Artigo

A Evolução diante dos nossos olhos

Com certeza muitos de vocês já devem ter ouvido por aí que não se deve tomar antibióticos sem que um médico tenha receitado. Mas o que muitos não devem saber é o motivo disso.

Pois bem. Nessa sexta dia 07 de julho saiu uma reportagem no jornal O Globo cujo título é: “Sexo oral sem camisinha está espalhando supergonorreia, diz OMS.” O que ocorre é que os antibióticos que antes faziam efeito sobre a bactéria causadora da gonorreia, não fazem mais. A reportagem relata inclusive pessoas com gonorreia impossível de ser tratada com os antibióticos conhecidos. Mas como isso acontece?

Lendo a reportagem, dá impressão que a bactéria desenvolve resistência propositalmente para sobreviver aos antibióticos. Isso é inclusive o que a médica entrevistada deixa transparecer, conforme trecho que segue: “— A bactéria que causa a gonorreia é particularmente esperta. Toda vez que tentamos uma nova classe de antibióticos para tratar a infecção, a bactéria evolui para resistir ao medicamento — explicou a médica Teodora Wi, especialista da OMS.

Meus amigos… A bactéria não tem nada de esperta! O que acontece é que em uma população de bactérias, é normal que já existam alguns indivíduos que sofreram mutações e possuem resistência a certos antibióticos. Assim, quando a população é exposta ao remédio, só sobrevivem aqueles indivíduos que são resistentes. É a seleção natural acontecendo. Esses indivíduos resistentes vão então se reproduzir e aí a geração seguinte vai ser toda formada por indivíduos imunes ao antibiótico. Isso sim é a evolução do jeito que Darwin explicou há mais de 150 anos. E é por isso que não se deve usar antibióticos por conta própria!

Além disso, nunca é demais dizer que essa situação só está ocorrendo pelo não uso de preservativos durante as relações sexuais.

Segue o link para a matéria completa no site do jornal O Globo: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/sexo-oral-sem-camisinha-esta-espalhando-supergonorreia-diz-oms-1-21563661?

Evolução, seleção natural e outros assuntos da Biologia você aprende com o Estratégia ENEM! Venha garantir sua aprovação!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.