Artigo

Estatuto do Desarmamento! Controvérsia a ser julgada pelo STF!

Oi pessoal!

Para aqueles que estão estudando o Estatuto do Desarmamento, principalmente para os concursos policiais, pode ser interessante ficarem ligados na controvérsia a respeito do porte de arma para a Polícia Legislativa do Distrito Federal, que será julgada pelo STF em breve. Trata-se de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo Procurador-Geral da República questionando normas da Câmara Legislativa que autorizam o porte de arma de uso permitido aos agentes de polícia legislativa do DF.

A seguir compartilho notícia publicada no veículo de comunicação oficial do STF.

Segunda-feira, 04 de maio de 2015

Porte de arma de fogo pela polícia legislativa do DF é questionado no STF

As normas internas da Câmara Legislativa do Distrito Federal que autorizaram seus inspetores e agentes de polícia legislativa a portarem arma de fogo de uso permitido nas respectivas dependências e também no território do Distrito Federal estão sendo questionadas em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5284), no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
A ação argumenta que a competência da Câmara Distrital para organizar sua polícia (nos termos do artigo 27, parágrafo 3º, combinado com o artigo 32, parágrafo 3º da Constituição Federal) não autoriza o órgão a tratar de matéria de interesse nacional cuja competência para legislar é privativa da União.
“A Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), de caráter nacional, concedeu porte de arma de fogo a integrantes da Polícia Legislativa federal (artigo 6º, VI) e não incluiu no rol exaustivo de seu artigo 6º os integrantes da polícia legislativa dos Estados e do Distrito Federal”, afirma.
O procurador-geral pede liminar para suspender os efeitos dos artigos 3º, inciso VI, 8º e 9º da Resolução 223, de 16 de agosto de 2006, da Câmara Legislativa do DF, bem como o Ato 588, de 16 de dezembro de 2010, do presidente do Poder Legislativo Distrital. No julgamento de mérito, a ADI pede que os dispositivos sejam declarados inconstitucionais.
O relator da ação é o ministro Gilmar Mendes.
VP/CR

Grande abraço a todos e bons estudos!

Paulo Guimarães
[email protected]
www.facebook.com/pauloguimaraesfilho

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.