Artigo

Espanhol Receita Federal: Por qual língua optar no concurso da RFB?

Espanhol Receita Federal: Por qual língua optar no concurso da RFB?

espanhol receita federalOlá a todos!

Vocês estão na dúvida sobre qual língua estrangeira optar para o concurso da Receita Federal?

Então, as dúvidas acabaram. Escolham ESPANHOL.

Explicamos o porquê da afirmação acima.

A nossa explicação começa com uma pergunta: vocês acreditam que para fazer a prova da Receita Federal (ou de outro concurso) é preciso saber ouvir em Espanhol, falar em Espanhol, escrever em Espanhol, pensar em Espanhol, conversar em Espanhol?

Se vocês pensam que precisam ouvir, falar, escrever, pensar em Espanhol para fazer a prova da Receita Federal, estão redondamente enganados.

Parece chover no molhado, mas no momento da prova, vocês apenas terão que ler os textos e as questões e marcar um “X” no local correto.

Sim, é só isso mesmo. Não haverá ninguém fazendo perguntas em Espanhol ou querendo conversar com vocês durante a prova para verificar se vocês têm o domínio dessa língua.

Ah! Vocês ainda não estão acreditando que o Espanhol é a melhor opção de língua estrangeira para a Receita Federal. Então, olhem para os textos abaixo:

Texto 1 (em Espanhol)
Rock in Rio presenta artistas repetidos y decepciona por su poca osadía
La sexta edición del Rock in Rio, que comienza este viernes (18), celebra 30 años del festival de música con el line-up menos interesante de su historia.
Las entradas están agotadas para los siete días de shows y se vendieron 595.000 ingresos -o también fueron utilizados en promociones-, algo que queda explicado por la característica del evento, que es una atracción en sí mismo: el público quiere ir a la Ciudad del Rock y comprar una camiseta "Rock in Rio: Yo Fui".

Texto 2 (em Inglês)
Rock in Rio Disappoints with a Recurrent, Little Daring Line-up
Starting this Friday (18), Rock in Rio's sixth edition celebrates 30 years of the festival with the most uninteresting line-up of its history.
The seven-day show sold out. The huge amount of 595,000 tickets sold or used in promotions is explained by the feature of the event, which is an attraction in itself: the audience wants to go to the 'City of Rock' and buy a t-shirt "Rock in Rio: I went".

Os textos acima falam praticamente a mesma coisa. Falam sobre o mesmo assunto. Mas qual dos dois textos é mais confortável para os seus olhos? O de Espanhol? O de Inglês?

Acreditamos que vocês responderam: “o texto de Espanhol”.

Por que vocês deram essa resposta?

espanhol receitaPorque as línguas portuguesa e espanhola são muito parecidas. Para se ter uma ideia quase 85% das palavras são parecidas (ou exatamente iguais) e possuem o mesmo significado no Espanhol e no Português. Somente esse fato já os deixa muito próximos de entenderem os textos da prova da Receita Federal.

Então, se não souberem o que escolher ou estiverem na dúvida sobre qual língua estrangeira optar para a prova da Receita Federal, optem pelo Espanhol.

Aproveitamos a oportunidade para informá-los que o nosso curso de Espanhol para a Receita Federal é elaborado de maneira que vocês tenham o conteúdo necessário para acertar todas as questões da prova. Abaixo segue link da aula demonstrativa gratuita do nosso curso: Aula demostrativa gratuita de Espanhol

