Exame CFC 2020.2: SAIU EDITAL! inscrições ABERTAS!
Concursos Públicos

Exame CFC 2020.2: SAIU EDITAL! inscrições ABERTAS!

Estão abertas as inscrições do segundo edital do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade do ano de 2020. Os interessados devem se candidatar através do site da banca organizadora, a Consulplan, até o dia 22 de outubro.

Já a prova objetiva do Exame CFC 2020.2 está prevista para ser aplicada em 08 de novembro. Importante ressaltar que sua realização será na mesma didática do primeiro exame: on-line.

Como de costume, o Exame é organizado pela Consulplan e visa à obtenção de registro na categoria Contador, podendo ser prestado pelos bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Confira neste artigo as principais informações sobre o Conselho Federal de Contabilidade e saiba tudo sobre seu exame. Acompanhe os tópicos:

Exame CFC 2020.2: Situação atual

Principais datas

Inscrições: 22 de setembro a 22 de outubro
Isenção da taxa: 22 a 24 de setembro
Último dia para pagamento: 23 de outubro
Aplicação da prova: 08 de novembro

Os interessados em participar do Exame CFC 2020.2 devem realizar as inscrições até o dia 22 de outubro, no site da banca organizadora, a Consulplan. Além disso, para garantir sua participação, é necessário efetuar o pagamento da taxa fixada no valor de R$ 50,00.

Exame CFC 2020.2: Etapas de provas

Prova objetiva

O exame CFC será composto por 50 questões objetivas, valendo um ponto cada. Além disso, as questões são de múltipla escolha, constituídas de quatro opções (A, B, C e D). As questões cobradas dos candidatos ao cargo de Bacharel em Ciências Contábeis abrangem os seguintes assuntos:

  • Contabilidade Geral
  • Contabilidade de Custos
  • Contabilidade Aplicada ao Setor Público
  • Contabilidade Gerencial
  • Controladoria
  • Noções de Direito e Legislação Aplicada
  • Matemática Financeira e Estatística
  • Teoria da Contabilidade
  • Legislação e Ética Profissional
  • Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade
  • Auditória Contábil
  • Perícia Contábil
  • Língua Portuguesa Aplicada

O manual do examinando contendo as orientações acerca do acesso ao ambiente de realização da prova será divulgado a partir das 16h do dia 03 de novembro, nos sites do CFC e da Consulplan.

O examinando terá uma única chance para realização de cada questão. Assim, uma vez que a questão lhe fosse exibida, o examinando não consegue passar à próxima questão antes de respondê-la.

De igual forma, uma vez que a questão for finalizada, não será permitido que o examinando à ela retorne, seja para visualização de sua opção de resposta ou para fins de revisão.

Será considerado aprovado aquele que acertar, no mínimo, 50% do total das questões. Ou seja, 25 pontos. Em hipótese alguma, devido à anulação de qualquer questão, a prova deixará de valer 50 pontos em sua totalidade.

Exame CFC 2020.1

Resultado final

Como foi a aplicação da prova?

Pela segurança de todos os envolvidos, o Exame CFC 2020.1 foi aplicado de forma diferente do habitual: à distância. Confira os detalhes:

Aplicação: A prova foi aplicada na modalidade on-line, mediante acesso a um ambiente virtual específico, no mesmo dia e horário em todo o território nacional.

Horário: A prova foi aplicada no dia 16 de agosto de 2020 (domingo), no turno da manhã, de 9h30 às 14h00, observado o horário de Brasília (DF).

Local eletrônico de prova: Na data da realização das provas, com antecedência de 30 minutos do horário determinado para início da prova, foi disponibilizado ao examinando, no site da Consulplan, um botão para acesso ao ambiente de provas.

Prova objetiva: As questões foram exibidas aos examinandos de forma totalmente aleatória, havendo, inclusive alternância entre disciplinas e temáticas. O examinando teve uma única chance para realização de cada questão. Assim, uma vez que a questão lhe fosse exibida, o examinando não conseguiria passar à próxima questão antes de respondê-la.

O que é o Exame CFC?

O concurso CFC é uma avaliação a que se submetem, por força de lei, os bacharéis e técnicos em Ciências Contábeis no Brasil. Seu objetivo é comprovar que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessárias ao exercício da contabilidade.

O exame foi criado em 2000 e derrubado em 2004 (dez edições) por uma liminar que questionava o fato de a prova não ser uma lei federal e sim uma resolução do CFC. Em 2010, a Lei federal 12.249 instituiu a aprovação no exame como condição para obter o registro no conselho de classe.

A aplicação do concurso CFC ocorre duas vezes por ano, sendo uma vez por semestre. No ano passado, o percentual de aprovação na última edição correspondeu a 33,64% dos inscritos.

7 Dicas Infalíveis para conquistar sua aprovação!


Cursos para o Exame CFC 2020

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova. Confira os cursos:

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2020

mais de 11 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Ficha técnica do exame CFC

Informações sobre o concurso CFC 2020.2

  • Data da prova: 08/11
  • Banca: Consulplan
  • Escolaridade: Bacharel em Ciências Contábeis
  • Edital: Edital CFC – 2020.2

Posts Relacionados

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados