Artigo

ESPANHOL – Saída de cena da ESAF

O Espanhol e a saída de cena da ESAF

Como é de conhecimento de todos, a Escola de Administração Fazendária do Ministério do Fazenda (ESAF) não realizará mais concursos. O que isso muda em relação à língua espanhola nos concursos da Receita Federal e em outros concursos?

Não muda praticamente nada.

Em minha opinião, não muda praticamente nada porque a língua espanhola não mudou. Ela continua sendo a mesma. Além disso, o que as bancas têm cobrado nas provas de espanhol é interpretação de textos e a ESAF é (na minha visão) a banca que mais puxava nesse ponto. Sendo assim, quem estudou pelo meu material para as provas da ESAF está preparado qualquer outra banca do Brasil.

Muitos podem pensar: “As outras bancas podem começar a pegar pesado em gramática“.

Sim, as outras bancas podem começar pegar pesado em gramática. Mas aí, o cuidado delas têm que ser redobrado, pois quanto mais cobrar, mais erros podem cometer e mais questões podem ser anuladas.

O que acontece hoje em dia é que as bancas não querem ter suas questões anuladas, pois isso conta ponto para elas em questão de status. Então, elas trabalham tentando manter o máximo de segurança na criação de questões. Nesse sentido, as questões são direcionadas para interpretação de textos e alguns conhecimentos básicos de gramática da língua espanhola. Esses pontos da disciplina são difíceis de serem anulados nas provas.

Dessa forma, para não correr riscos de anulações, acredito que as bancas se manterão dentro da margem de segurança e continuarão cobrando interpretação de textos e o básico da gramática na maioria das questões.

Então, continuem estudando como vinham fazendo: básico da gramática do espanhol e muita leitura e tradução.

Bons estudos.

Prof. Adinoél

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Fernanda, Tudo é possível, mas aposto em CESPE nos próximos concursos fiscais. Grande abraço. Prof. Adinoél
    Adinoél Sebastião em 07/11/18 às 14:44
  • Professor, o senhor acha que se for FCC pode vir só a opção de inglês? Sem nos dar a opção de escolher pelo espanhol? Obrigada
    Fernanda em 05/10/18 às 18:13