Abraços.
Prof. Adinoél Sebastião

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada!!! Vc foi uma luz no meu caminho. Estava com muita dificuldade no inglês segui o seu concelho e estou caminhando bem. MUITO OBRIGADA!
    Titaconcurso em 17/05/18 às 15:30
  • Valeu Adinoél Sebastião acredito que você seja a inspiração de muitos alunos na busca eminente de uma boa colocação em um certame dessa magnitude.Forte abraço.
    José Messias de Carvalho em 16/02/18 às 11:44
  • Daniel, Os dois cargos são bons e os dois são muito concorridos. É difícil opinar. Abraços. Prof. Adinoél Sebastião
    Adinoél Sebastião em 26/03/17 às 09:10
  • Professor, estou começando agora os estudos para o concurso da receita. Estou na dúvida se opto por AT ou AF, tenho receio em relação a concorrência, pois sei que tem muita gente estudando há muito tempo para esse concurso. Alguma dica? Abraço!
    Dan em 20/03/17 às 11:04
  • Misleine, É isso aí. Fico no aguardo do email. Bons estudos. Prof. Adinoél Sebastião
    Adinoél Sebastião em 06/03/17 às 21:25
  • Olá Amanda, O edital dizia o seguinte quanto à graduação: "Possuir diploma em qualquer área em nível de graduação, devidamente registrado no MEC." Portanto, você tem que verificar se o seu curso possui nível de gradução (3o. grau) reconhecido pelo MEC.  Bons estudos. Prof. Adinoél Sebastião
    Adinoél Sebastião em 06/03/17 às 21:21
  • Professor em relação ao Concurso de AFT, tem a opção de Espanhol e Inglês? Sou formada em Gestão de RH, tecnólogo vale para o edital de AFT? Abraços
    Amanda em 06/03/17 às 08:20
  • Professor Adinoel, boa tarde. Acaba de ganhar mais uma aluna! Sempre quis optar pelo espanhol, mas ficava insegura. Seu texto me passou confiança nesta opção, Muito obrigada, viu! Espero gabaritar para poder vir te contar! Sucesso, fique com Deus.
    Misleine em 05/03/17 às 21:15
  • Maria, obrigado pelos comentários. Abraços. Prof. Adinoél Sebastião
    Adinoél Sebastião em 25/06/16 às 20:47
  • Que maravilha professor. tava prestes a comprar 11 cursos do pacote e inglês estava incluso, embora tenho dificuldades e ainda mais são tantas matérias para estudar para auditor. Vc me iluminou bem. Vou optar por espanhol, mesmo que ainda não estudei esta língua. Muito obrigada pela clareza.
    MARIA RITA CAETANO DE ALMEIDA em 25/06/16 às 18:48
  • Alysson, Depois que você começa a ler, não para mais. É bem simples. Bons estudos. Obrigado pelo comentário. Prof. Adinoél Sebastião
    Adinoél Sebastião em 22/06/16 às 15:36
  • Noooosa. Fiquei pasmo agora. Se soubesse que espanhol não seria tão complicado já estaria estudando rsrs. Vou começar a estudar espanhol para a receita o mais rápido. Adinoel é o cara!
    Alysson em 22/06/16 às 14:39
  • Dario, Aí depende do perfil da pessoa. O AFRFB trabalha mais com papéis e com trabalho interno. O AFT trabalha mais com pessoas e com trabalho externo. Eu, pessoalmente, prefiro o AFT. Abraços. Prof. Adinoél Sebastião
    Adinoél Sebastião em 12/06/16 às 08:54
  • Muito boa a dica Prof. Adinoél Sebastião! Agora a título de curiosidade, se o Sr. fosse iniciar os estudos a partir de agora com a experiência que já tem, pra qual cargo teria preferência: AFRFB ou AFT? Bom trabalho, abraços.
    Dario em 11/06/16 às 22:01
  • Marília, Não era a minha intenção, mas Espanhol é mais simples. Abraços; Prof. Adinoél Sebastião
    Adinoél Sebastião em 30/05/16 às 07:08
  • Poxa, eu era bem decidida pelo inglês. Agora fiquei na dúvida... kkkk
    Marilia em 29/05/16 às 21:15
