Artigo

Estudo de Caso – Enfermagem

Olá!

Aqui trago uma sugestão de Tema para o Treino de Estudo de Caso para Provas Dissertativas em Concursos de Enfermagem.

Funciona assim: Enunciado + perguntas e depois uma sugestão de texto explicativo.

Esclareço que, muito provavelmente, a prova conterá menos itens por Estudo de Caso, visando caber nas tais 20 ou 30 linhas, no entanto, estiquei mais a cobrança aqui para treinarmos.

3… 2… 1…. Já!

Tema: Saúde Mental

Pessoas com esquizofrenia passaram por diferentes condutas terapêuticas, de acordo com a Política de Saúde Mental Vigente. Delírios e Alucinações são presentes na maioria da rotina destas pessoas e as causam grande angústia. Atualmente, temos os Centros de Atenção Psicossociais que propõe um novo olhar sobre pessoas com esquizofrenia, integrando o indivíduo ao máximo com os vínculos familiares, afetivos e sociedade. Frente a isso, aborde na sua resposta:

a) Cite 3 melhorias trazidas pela Reforma Psiquiátrica

b) Descreva, brevemente, os sinais e sintomas da esquizofrenia.

c) Diferencie delírio e alucinação

d) Qual a proposta dos CAPS.

e) Descreva as características de um dos CAPS existentes quanto aos dias e horários de funcionamento e equipe.

Referencial Teórico – Sugestão de Resposta

A Reforma Psiquiátrica trouxe ao paciente, o direito à individualidade, a reinserção social, a benefícios tais como aposentadoria, auxílio doença, dentre outros. Dentre os transtornos mentais, tem-se os transtornos esquizofrênicos que se caracterizam em geral por distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção. Os sintomas incluem delírios, alucinações, comportamento desorganizado, sintomas negativos tais como embotamento afetivo, alogia ou avolição.

Para esclarecer melhor, as ALUCINAÇÕES são experiências sensoriais reais (geralmente auditivas,) baseadas em coisas irreais. Já os DELÍRIOS não dependem dos sentidos para ocorrerem, mas de algum estímulo externo real, sendo este uma interpretação distorcida da realidade.

Como proposta de abordagem desta e de outras afecções mentais, estão os Centros de Atenção Psicossociais. Trata-se de abordagem multiprofissional, sobre a ótica interdisciplinar, que realiza atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

Uma das modalidades é o CAPS III, localizada em municípios com população acima de 200 mil habitantes, funciona 24 horas, diariamente, inclusive nos feriados e nos fins de semana, podendo oferecer cuidado noturno. Devido a esta estrutura, os profissionais são, minimamente, 2 médicos psiquiatras, 1 enfermeiro com formação em saúde mental, 5 profissionais de nível superior de outras categorias profissionais: psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessário de nível superior, 8 profissionais de nível médio, tais como: técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico educacional e artesão.

Eu sei bem que dá pra enxugar essa resposta, mas importa você ter habilidade de responder todos os itens em forma de texto coerente e com certa objetividade.

Estude comigo para qualquer prova de Concurso de Enfermagem no BRASIL!

Abraço!

Ligia Carvalheiro

Professora de Enfermagem do Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.