – ICMBio – Técnico – Atualidades


Olá Caros Alunos,

Segue o gabarito extraoficial de Atualidades, da prova de Técnico Ambiental. Quem fez o nosso curso de Atualidades para o ICMBio foi muito bem na resolução das questões.

Grande Abraço,

Prof. Leandro Signori

40. Gabarito: Errado.

Comentários: Na matriz energética do Brasil, quase metade da energia consumida vêm dos combustíveis fósseis, sobretudo o petróleo.

A matriz ELÉTRICA do Brasil é baseada na hidroelétrica. Há uma diferença entre esses dois conceitos.
Atualmente, o Brasil passa por uma severa crise hídrica, com diminuição da oferta de energia, o que tem gerado aumento do custo dessa energia, pois estão sendo utilizadas termelétricas para suprir a baixa geração energética.

41. Gabarito: Errado.

Comentários: As atividades de exploração mineral do Brasil são licenciadas pelos órgãos ambientais. Mesmo com a aprovação do seu licenciamento ambiental, os impactos existem. O licenciamento visa mitigar esse impacto. A exploração ambiental é uma atividade alto impacto ambiental. Há ainda mineração ilegal, sem licenciamento ambiental, sobretudo o garimpo de ouro, bastante danosa ao meio ambiente.

42. Gabarito: Certo

Comentários: O aumento da ocorrência e da intensidade dos desastres naturais tem despertado debates sobre as mudanças climáticas e seus impactos na sociedade brasileira. A comunidade científica tem trabalhado muito com a ideia de que eventos climáticos extremos, como as intensas chuvas que ocorreram recentemente em vários locais do país, tem sido amplificados com as mudanças climáticas.

43. Gabarito: Certo

Comentários: Agricultura de precisão é um termo utilizado para se referir à um moderno sistema agrícola, que permite o conhecimento detalhado das lavouras por meio de um conjunto de equipamentos tecnológicos, como GPS, drones, softwares, imagens de satélites etc.

Desse modo, todo o processo é controlado: da aplicação de insumos à correção de fatores limitantes da produção. O uso da tecnologia tem como objetivo aumentar a produtividade, passando pela redução dos impactos ambientais.
Nas modernas grandes propriedades rurais brasileiras, a agricultura de precisão permite uma elevada produtividade às lavouras. O Brasil é uma potência agrícola, está entre os maiores produtores do mundo, e grande parte desse feito está relacionado à intensiva aplicação de tecnologia no processo produtivo agrícola.

44. Gabarito: Certo

Comentários: A previsão do tempo atmosférico envolve diferentes tecnologias, como as imagens de satélites, sistemas de radar e estações meteorológicas.
Esse aparato tecnológico produz informações que são divulgadas à população, governos e empresas por diferentes veículos da mídia.

Uma afirmação bastante simples, não há muito o que comentar aqui. Creio que todos vocês acertaram essa com facilidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.