  • Olá Ronei, Cheguei ao topo do ATRFB. Então, meu salário não mudaria mais. Então, não vou mentir, me dei um aumento de salário. Mudei por um salário melhor. Abraços. Prof. Adinoél Sebastião
    Adinoél Sebastião em 24/05/16 às 17:00
  • Muito bom o texto, professor. Parabéns pelo trabalho. Depois de 23 anos como ATRFB, o que te fez mudar? Pretendo iniciar na área fiscal pelo ATRFB também, mas não pretendo me aposentar nele. Abraço.
    Ronei Binas em 24/05/16 às 11:11
  • Thiago, Obrigado pelo comentário. Abraços. Prof. Adinoél Sebastião
    Adinoél Sebastião em 18/05/16 às 12:21
  • Moisés, As provas da Receita Federal não tem cobrado gramática (a banca não faz questões em cima de itens gramaticais). A banca cobra interpretação de textos. Então, se conseguir entender o texto e o que pede as questões, fatalmente irá muito bem na prova. Abraços. Prof. Adinoél Sebastião
    Adinoél Sebastião em 18/05/16 às 12:20
  • Mariana, No último edital da Receita Federal a banca pediu Inglês ou Espanhol (ficava a critério de cada candidato). Você tem a dúvida "e se no próximo concurso não tiver a opção de Espanhol". Então, nós colocamos outras dúvidas: e se no próximo concurso não tiver a opção de Inglês; e se não tiver Constitucional; e se tiver História do Brasil; e se não tiver Administrativo; e se tiver Direito Comparado no Mercosul... Não podemos sofrer com dúvidas. Devemos fazer o que a maioria dos concurseiros faz, ou seja, devemos estudar pelo último edital. Fugir disso, é arriscar demais. Abraços. Prof. Adinoél Sebastião
    Adinoél Sebastião em 18/05/16 às 12:18
  • Eu tinha preferência pelo inglês, pois foi por meio de um querida professora na época do ensino médio passei a gostar da matéria, a saber lidar com os percausos e desafios da matéria, mas comparando dessa forma é bem mais leve e confortavél vc fazer a leitura do texto em espanhol. Agora tem de se observar aspectos gramaticais das disciplinas e compara-los também. Nesse momento o espanhol é mais cômodo. Bom texto professor, simples, direto e didático.
    moises em 18/05/16 às 11:24
  • Sempre mantive essa dúvida, professor. Estava decidido em optar pelo Inglês, mas você tem razão. Muito obrigado.
    Thiago em 18/05/16 às 11:24
  • Adinoél, tenho dúvida em qual matéria optar: inglês ou espanhol. Isso porque tenho medo de estudar espanhol e no próximo concurso não ter essa opção e ser só inglês. Tenho certa facilidade em Espanhol, e mesmo já ter feito curso de inglês tenho muita dificuldade, pois não gosto muito. Você acha que pode acontecer de no próximo concurso tirarem essa opção?
    Mariana em 18/05/16 às 10:58
  • Léia, Obrigado pelo comentário. Fiquei feliz em poder ajudar. Abraços. Prof. Adinoél Sebastião
    Adinoél Sebastião em 18/05/16 às 10:25
  • Obrigada pela dica professor! Sempre fiquei nesse dilema: escolher inglês ou espanhol. E fiquei me debatendo a semana inteira com essa questão!!!!! Agora, pela manhã, leio o seu artigo, e finalmente consigo optar com segurança pelo espanhol.... Foi tão perfeita a sua exposição que não deixou dúvidas! Obrigada!
    Léia em 18/05/16 às 08:46
  • Lázaro, Obrigado pelo comentário. No começo o Espanhol parece complicado. Mas se você treinar um pouquinho de leitura e tradução todos os dias, parece que está lendo em Português. Sim, aparecerá uma outra palavra "estranha" que não conseguimos entender de imediato, mas isso também acontece também nos textos em Português. Abraços. Prof. Adinoél Sebastião
    Adinoél Sebastião em 18/05/16 às 07:56
  • Ótimo artigo! Consigo entender muita coisa em inglês, mas, sem dúvida, é mais fácil e mais confortável Espanhol!
    Lazaro em 17/05/16 às 18:39