Artigo

Gabarito extraoficial – Administração de Recursos Materiais TRE-RJ (AJAA / ARM)

Olá pessoal!

Tivemos apenas uma questão da disciplina de Administração de Recursos Materiais, ARM, para o cargo de Analista Judiciário Área Administrativa (AJAA) para o TRE-RJ, prova realizada nesse domingo, dia 26/11/2017.

Bom, a questão trazia uma definição e uma lacuna para preenchimento. Segue a correção e gabarito extraoficial.

Questão 58 da prova verde – TIPO 2 –

“A razão para se manter estoques em empresas que trabalham com produção altamente sazonal, e com uma demanda razoavelmente constante é para________”

a) assessorar o processo de produção

b)colaborar no processo de comercialização

c)atender a coordenação entre oferta e demanda

d) atender a redução de custos de transportes e produção

Gabarito extraoficial: LETRA C , PROVA VERDE  TIPO 2– “atender a coordenação entre oferta e demanda”

Comentários: Sabemos que a sazonalidade (picolés no verão, chocolate na Páscoa) são fatos previsíveis, mas que implicam grande picos de produção e vendas concentradas em poucos períodos. Mas a questão nos diz que além da sazonalidade há uma “demanda razoavelmente constante”. Ora, se há demanda (necessidade de se comprar algo), temos de ter estoques para que haja a oferta (oferecimento dos produtos).

Mas fique atento(a): a questão fala que a produção é altamente sazonal (por exemplo, frutas enlatadas como o pêssego) e a demanda é constante ao longo do ano (pêssego em calda). A coordenação da oferta e demanda serve para que a empresa consiga suprir o mercado nos períodos do ano que não são temporadas de crescimento das frutas (pêssego).

P.s..: Ah, a questão usa aspas no enunciado porque usou as definições de Ballou, em seu livro GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTO S/LOGÍSTICA EMPRESARIAL. Se precisar fazer algum recurso, é esse livro que você deverá usar. Você encontra essas definições na página 374 da edição de 2006.

Neste domingo, a partir das 20h, os professores do Estratégia Concursos vão resolver as provas de AJAJ, AJAA e TJAA ao vivo pelo Youtube! Inscreva-se gratuitamente e não perca

Abraços e espero que tenha muita sorte na correção, recursos e que sua hora chegue logo!

Ronaldo Fonseca (você me acha no Instagram e Facebook pelo @profronaldofonseca).

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.