Artigo

Errata Comentários à prova do ISS-POA 2012 – Informática parte de TI – Gabaritos provisórios

Olá Concurseiros,

Obrigado aos alunos que detectaram as inconsistências na digitação das letras B e C no artigo publicado, solicito aos demais que considerem o texto abaixo como válido para a questão 29 e seu respectivo comentário.

29 – A definição ?software que incorpora as funções de definição, recuperação e alteração de dados em um banco de dados?, melhor corresponde a:

(A) Modelo de banco de dados.

(B) Linguagem de Consulta Estruturada (SQL).

(C) Sistema de Gerência de Banco de Dados (SGDB).

(D) Interpretador eXtended Markup Language (XML).

(E) Sistemas de arquivos.

Gabarito provisório: C

Comentários: Vamos nos ater inicialmente à definição solicitada pelo avaliador, vejam que inicialmente ele pede um “software”, ou seja, já deveríamos então desconsiderar as letra A, B e D, ficando somente as letras C e E para realmente nos preocuparmos no momento da prova.

Apresento abaixo então algumas definições dos principais autores cobrados em concursos públicos sobre o assunto Banco de Dados.

“Coleção de arquivos e programas inter-relacionados que permitem ao usuário o acesso para consulta e alteração desses dados”(SILBERSCHATZ e SUDARSHAN)

“Coleção de programas que possibilita aos usuários criar e manter um banco de dados” (ELMASRI e NAVATHE)

Reparem que conforme o apresentado pelo avaliador e também quando temos em mãos as definições acima apresentadas, principalmente a do Navathe, conseguimos claramente chegar à letra C como correta.

Professor Gabriel Pacheco (Pacheco.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.