Artigo

Gabarito Extraoficial de Biologia para Papiloscopista da PF – 2021

Contra nossas expectativas, a prova realizada em 23/5/21 para Papiloscopista da Polícia Federal acabou focando em questões de bioquímica e de embriologia. Não faltaram questões de citologia, que apresentavam nível fácil (em sua maioria). Sentimos falta da clássica genética, que praticamente não apareceu por ali. Mas vamos em frente. Praticamente todo o conteúdo pedido pela banca foi abordado no nosso curso, aqui do Estratégia Concursos. Há apenas uma exceção, como veremos adiante.

Vamos à prova:

A respeito da composição química da matéria viva, julgue os itens a seguir.

  1. Os principais elementos químicos que constituem os organismos vivos são: carbono (C), oxigênio (O), hidrogênio (H), nitrogênio (N) e argônio (Ar).

O tema que esta questão e a próxima abordam é geralmente estudado como introdutório nas aulas de bioquímica, sendo importante para o entendimento da composição química do organismo. Ele forma a base para o entendimento da composição das classes de moléculas que compõem o corpo. Nesta esteira, temos que os organismos vivos, compostos por matéria orgânica, apresentam os elementos Carbono, Oxigênio, Hidrogênio e Nitrogênio em abundância. Outros componentes iônicos como Cálcio, Fósforo, Magnésio, Ferro, Sódio, Potássio e Enxofre, também são importantes. O Argônio, citado na afirmativa, é um gás nobre. Ele não faz parte desses elementos. Assim, entende-se que esta afirmativa está errada.

98. O papel biológico dos íons magnésio no organismo inclui a formação de tecidos, ossos e dentes, o metabolismo de carboidratos e a regulação da excitabilidade neuromuscular.

O íon magnésio é essencial, sendo fundamental para atividade enzimática, em especial em processos metabólicos como a glicólise, entre outros envolvidos na síntese de ATP. Ele faz parte da composição de uma série de enzimas cinases (aquelas que transferem fosfatos nas reações), sendo importante para a interação com os grupos fosfato dos nucleosídeos como o ATP. Além disso, é importante para estabilidade de membranas de células que compõe o sistema neuromuscular e cardiovascular, assunto que é estudado em fisiologia humana.

Assim, a afirmativa está certa.

Com relação aos componentes citoplasmáticos de células eucarióticas, julgue os próximos itens.

  1. A mitocôndria e o aparelho de Golgi são organelas que possuem material genético (DNA) próprio, razão por que elas são frequentemente empregadas nas análises para determinar a história evolutiva humana.

Mitocôndrias são organelas envolvidas no metabolismo energético das células. Nelas ocorre a produção do ATP por meio da fosforilação oxidativa. Elas apresentam uma molécula de DNA circular própria, que codifica para proteínas que fazem parte de seu metabolismo. A presença desse DNA é forte evidência do processo evolutivo que se acredita ter sido responsável pela sua presença nas células eucarióticas (Teoria da Endossimbiose).

O aparelho de Golgi é uma organela formada por cisternas membranosas empilhadas, envolvido na secreção de proteínas e glicoproteínas, formação de lisossomos, síntese de polissacarídeos e renovação da membrana plasmática. Ela não apresenta DNA próprio. Portanto, a afirmativa 99 está errada.

100.Embora as balsas lipídicas na membrana plasmática atuem na transdução de sinais promovendo a resposta imunológica na defesa do organismo, elas podem facilitar a entrada de vírus da família dos coronavírus por meio da ligação entre o vírus e a proteína transmembrana localizada nas regiões dessas balsas.

