Artigo

Gabarito AGU AFO – Administrador

Gabarito – Administrador/AGU– Administração Financeira e Orçamentária – IDECAN/2019

Olá amigos! Como é bom estar aqui!

Foi realizada a prova da Advocacia Geral da União para o cargo de Administrador.

Vamos trazer o gabarito extraoficial das questões de Administração Financeira e Orçamentária. Vou utilizar a prova azul, mas você irá conseguir identificar as respostas de acordo com a cor da sua prova.

Questão 55
Os orçamentos de todos os órgãos autônomos que constituem o setor público devem-se fundamentar em uma única política orçamentária estruturada uniformemente e que seja ajustada a um método único. Tal afirmação se refere a qual princípio orçamentário?
a) Princípio do Equilíbrio
b) Princípio da Universalidade
c) Princípio da Unidade
d) Princípio da Exclusividade
e) Princípio da Anualidade

Letra C

Questão 57
O art. 165 da Constituição Federal estabelece que são leis de iniciativa do Poder Executivo o Plano Plurianual, as Diretrizes Orçamentárias e os Orçamentos Anuais. Com relação a essas peças de planejamento, assinale a alternativa correta.
a) A Lei de Diretrizes Orçamentárias é um plano de médio prazo, por meio do qual se procura ordenar as ações do governo que levem ao atingimento dos objetivos e metas fixados para um período de quatro anos.
b) A Lei de Diretrizes Orçamentárias tem a finalidade de nortear a elaboração dos Orçamentos Anuais, compreendidos aqui o Orçamento Fiscal, o Orçamento de Investimento das Empresas e o Orçamento da Seguridade Social, de forma a adequá-los às diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública, estabelecidos no Plano Plurianual.
c) O Orçamento Público disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
d) O Plano Plurianual, além das disposições constitucionais, deverá dispor sobre normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.
e) O Orçamento Público conterá o anexo de Metas Fiscais e Riscos Fiscais.

Letra B

Questão 58
Assinale a alternativa que seja considerada exemplo de despesa de capital.
a) Pessoal e Encargos Sociais
b) Juros e Encargos da Dívida
c) Outras Despesas Correntes
d) Amortização da Dívida
e) Auxílio-alimentação

Letra D

Questão 59
Considera-se exemplo de receita de capital a
a) Receita Patrimonial
b) Receita Industrial
c) Receita de Serviços
d) Receita Agropecuária
e) Alienação de Bens

Letra E

Questão 60
A respeito do Ciclo Orçamentário, assinale a alternativa correta.
a) O Ciclo Orçamentário obedece a sequência das seguintes etapas: elaboração, estudo e aprovação, execução e avaliação.
b) A etapa de planejamento é de competência do Poder Legislativo.
c) A etapa do estudo e aprovação constitui a concretização anual dos objetivos e metas determinados para o setor público.
d) A etapa da execução refere-se à organização, aos critérios e trabalhos destinados a julgar o nível dos objetivos fixados no Orçamento.
e) A etapa da avaliação é a parte inicial, com a elaboração do orçamento em conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Letra A

Quer aprender AFO de verdade e “arrebentar em provas como essa”? Invista nos cursos específicos para o seu concurso clicando em: quero aprender AFO e LRF de verdade.

Se não há um curso específico para o concurso que você quer, sugiro para você o curso regular clicando em: quero aprender AFO para concursos.

Forte abraço!

Sérgio Mendes

www.instagram.com/sergiomendesafo

www.facebook.com/sergiomendesafo

www.youtube.com/sergiomendesafo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.