Notícia

Conheça a história da Pollyana: superou a pressão interna e passou no BRB com oito meses de estudo

“Antes de mais nada, saiba realmente se é isso o que você quer. Estudar para concursos é uma jornada que requer comprometimento e abdicações nada fáceis… E se realmente é esse o seu objetivo, estude focado em uma área com a qual se identifique, priorize seus estudos, faça revisões, muitas questões e o principal: não desista! Pode parecer clichê, mas é verdade quando dizem que só não é aprovado quem desiste, então siga em frente e só pare quando alcançar seu objetivo”

Confira nossa entrevista com Pollyana Carolina Morais, aprovada no concurso BRB em 6º lugar no cargo de Escriturário:

Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Pollyana Carolina Morais: Sou formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, tenho 27 anos e sou de Piedade dos Gerais, interior de Minas Gerais, mas fui para Belo Horizonte ainda criança.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Pollyana: Comecei a trabalhar como terceirizada em um órgão do Governo Federal e pude observar como era a rotina no serviço público, a estrutura do órgão, o trabalho e os benefícios que os servidores tinham. Dessa forma, percebi que o serviço público poderia proporcionar uma excelente carreira profissional e o principal: segurança e estabilidade. A partir daí comecei a me interessar pelo mundo dos concursos e a buscar mais informações sobre as áreas de atuação e os cargos que me atraíam.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso? 

Pollyana: Inicialmente conciliei meus estudos com a Arquitetura, trabalhando como autônoma. Depois de um tempo, percebi que não conseguia focar o suficiente e separar os momentos de estudo dos projetos de arquitetura. Nesse período, conversei com meu marido e decidimos que o melhor seria que eu me dedicasse exclusivamente aos estudos. Para não correr o risco de aceitar projetos, resolvi suspender o meu registro no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), ou seja, legalmente não podia mais trabalhar como arquiteta e com isso foquei nos estudos.

Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Pollyana: Fui aprovada no concurso do IPHAN – Analista I – Área 5/DF – 22º lugar, no SLU-DF – Analista de Gestão de Resíduos Sólidos – 6º lugar e finalmente no BRB para o cargo de Escriturário em 6º lugar (conforme resultado preliminar).

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?

Pollyana: Quando vi meu nome na lista de aprovados passou um filme pela minha cabeça e, então, senti um alívio enorme e uma alegria sem tamanho. Saber que todo o esforço foi recompensado não tem preço.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Pollyana: Inicialmente levava uma rotina mais radical, fiquei bastante isolada e não saía muito de casa. No entanto, comecei a sofrer emocionalmente e precisei buscar ajuda profissional para entender o que estava acontecendo. Nesse período, percebi que era necessário estabelecer uma rotina mais equilibrada, não adiantava ficar trancada em casa se o meu rendimento nos estudos só diminuía. Sendo assim, voltei a me exercitar, a sair com os amigos e entendi que dessa forma conseguia render mais nos estudos e ao mesmo tempo cuidava da minha saúde física e mental.

Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma? 

Pollyana: Sou casada há quase 6 anos e o apoio do meu marido foi fundamental nessa trajetória. Mesmo quando eu duvidava de mim mesma, ele sempre me encorajava a seguir em frente e acreditava que tudo ia dar certo. Se não fosse o suporte e a compreensão dele, sem sombra de dúvidas, essa jornada teria sido muito mais árdua.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Pollyana: Penso que cada caso é um caso. Às vezes, a pessoa pode esperar pelo concurso dos sonhos e não olhar para o lado. No meu caso, eu não podia e não queria esperar mais e por isso enxerguei outras oportunidades como uma forma de me ajudar a alçar voos mais altos. De repente, alcançando um cargo que ainda não seja o alvo é possível diminuir a ansiedade e até mesmo ajudar a bancar os estudos para outro cargo melhor.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada? 

Pollyana: Fiz a assinatura do Estratégia em janeiro de 2019. Desde então foquei no concurso do SLU-DF e no meio do caminho, após o edital ser lançado, resolvi fazer também o concurso do BRB. Os dois certames possuíam algumas disciplinas em comum, o que me permitiu focar no SLU-DF e depois migrar para o BRB. Até a prova do BRB foram 8 meses de estudo.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Pollyana: Não. O edital já havia sido publicado quando comecei a estudar, então, a rotina era mais intensa.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Pollyana: Conheci o Estratégia por indicação de amigos. 

