Artigo

EXAME CFC: 7 DICAS INFALÍVEIS para conquistar a sua aprovação. TUDO o que você deve saber sobre o Exame!

Pessoal, Prof. Possati aqui, Professor e Coordenador do Exame CFC aqui no Estratégia Concursos. 

No artigo de hoje vamos abordar 7 dicas infalíveis para conquistar a sua aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (Exame CFC). Trata-se de um artigo essencial para você que se prepara para o Exame CFC. Além disso, será útil de uma maneira geral para todos os concurseiros, pois algumas dicas se aplicam para qualquer prova, portanto, vale a leitura!

Nesse artigo você vai encontrar:

a) Informações gerais sobre o Exame CFC;

b) Dicas infalíveis a serem utilizadas em sua preparação;

DICA 1 – Estude com FOCO e OBJETIVIDADE

Galera, quem já conhece minha metodologia de ensino sabe que todos os nossos cursos disponibilizados aqui no Estratégia Concursos são pautados por essas duas palavrinhas mágicas: FOCO e OBJETIVIDADE. Não podemos gastar nosso tempo estudando algo que é improvável de ser exigido. Para ser aprovado no Exame CFC não precisamos gabaritar a prova. Muito longe disso! Precisamos apenas de 50% dos pontos. Pode parecer pouco, mas a história nos indica um alto índice de reprovação no Exame CFC (em torno de 70%).

Apesar desse número, posso afirmar que a prova apresenta boa quantidade de questões fáceis e médias e, claro, algumas questões difíceis! 

Para exemplificar o que é estudar com FOCO, vamos pegar os dados do Exame CFC ocorrido em julho de 2019. 

Contabilidade Geral/CPCs – 17 questões

Contabilidade de Custos e Gerencial – 7 questões

Contabilidade Pública – 3 questões

Noções de Direito – 3 questões

Matemática/Estatística – 2 questões

Teoria da Contabilidade – 5 questões

Legislação e Ética – 7 questões

Auditoria – 2 questões

Perícia Contábil – 2 questões

Português – 2 questões

Observe que 17 questões de um total de 50 exigiram conhecimentos da disciplina de Contabilidade Geral e Pronunciamentos Contábeis, o que equivale a 34% da prova! Por oportuno, cabe destacar que esse percentual vem se repetindo nos últimos Exames!

A partir desses dados devemos definir a estratégia FOCADA de estudo. Percebam que a grande maioria das questões exigem conhecimentos da disciplina de Contabilidade Geral e CPCs, o que é natural, haja vista ser a principal disciplina que os bacharéis devem dominar em suas atividades profissionais.

Portanto, meus caros, é preciso dominar essa disciplina, pois facilitará a conquista do nosso objetivo, a aprovação no Exame CFC. Logo, o nosso FOCO deve ser o estudo da Contabilidade Geral e CPCs, sem, é claro, deixar de estudar as demais disciplinas, pois são importantes para conquistar os 50% de acertos. Na sequência dou uma dica para o planejamento do que focar no seu estudo.

E a objetividade, professor? Bem… a objetividade está muito atrelada ao amadurecimento do estudo. Com o tempo vamos aprendendo a estudar. De nada adianta ter uma montanha de materiais para estudo se você não tem objetividade para estudar aquilo que realmente importa. Perceba que foco e objetividade devem andar juntos. O simples fato de focar seu estudo já permite um certo grau de objetividade. Porém, ser objetivo é ir direto ao ponto. Quer um exemplo? Vamos pegar o estudo dos Pronunciamentos Contábeis (CPCs).

Se você estudar todos os Pronunciamentos perderá um tempo muito grande em leitura de algo que não vai ser exigido em provas.

Se você estudar os principais CPCs que costumam ser exigidos, você aumenta seu foco, mas ainda peca por objetividade.

Se você estudar os principais pontos dos principais CPCs, aí sim você terá foco e objetividade.