Encontramos aqui um assunto altamente específico relacionado a composição da membrana plasmática e associado a atuação dos corona vírus, algo bastante atual. Inicialmente, é importante explicar o que são as balsas lipídicas. As balsas lipídicas consistem de microdomínios da membrana plasmática, nos quais ocorre um espessamento relacionado à presença de colesterol e glicoesfingolipídios. Nessas regiões encontram-se proteínas de membrana envolvidas em processos de sinalização celular, gerando verdadeiras plataformas de transdução de sinal. Elas estão envolvidas em processos como endocitose (que podem estar envolvidos em respostas imunológicas), transdução de sinal, regulação de autofagia e comunicação celular. Elas agrupam uma série de receptores de reconhecimento de patógenos e por isso, são verdadeiras rotas de entrada de vários tipos de vírus nas células. Em 2007, pesquisadores já haviam relatado esse mecanismo como sendo utilizado por corona vírus como o Sars-cov e o HCov229E para o acesso às células do hospedeiro.

Note se tratar de algo muito específico e de conhecimento muito aprofundado até mesmo para quem é formado na área.

Não obstante, a afirmativa está certa. Para saber mais, consulte o artigo de Fecchi e colaboradores, publicado na revista Frontiers in Microbiology, de agosto de 2020 (doi: 10.3389/fmicb.2020.01821).

No que se refere à placenta, julgue o item seguinte:

  1. A placenta é formada pela parte fetal, constituída pelo córion viloso e pela parte materna, constituída pela decídua basal.

A afirmativa está certa. A placenta é formada pela união do córion, um anexo embrionário formado pela combinação do sinciciotrofoblasto, do citotrofoblasto e do mesoderma extraembrionário, com o desenvolvimento de uma porção do endométrio uterino chamada decídua basal. Assim, considera-se a placenta um tecido que apresenta células da mãe e do feto.

Acerca de vias metabólicas, julgue o próximo item.

  1. Nos seres eucariontes, o ciclo de Krebs, ou ciclo dos ácidos tri carboxílicos, ocorre nos ribossomos livres no citosol.

Ribossomos são organelas envolvidas na síntese de proteínas. Eles não tem qualquer relação direta com o ciclo do ácido cítrico ou ciclo de Krebs, que ocorre na matriz mitocondrial. Portanto, a afirmativa está errada.

As questões 103 e 104 são precedidas por um texto que trata de decisão judicial determinando que dois irmãos gêmeos univitelínicos sejam ambos registrados como pais de uma criança para fins de pagamento de pensão alimentícia. O texto deixa claro que o material genético de ambos é o mesmo e que exames de paternidade por DNA tradicionais não podem identificar qual o verdadeiro pai.

  1. Como o exame de DNA tradicional não foi suficiente para elucidar a situação descrita, uma forma de confirmar a paternidade seria submeter os gêmeos ao teste de paternidade por tipagem sanguínea, utilizando o sistema ABO.

O sistema ABO é determinado geneticamente pela expressão em codominância dos alelos IA, IB e i. Cada indivíduo porta dois destes alelos, os quais irão determinar a expressão fenotípica do tipo sanguíneo, que pode ser conhecido por meio da realização de teste de imunoaglutinação. Por se tratar de uma condição genética, determinada pela carga genotípica de cada indivíduo, não faz sentido utilizar esse sistema para identificar o pai da criança, já que os genótipos dos pais são idênticos (e seus tipos sanguíneos também). Assim, esta afirmativa está errada.

  1. Os gêmeos na situação em tela possuem a mesma carga genética porque eles se originaram de um único óvulo fertilizado pelo mesmo espermatozoide, com posterior fissão do zigoto.

Gêmeos monozigóticos são formados em geral pela divisão da mórula, quando o zigoto humano apresenta entre 16 e 32 blastômeros. A cisão da mórula gera dois embriões que podem se desenvolver no mesmo saco vitelínico (univitelínicos) ou em sacos separados (divitelínicos). Em ambos os casos, como os embriões são formados a partir do mesmo zigoto, eles apresentam o mesmo genoma. Assim, a afirmativa 104 está certa.

Finalizamos este artigo tendo a certeza de que todos os alunos que se prepararam com nosso material tinham plena capacidade de ir muito bem na parte de biologia desta prova.

Agradecemos sempre a confiança e a parceria!

Contem sempre conosco. Grande abraço a todos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.