Notícia

Estatísticas para Guarda Municipal de São Gonçalo: Estude com estratégia!

Olá, queridas e queridos! Tudo bem? O artigo de hoje trará estatísticas para Guarda Municipal de São Gonçalo. Analisaremos o percentual de cobrança dos assuntos do edital para o cargo de Guarda Municipal. Quer aumentar suas chances de conquistar sua vaga nesse certame? Confira nosso artigo para utilizar as estatísticas ao seu favor.

Guarda Municipal de São Gonçalo: quantidade de vagas, remuneração inicial, datas e composição de provas

Vamos evidenciar, sumariamente e objetivamente, as informações gerais sobre as provas de Guarda Municipal de São Gonçalo.

Edital da GM São Gonçalo (RJ)

Quantidade de vagas

Para esse certame, estão sendo ofertadas 40 vagas imediatas e 120 vagas para formação de cadastro de reserva, totalizando 160 vagas.  

vagas
Quantidade de vagas

Remuneração inicial

A remuneração inicial conta com duas parcelas: vencimento básico de R$ 974,00 e uma gratificação. O somatório máximo dessas duas parcelas atinge o valor de R$ 3.506,47.

Datas

Segundo o edital, a data provável de realização de provas é 16 de agosto de 2020.

Composição das provas da Primeira Etapa

A avaliação objetiva para o cargo de Guarda Municipal contará com 80 questões, cada uma possuindo 4 alternativas. Vale notar que as 20 questões referentes ao tópico “4. Conhecimentos Específicos: Legislação da GM/SG” possuem o dobro do peso das demais. Totalizam-se 100 pontos totais na prova e os candidatos terão 3h30 para a resolução.

prova objetiva
Composição da Prova Objetiva

Estatísticas para Guarda Municipal de São Gonçalo

Feitas as considerações gerais sobre o certame em questão, podemos ir para o nosso foco: estatísticas para Guarda Municipal de São Gonçalo. Nossa ideia é demonstrar, por meio de tabelas, quais foram os percentuais de cobranças dos temas dispostos no edital.

A banca organizadora desse certame é o Instituto Selecon. Tendo em vista que não há um histórico razoável de provas antigas dessa banca, não foi possível que os dados estatísticos fossem baseados especificamente no Instituto Selecon.

Optamos por utilizar os seguintes filtros:

  • Nível médio
  • Anos de 2020 a 2016
  • Todas as bancas

A única disciplina que possuía uma quantidade razoável de questões do próprio Instituto Selecon, possibilitando uma análise específica, foi Português. Nesse caso, haverá duas tabelas: a primeira referente ao Instituto Selecon e a segunda que utiliza os filtros apresentados acima.

Acreditamos que, ao utilizar os filtros escolhidos, os candidatos terão um direcionamento de qualidade para nortear suas decisões de foco em temas específicos, principalmente em casos nos quais não for possível estudar todo o edital.

Português

Português
Estatísticas Português – Instituto Selecon
Português
Estatísticas Português

Direito Constitucional

 Direito Constitucional
Estatísticas Direito Constitucional

Direito Administrativo

Direito Administrativo
Estatísticas Direito Administrativo

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Específicos
Estatísticas Conhecimentos Específicos

Essa é a disciplina que possuirá 20 questões e cada uma delas valerá 2 pontos, totalizando 40 pontos dos 100 totais da prova. Dessa forma, é importantíssimo que os candidatos possuam o domínio dos tópicos cobrados nessa disciplina, pelo fato de totalizarem 40% do total de pontos da prova.

Essa é a estatística que deve ser analisada com maior cuidado. Apesar de os dados demonstrarem que o Estatuto Geral das Guardas Municipais possui um percentual de cobrança muito inferior aos outros assuntos, é necessário que ele seja estudado com a mesma atenção que os demais.

Conforme comentamos: essa disciplina totaliza quase metade dos pontos da prova e possui somente três leis em seu conteúdo. Trata-se de um custo benefício excelente que deve ser utilizado estrategicamente. Mesmo que não exista um número elevado de questões anteriores, é necessário que o aluno trabalhe bastante por meio de um material de qualidade e, também, com o contato da literalidade dessas leis.

A cobrança de conhecimentos como esses é bastante pautada da letra seca da lei. Por isso, é necessário que haja um contato constante com as leis que possibilite a memorização da maior parcela possível de dispositivos nelas evidenciados.

Direito Penal

Direito Penal
Estatísticas Direito Penal

Direito Processual Penal    

Direito Processual Penal
Estatísticas Direito Processual Penal

Legislação Extravagante

Legislação Extravagante
Estatísticas Legislação Extravagante

Informática

Informática
Estatísticas Informática

Comentários gerais

É necessário lembrar que as estatísticas para Guarda Municipal de São Gonçalo, evidenciadas acima, devem ser utilizadas como um direcionador dos estudos. É interessante que o aluno se esforce ao máximo para estudar todos os assuntos do edital. Caso isso não seja possível, utilize as estatísticas para Guarda Municipal de São Gonçalo com intuito de, estrategicamente, direcionar seus esforços aos assuntos que possuem maior probabilidade de serem cobrados.

Tratando especificamente da disciplina “Conhecimentos Específicos”: sabemos que a falta de questões traz dificuldades aos estudos do aluno. Como o conteúdo está todo presente em 3 leis, o aluno deve focar nos pontos evidenciados pelos professores no decorrer nas aulas também haverá a necessidade da leitura da legislação seca.

Esperamos que as estatísticas para Guarda Municipal de São Gonçalo e nossas análises ajudem você a alcançar a aprovação.

Desejo ótimos estudos a todos e um grande abraço!

CURSOS GM São Gonçalo 2020

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.