Se você baixar determinado CPC e simplesmente ler e reler a letra seca do Pronunciamento diversas vezes certamente você terá boa probabilidade de acertar uma possível exigência, não é mesmo? Aí eu pergunto… quanto tempo você irá gastar para ler e reler (e tentar entender, é claro) um CPC? Certamente serão algumas horas, não é mesmo? Além disso, você precisará “testar o braço”, ou seja, resolver algumas questões. Veja que você gastará um bom tempo.

Agora se eu te falar que em média com 2 horas de estudo objetivo e focado você tem totais condições de “detonar” um CPC? Ah, professor… isso não é verdade! Se você acha que não, proponho um teste.

1) Baixe o CPC 04 no site do Comitê de Pronunciamentos Contábeis!

2) Marque quanto tempo você vai demorar para ler e multiplique por 2 (tempo de releitura).

3) Baixe a aula GRATUITA elaborada com FOCO E OBJETIVIDADE sobre o CPC 04 no seguinte link:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/cpc-04-ativo-intangivel-esquematizado/

4) Marque quanto tempo você vai demorar para ler a aula que já inclui algumas questões.

5) Compare a diferença de estudar com foco e objetividade naquilo que realmente importa para a prova e tire suas conclusões (deixe seu comentário!).

Pessoal, é claro que saber os principais pontos de todos os Pronunciamentos não é uma tarefa fácil… envolve um tempo gasto com planejamento daquilo que realmente cai. Mas, é justamente por isso que estamos aqui. Nosso trabalho como professor é justamente esse… indicar aquilo que realmente importa na sua aprovação. Por isso que os cursos em pdf são excelentes, pois neles você tem tudo o que precisa para a sua aprovação.

DICA 2 – NÃO SUBESTIME O EXAME CFC

De maneira geral, as questões do Exame CFC não apresentam maiores dificuldades, porém são exigidos alguns detalhes que derrubam os “aventureiros”. Ocorre que muitos profissionais não se preparam para a prova, apostam nos conhecimentos adquiridos durante sua formação e acabam sendo reprovados, é que os números acima expostos indicam, não é mesmo? Sabemos que nem todas as universidades apresentam o mesmo nível de qualidade. Assim, infelizmente existem muitas instituições que apresentam um ensino deveras deficiente, vale dizer, insuficiente para enfrentar o Exame de Suficiência do CFC. Portanto, não subestime o Exame. As estatísticas indicam que o Exame CFC exige uma preparação, sob pena de perder precioso tempo de atividade profissional. O Exame é requisito indispensável ao exercício da atividade profissional contábil. Logo, não caia na armadilha de acreditar que o conhecimento conquistado na sua formação será suficiente para enfrentar o Exame CFC. Prepare-se!

 DICA 3 – ESTUDE (MUITO) CONTABILIDADE GERAL E OS CPCs

Pessoal, o grande foco de exigência do Exame CFC é Contabilidade Geral e Pronunciamentos. Logo, estude muito essas disciplinas. Além disso, estude os CPCs tendo em vista que as grandes mudanças ocorridas na Contabilidade nos últimos anos encontram-se todas previstas nos Pronunciamentos Contábeis (CPCs). Os Pronunciamentos basicamente possuem o mesmo teor das NBC TGs (que aliás é a forma que aparece no Exame, por se tratar da nomenclatura utilizada pelo CFC). É claro que você não vai se “atracar” a estudar todas as NBC TGs/CPCs… já falamos sobre isso na dica 1. Abaixo destacamos os 10 Pronunciamentos mais importantes no estudo para o Exame CFC:

  • CPC 00 – Estrutura Conceitual (o mais importante…)
  • CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos
  • CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa
  • CPC 04 – Ativo Intangível
  • CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado
  • CPC 16 – Estoques (muito exigido no Exame)
  • CPC 18 – Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto
  • CPC 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes
  • CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis
  • CPC 27 – Ativo Imobilizado

Lembrando da dica 1: foco e objetividade. Não é o caso ler e reler todas as Normas. Concentre seu estudo naquilo que realmente importa para a prova. Se quiser ganhar tempo nessa tarefa, estude pelos nossos cursos focados no Exame CFC.

