Artigo

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

Estudar ética deve ser encarado como algo bom, afinal essa matéria nós aprendemos desde criança, como a mãe e o pai em nossas casas, por isso agora eu te convido a relembrar os conceitos aprendidos desde a infância, sobre o que é certo e errado, sobre como julgamos as atitudes das pessoas e como isso acaba se refletindo em nossas vidas.

Ética no serviço público, nada mais é do que a junção do que aprendemos em casa com o que a sociedade espera de um servidor/cidadão, isto é, podemos dizer que é a prática da cidadania correta, sem vício, voltada para o interesse público, destinada a atender os anseios da sociedade.

Vejamos um exemplo:

Eu afirmei anteriormente que Ética nos aprendemos desde criança, como a mãe e o pai em nossas casas, observem a definição:

“ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”.

Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

É o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade  

Esse mostro significa aquilo que você já sabe desde criancinha. Conjunto de regras. Quem nunca ouviu a mãe falar “menino faça isso, menina, não faça aquilo” (não necessariamente nesta mesma ordem), quem tem irmão sabe do que eu estou falando. Ética tem a ver com caráter, com aquilo que você é, com seus valores. Ética tem a ver com razão e ação, isto é, a lógica, o raciocínio, o julgamento de uma ação concreta com base em princípios morais.

Vejamos:

Mentir:

É errado mentir, conceito moral de mentir. Ser eu, sabendo disso, mentir, ESTAREI TENDO UMA ATITUDE ANTIÉTICA.

Bem pessoal é assim que vamos aprendendo como funciona estes conceitos e por isso eu te convido a viajar neste mundo onde devemos fazer o certo, simplesmente, porque é o correto a ser feito.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito simples e fácil de se entender
    Ana claudia em 12/03/20 às 17:13
  • Muito bom. Esclarecedor e simples de entender!!
    Ilmo Fernando Krummenauer em 28/10/19 às 19:57
  • esclarecedor !
    PA em 04/10/19 às 11:46
  • Poderia comentar sobre a diferença entre ética e moral?
    DH em 30/01/19 às 13:56