Artigo

Vale a pena estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo?

Se você está em um ritmo de estudo frenético, com vários editais em aberto, provavelmente deve estar exausto. Por isso, optamos por trazer um tema para você fugir um pouco da rotina intensa e refletir sobre a jornada. Afinal, será que vale a pena estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo?

Talvez essa não seja a sua situação, mas acredite que é a de muitos concurseiros. A inspiração para este artigo surgiu após conversas com um colega que continua estudando para diversos concursos concomitantes, mesmo após já ter conseguido aprovação. Segue o nosso roteiro:

  • Urgência na Aprovação
  • Concursos X Área
  • Concursos X Banca
  • Limite de Provas
  • Melhor Cenário

Antes de mais nada, ressaltamos que não há certo nem errado. Não vamos “bater o martelo” sobre o que você deve ou não fazer, tenha certeza disso. As pessoas fazem escolhas de acordo com o que é mais conveniente para elas.

Este artigo é recomendado a todos os concurseiros, sem exceção, independentemente da área relacionada. Fique conosco, pois prometemos que a leitura será bem rápida e não vai atrapalhar seus estudos.   

Urgência na Aprovação

Como tudo na vida, o estudo para concursos também vem acompanhado de uma motivação. Pessoas decidem entrar na jornada em busca de boa remuneração, estabilidade contra desligamentos, melhor ambiente de trabalho, mudança de cidade, incentivo de parentes etc.

Se você estuda sem pressão para passar, isso é ótimo. No entanto, essa não é a realidade da maioria dos concurseiros. O mundo imediatista dos dias atuais, em que as pessoas querem tudo para “ontem” por razões variadas, traz à tona uma cobrança para que a aprovação venha o mais rápido possível.

Motivados por diversos fatores e pela pressão da jornada, concurseiros decidem estudar para vários certames ao mesmo tempo, com a esperança de conseguir sucesso em alguma prova.  

Concursos X Área

Na era da Internet, a informação chega cada vez mais rápido ao alcance das pessoas. As notícias sobre concursos acompanham essa tendência. A todo momento, você saberá de um concurso interessante que foi autorizado, um edital publicado etc., e terá a tentação de se inscrever para a prova. 

O problema começa se você manifesta interesse em um concurso e já está inscrito em outro. Caso os certames sejam da mesma área, a tendência é que você tenha uma sinergia das disciplinas em comum e consiga aproveitar os estudos de uma prova para outra.

Só para ilustrar, veja a similaridade das disciplinas para os cargos de Tecnologia da Informação dos editais do TCM-SP e TCE-ES. Ainda que haja divergências no conteúdo programático de algumas delas (por exemplo, Administração é diferente de Administração Pública), é possível aproveitar bastante coisa:

Figura 1 - Comparação de disciplinas em editais para cargos de Tecnologia da Informação da área de Controle.
Figura 1 – Comparação de disciplinas em editais para cargos de Tecnologia da Informação da área de Controle.

Por outro lado, caso os concursos sejam de áreas distintas, o aproveitamento das matérias será bem menor ou praticamente zerado (dependendo da escolha). Nesse caso, você precisará de muito esforço para estudar disciplinas totalmente diferentes.

Em uma analogia simples, seria como se você estivesse cursando as faculdades de Engenharia e Direito simultaneamente. Não seria algo impossível, mas tomaria o dobro do seu tempo e causaria muito estresse.

Concursos X Banca

E quanto aos concursos que sejam de áreas distintas, mas tenham bancas em comum? Por exemplo, seria viável estudar para um concurso da área de Controle em paralelo com um concurso da área Fiscal, dado que a banca organizadora de ambos será a FGV?

Sem dúvida, manter a banca é melhor do que estudar para bancas distintas. Considerando que a maior parte dos concursos exige Língua Portuguesa, por exemplo, você conseguiria aproveitar o conteúdo da disciplina (ainda mais que usamos a FGV no nosso exemplo).

No entanto, isso não é uma regra para as demais matérias. Em outras palavras, o fato de a banca ser mantida não trará grandes ganhos assim. Você terá disciplinas diferentes para estudar, do mesmo jeito, e vai precisar de muito esforço e foco para manter a dedicação.

Limite de Provas

Oficialmente, não existe um limite de provas para estudar ao mesmo tempo. Você pode se inscrever em 2, 3 ou até 10 concursos, se desejar (obviamente desde que as provas não venham a ser realizadas no mesmo dia e horário, para você não perder dinheiro à toa).

No entanto, tenha em mente que você terá que estudar para todas elas. Ainda que sejam provas da mesma área e da mesma banca, não há editais completamente iguais em relação ao conteúdo de todas as disciplinas. As diferenças terão que ser administradas no seu ciclo de estudos.

Assim, reflita um pouco sobre a estratégia, caso você tenha interesse em realizar mais do que 3 provas de uma só vez. Não estamos dizendo que é impossível, mas certamente você ficará sobrecarregado e com tempo mais escasso ainda.

Melhor Cenário

Conforme explicamos, o seu caminho será mais “leve” se você optar por concursos afins da mesma área. Veja qual delas você mais se identifica e programe-se para estar focado nas suas disciplinas.

Mesmo que os concursos da área escolhida sejam concomitantes, você perceberá que o conteúdo é praticamente o mesmo, com poucas diferenças. Estas distinções podem ser resolvidas no pós-edital de cada um dos concursos, com muito mais tranquilidade. 

Se for possível, tente realizar as provas da mesma banca. Analise o seu percentual de acertos nas questões e fique atento às oportunidades dos concursos gerenciados pela banca escolhida.

O fato de você ficar especialista no Cespe/Cebraspe para a área de Controle, por exemplo, fará você passar mais rápido do que realizar provas da mesma área da FGV e da FCC, de maneira concomitante. O treino será determinante, independentemente de qual banca escolher.

No entanto, sabemos que essa tarefa é árdua. Provavelmente você terá que realizar provas de bancas diferentes. Caso isso ocorra, tente estudar pela banca que você considera mais “puxada”.

A dificuldade enfrentada será uma motivação a mais para intensificar seus estudos, em busca de um desempenho mais alto. Além disso, se você se sair bem na banca que considera a mais difícil, possivelmente terá um resultado favorável nas mais fáceis.

Em relação ao limite de provas, acreditamos que 2 é um número razoável para conciliar. Arrisque 3 provas apenas se já tiver algum tempo de jornada e carga horária disponível. Números superiores a esses podem prejudicar o seu foco.

Em suma, é possível estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo. Entretanto, conforme explicamos neste artigo, o perfil de escolha dos concursos será decisivo para o sucesso da jornada. 

Antes de concluirmos, tenha em mente que o mais importante é a sua decisão. Você vai ouvir muitos conselhos e opiniões ao longo da jornada, nossas e de outros colegas do ramo. Veja sempre o que é melhor para você. Nós estaremos sempre aqui para apoiá-lo no que for necessário. 

Lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais sobre todos os nossos cursos disponíveis na plataforma por meio do link https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, não deixe de treinar seu aprendizado. Alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de questões para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Profissional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2022

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.