DICA 4 – ESTUDE O CÓDIGO DE ÉTICA!

Pessoal, como padrão são exigidas 3 questões de Ética. É claro que o Código de Ética é a principal fonte de exigência. Trata-se de questão certa na hora da prova! No nosso curso de Legislação e Ética Profissional separamos uma aula inteira para destrinchar o Código. Na oportunidade comentamos todas as  questões exigidas desde 2011.

Vale destacar que a partir da edição 2019.2 começa a ser exigida a NBC PG 01! É o novo Código de Ética do Contador na área!

 DICA 5 – ESTUDE MUITAS QUESTÕES COMENTADAS DAS PROVAS PASSADAS!

Galera, essa é uma dica trivial, mas que não poderia deixar de estar na nossa lista. Não adianta você estudar toda a teoria se não colocar o cérebro para exercitar, praticar como são exigidos os assuntos no Exame CFC.

Estudar por meio de questões comentadas é um método poderoso de estudos. Trata-se de uma das formas mais eficientes para fixar o conhecimento. Você vai ver que em pouco tempo pegará o jeito da banca, a forma que ela exige cada ponto do edital e, claro, que na hora da prova você irá detonar!

Em nossos cursos comentamos praticamente todas as questões exigidas nos Exames passados. Logo, se você se preparar com os cursos do Estratégia não precisará perder tempo pesquisando questões e respostas. Deixe isso para o professor! É para isso que estamos aqui… para auxiliar você em sua preparação! Além disso, você contará com todo o apoio no esclarecimento das suas dúvidas, por meio de um fórum de dúvidas. Ah, sem falar na nossa Mentoria Estratégica, no qual você terá todo o direcionamento necessário, com uma Comunidade Exclusiva no Telegram, em que nossos monitores e professores estarão juntos com você diariamente.

Por falar em Telegram, a partir da preparação para o Exame CFC 2019.2, criamos uma comunidade aberta que é a nossa “Central do Exame CFC”, o local onde concentramos todos os avisos, dicas e orientações sobre o Exame CFC.

COMUNIDADE EXAME CFC: http://bit.ly/EstratégiaCFC

DICA 6 – NÃO ESTUDE TODO O EDITAL

Pessoal, não há necessidade alguma de estudar todo o edital. Isso vale para praticamente qualquer concurso, mas para o Exame CFC é algo que salta aos olhos… possivelmente você chegará a essa conclusão a partir do momento que você aplicar a dica 5. Após o estudo das provas anteriores você identificará claramente aquilo que realmente importa para a prova e aquilo que NUNCA é exigido! Existem pontos do edital que simplesmente nunca foram exigidos desde que o Exame CFC voltou a ser obrigatório em 2011. Quer alguns exemplos? Abaixo temos dois exemplos, não exaustivos, é claro, pois quero que você faça esse levantamento em seu planejamento.

Exemplo 1 – Nem toda a legislação descrita na ementa é exigida. Como exemplo podemos citar o Decreto Lei n.º 1.040/69 que nunca foi exigido.

Exemplo 2 – Dentro da ementa de Ética o tópico “Ética Profissional” é bem interessante, mas nunca foi exigido.

Reitero que esses são apenas dois exemplos, mas existem diversos tópicos que nunca foram exigidos no Exame. Em nossos cursos destacamos esses tópicos.

DICA 7 – ORGANIZE-SE: UM BOM PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL PARA O ÊXITO!

Meus camaradas, praticamente em tudo na vida o planejamento é importante. Em se tratando do Exame CFC não é diferente! Vale muito você separar algumas horas para planejar o seu cronograma de estudos, aquilo que você vai estudar e aquilo que você não vai nem olhar! Algumas dicas acima já indicam alguns pontos que você jamais pode deixar de estudar e exemplifica alguns pontos que não é o caso estudar. Para ajudar você nessa tarefa de planejamento, a seguir destacamos 2 pontos a serem considerados.