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?

Pollyana: Durante a preparação usei somente os PDFs do Estratégia e recorria às videoaulas apenas quando tinha dificuldade em algum assunto. Além disso, todo meu estudo foi guiado pela Trilha Estratégica, com a qual pude saber exatamente o que e quando estudar. Para as revisões usava o Passo Estratégico, que traz estatísticas com a incidência de cada assunto nas últimas provas e, com base nesses dados, revia meus grifos e anotações, e fazia muitas questões.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Pollyana: Durante minha preparação estudava por ciclo de estudos e variava de 3 a 4 disciplinas por dia. Seguia a Trilha Estratégica e cumpria as tarefas propostas. Não fazia resumos, apenas de tópicos que via que estava errando muito. Grifava o material e seguia revisando os grifos e fazendo muitas questões. No início, estudava de 3 a 4h/líquidas e aos poucos peguei o ritmo e passei a cumprir de 5 a 6h/líquidas por dia.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Pollyana: Para área bancária tive dificuldade em Estatística e em alguns tópicos de Matemática Financeira. Nesse caso, como forma de superar as dificuldades, optei por assistir às videoaulas dos assuntos mais difíceis e foquei na resolução de muitos exercícios, principalmente os comentados, que me ajudavam a entender melhor e a aprender novos caminhos de resolução dos problemas.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Pollyana: Na semana que antecedeu a prova foquei completamente em questões e revisões dos assuntos que tinham mais chances de cair. E na véspera fiquei acompanhando o aulão do Estratégia pelo Youtube e relendo algumas anotações que considerava mais importantes.

Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Pollyana: Para a prova discursiva também estudei pelo curso em PDF e buscava sempre que possível ler notícias e textos sobre os prováveis temas da redação. Além de saber bem o conteúdo, é imprescindível conhecer a banca e a forma como ela avalia a redação. No meu caso, saber bem a estrutura e os quesitos exigidos pela banca fez toda diferença para que eu alcançasse a nota máxima na discursiva.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Pollyana: Cometi vários erros desde a época em que resolvi estudar para concursos. Fazia resumos gigantes que quase nunca eram utilizados e não revisava direito. Mas creio que o maior erro foi o de não focar em uma área específica desde o início, e viver mudando meu estudo a cada novo edital que aparecia. Definitivamente isso atrasou minha aprovação, mas serviu de aprendizado. Os maiores acertos, creio que tenham sido priorizar de verdade os estudos, mantendo uma rotina com constância, fazendo revisões e muitas questões, bem como mantendo a disciplina e a perseverança.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Pollyana: Controlar o emocional e aprender a me preocupar apenas com o que estava sob o meu controle foi de longe o mais difícil dessa jornada. Não estar mentalmente saudável impactava na minha disciplina, no meu ânimo e afetava o meu rendimento. Em meio a tudo isso, pensei em desistir inúmeras vezes. Foram vários os dias de desânimo e choro. Mas com ajuda de um profissional, apoio do marido, família, orações dos amigos e muitas conversas com colegas que passavam pelo mesmo que eu, percebi que tudo ia ficar bem. O importante era não desistir…

Estratégia: Qual foi sua principal motivação? 

Pollyana: Minha principal motivação sempre foi querer buscar o melhor para o meu marido, para minha família e para os nossos filhos que ainda virão! 

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Pollyana: Antes de mais nada, saiba realmente se é isso o que você quer. Estudar para concursos é uma jornada que requer comprometimento e abdicações nada fáceis… E se realmente é esse o seu objetivo, estude focado em uma área com a qual se identifique, priorize seus estudos, faça revisões, muitas questões e o principal: não desista! Pode parecer clichê, mas é verdade quando dizem que só não é aprovado quem desiste, então siga em frente e só pare quando alcançar seu objetivo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Que depoimento tocante!! Obrigada por compartilhar conosco, é muito bom ver o sucesso de quem se dedica e persiste. Deus te abençoe.
    Ana Karolina em 15/10/19 às 08:49