Notícia

FUNAI: 776 vagas temporárias autorizadas para três cargos

Atenção, estrategistas! Foi divulgada uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 21 de setembro de 2021, que autoriza 776 vagas temporárias para a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

As contratações serão por tempo determinados, inicialmente por seis meses, mas poderão chegar a dois anos. O documento não cita como se darão as contratações, apenas cita que os profissionais poderão ser contratados já a partir da publicação da portaria.

As oportunidades serão distribuídas pelas seguintes funções:

  • Supervisor dos Agentes de Proteção Etnoambiental (50 vagas);
  • Chefe dos Agentes de Proteção Etnoambiental (121); e
  • Agente de Proteção Etnoambiental (605).

A FUNAI definirá ainda a remuneração dos profissionais a serem contratados conforme o inciso II do art. 7º da Lei nº 8.745, de 1993.

Antigo prédio da Funai em Brasília | Imagem: Mário Vilela
Antigo prédio da Funai em Brasília | Imagem: Mário Vilela

Concurso FUNAI: previsão

Importante destacar que a FUNAI deve protocolar um novo pedido de concurso ainda em 2021. Segundo informações do próprio órgão, a solicitação será para 1.043 vagas, distribuídas entre cargos de nível médio e superior.

Enquanto isso, a Fundação segue aguardando resposta para o pedido realizado em 2020, quando foram solicitadas 826 vagas. Inclusive, tal pedido foi reiterado, porém com um quantitativo menor, de 227 vagas, a fim de recompor as vacâncias no quadro de pessoal, conforme disposição do art. 8º, inciso V da Lei Complementar nº 173/2020.

Último concurso FUNAI

Com 32.256 candidatos inscritos, o último concurso Funai aconteceu em 2016, com a oferta de 220 vagas para cargos em nível superior. Na ocasião, a ESAF – Escola de Administração Fazendária, foi a banca organizadora do certame.

Etapas do último concurso Funai

  • Provas Objetivas, de Conhecimentos Gerais e Específicos, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 170 pontos ponderados;
  • Prova Discursiva, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 100 pontos.

Para mais detalhes do concurso FUNAI, cujas 776 vagas temporárias foram autorizadas para três cargos, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo, separado por tópicos, para que facilite a sua compreensão:

Saiba mais: concurso FUNAI

Quer estudar para o concurso FUNAI?

Concursos Públicos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.