Ponto 1 – Autoconhecimento e conhecimento da banca

Pessoal, existe uma frase famosa extraída do livro “A Arte da Guerra” no qual o autor Sun Tzu destaca uma importante fase de qualquer planejamento: o autoconhecimento.

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...”. Sun Tzu

É importante em qualquer planejamento de estudos você saber as suas dificuldades e as suas virtudes. Se, por exemplo, você não manja de Matemática Financeira (dificuldade), mas tem facilidade com a área jurídica (virtude), você pode simplesmente não estudar matemática, desde que detone as questões da área jurídica. Lembre-se: você precisa de apenas 25 pontos. Como o Exame CFC exige de duas a três questões de matemática e três questões da área jurídica, acertando essas três questões, você pode até errar as de matemática, sem problemas. É claro que isso é um “microplanejamento” dentro de um planejamento maior! Usei esse cenário apenas para exemplificar. A partir do seu autoconhecimento você pode elaborar diversos cenários para chegar ao resultado desejado de 50 pontos. No entanto, em todos os cenários siga as dicas que já expomos anteriormente e jamais deixe de estudar Contabilidade Geral e CPCs, haja vista o grande percentual de questões exigidas.

Além disso, a frase inspiradora de Sun Tzu indica que além de autoconhecimento, devemos também conhecer nosso inimigo, ou seja, devemos conhecer bem o Exame CFC, especialmente aquilo que a banca (CONSULPLAN) costuma exigir. Aqui entra o que vimos na dica 1: foco e objetividade.

Uma estatística interessante divulgada pelo CFC é o “percentual de erros e acertos por conteúdo”. A seguir descrevemos o percentual do 2º Exame CFC de 2018:

Veja que a disciplina de Contabilidade Geral no 2º Exame CFC 2018 teve apenas 56,99% de acertos, fato que denota uma realidade preocupante, se considerarmos que essa é a principal disciplina que os profissionais devem ter conhecimento. No entanto, não vamos entrar nesse mérito, pois o que importa é tecermos algumas considerações para que você não faça parte dessa estatística desastrosa, não é mesmo?

Esses números nos ajudam a entender as disciplinas que foram mais tranquilas no Segundo Exame CFC 2018 como, por exemplo, Legislação e Ética e Noções de Direito e as disciplinas com maior dificuldade como, por exemplo, Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Matemática Financeira/Estatística. Trata-se apenas de um exemplo de informação que você deve considerar em seu planejamento.

Ponto 2 – Cronograma e ciclo de estudos

Ciente das disciplinas que são mais exigidas em prova e do mapeamento das suas dificuldades e virtudes você deve montar um cronograma de estudo utilizando-se de um ciclo de estudos. Basicamente seria o seguinte: como sabemos, Contabilidade Geral e CPCs são as disciplinas com maior peso, logo certamente devem ser priorizadas. Essas disciplinas, conforme já comentado, correspondem a praticamente metade dos pontos que você precisa. As demais disciplinas possuem peso bem semelhante (variam entre 3 e 2 questões). Logo, vai depender muito das suas deficiências e virtudes mapeadas. A seguir vamos dar um exemplo de ciclo de estudos, considerando que a prioridade do ciclo se concentrará nas disciplinas “contábeis” em detrimento das demais disciplinas. Minha sugestão é que você intercale as disciplinas com Contabilidade Geral/CPCs, pois o peso dessas disciplinas é muito significativo. O ciclo de estudos ficaria:

CGE – 2h >> CASP – 2h >> CPCs – 2h >> TEO – 2h >> CGE – 2h >> LEGIS – 2h >> CPCs – 2h >> PER – 2h >> CGE – 2h >> CUS – 2h >> CPCs – 2h >> DIR – 1h >> CGE – 2h >> AUD – 1h >> CPCs – 2h >> PER – 1h >> CGE – 2h >> MAT – 1h >> POR 1H

Total do ciclo = 33h

Veja que nesse ciclo de estudos, aproximadamente 55% do tempo de estudo será disponibilizado para Contabilidade Geral e CPCs. As disciplinas de segunda prioridade ficarão com 6% e as demais com 3%.

Digamos que você comece estudar em uma segunda-feira e que tem 3 horas diárias para estudar. Assim, o cronograma ficaria:

Veja que o ciclo de estudo será de aproximadamente 1 semana e meia.

Pessoal, o ciclo acima é apenas um exemplo para você entender a sistemática, ok? Você deve realizar o seu ciclo de acordo com o seu tempo disponível, rotina diária e dificuldades e virtudes mapeadas, além de outras variáveis que você entender cabíveis.

Na nossa mentoria estratégica direcionaremos o seu estudo por meio de metas, as quais seguidas à risca certamente te conduzirão ao sucesso!

Galera, espero que esse artigo focado no Exame CFC seja útil na sua jornada rumo à aprovação!

Participe do nosso aulão “Como se Preparar para o Exame CFC 2019.2“, o primeiro evento focado na segunda edição do Exame CFC 2019.

Esse aulão ocorrerá no próximo dia 15/07/2019 e nele vamos apresentar diversas dicas de preparação para o Exame CFC. Entre essas dicas vamos realizar um RAIO X, uma análise estatística de TODAS AS QUESTÕES JÁ EXIGIDAS NO EXAME CFC!

Na oportunidade, vamos destacar os principais assuntos explorados no Exame CFC e, claro, futuras perspectivas considerando o padrão recente adotado pela CONSULPLAN nos últimos Exames.

Dentro de cada disciplina vamos destacar os assuntos mais explorados e como você pode se valer dessa análise para conquistar a sua sonhada aprovação!

Siga o nosso perfil oficial no Instagram @estrategiacfc (em breve a todo o vapor!).

Bons estudos!

Gilmar Possati

[email protected]

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: Contabilizando e fique antenado(a) com muitas dicas, análises, questões comentadas e muito mais.

 Siga-me no Instagram: @profgilmarpossati

Acesse os nossos cursos de Contabilidade Geral e Pública aqui: Cursos de Contabilidade Geral e Pública – Prof. Gilmar Possati

P.S. Se você curtiu o artigo deixe seu comentário e compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Vamos com tudoooooooo!
    JACQUELINE BARBOZA DE CARVALHO em 07/11/20 às 18:00
  • Vou pro terceiro exame, espero muito ser aprovado, por isso gostaria das dicas que são boas.
    Luciano Gama em 15/01/20 às 14:06
  • Obrigada pelas dicas Professor, excelente material!
    Aubalucia Medeiros em 23/10/19 às 10:06
  • Muito obrigado pelas dicas, espero ser aprovado, estou seguindo suas recomendações, um grande abraço
    Alvaro Lima em 21/10/19 às 13:14
  • Muito interessante,obrigada pelas dicas!
    Suely silva da Silveira em 18/09/18 às 08:42
  • ADOREI SUAS DICAS ..... MUITO OBRIGADO
    LEILA DE OLIVEIRA BEITUM em 17/01/18 às 15:23
  • Vocês são 10 !!! Estão me ajudando na preparação de três concursos CRC e TRE/SP e PE. Material decente e muito bem preparado. Vídeos que não dão sono (que é raro). Serão super recomendados. Parabéns !!!!
    Ana Paula Ramos Mourad em 15/09/16 às 13:25
  • Muito obrigado pelo feedback, Leandro! Estamos sempre trabalhando para entregar aos alunos materiais que realmente façam a diferença. Bons estudos! Possati
    Possati em 06/09/16 às 13:30
  • Parabéns pelo trabalho, Possati. Os CPC´s esquematizados são uma grande iniciativa. Dá pra fazer uma boa revisão com muita eficiência. O cenário da Contabilidade no nosso País precisa de mais mestres como você. Continue desmistificando a Contabilidade. Obrigado.
    Leandro em 06/09/16 às 07:15