Notícia

Em 1º lugar na SEFAZ GO, Ermilson Rabelo já foi aprovado em 10 concursos, entre eles 7 fiscais

“Acredite nos seus sonhos. E mais que acreditar, faça o melhor para alcança-los. Passar em um concurso público só depende de uma pessoa: VOCÊ! E aí, está disposto a pagar o preço? Te garanto que não vai ser um caminho fácil, mas também garanto que a chegada será muito recompensadora!”

Confira nossa entrevista com Ermilson Rabelo, aprovado em 1 º lugar no concurso da Secretaria de Estado da Fazenda de Goiás (SEFAZ GO) para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? De onde você é?

Ermilson Rabelo de Jesus: Sou Formado pela Academia da Força Aérea (AFA) e nasci em Fortaleza (CE).

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Ermilson: Durante minha jornada de estudos sempre trabalhei. No início, em agosto de 2014, ainda estava servindo na Força Aérea e durante esse período eu só estudava à noite e nos finais de semanas. Durante a semana, normalmente, começava a estudar às 18:30 e ia até mais ou menos meia noite. Meu final de semana era para tirar o atraso dos estudos.

Após assumir o cargo de Auditor Fiscal da Prefeitura de Goiânia(GO), em outubro de 2016, essa rotina de estudos não mudou muito. E, trabalhando e estudando, também consegui ser aprovado no ICMS Maranhão e no ISS Goiânia.

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Ermilson: Dentro das vagas, foram estas aprovações:

– Auditor Fiscal Receita Estadual de Goiás: 1° lugar

– Auditor Fiscal da Prefeitura de São Luís (MA): 7° lugar

– Auditor Fiscal da Prefeitura de Goiânia (GO): 7° lugar (antes do curso de formação)

– Auditor Fiscal da Receita Estadual do Maranhão: 23º lugar

Outros resultados fora das vagas:

– Auditor do Estado do Rio grande do Sul (CAGE): 18º lugar

– Auditor Fiscal da Prefeitura de Teresina (PI): 31° lugar

– Auditor Fiscal da Prefeitura de Itaitinga (CE): 6° lugar (CR)

– Analista de Controle Externo do TCE-PE: 21º lugar

– Analista de Gestão administrativa do TCE-PE: 41º lugar

– Analista de Controle Externo do TCE-CE: 63º lugar (CR)

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados e ainda no topo da lista (rs)!

Ermilson: É uma sensação indescritível. São varias sensações que se misturam para expressar a emoção de alcançar o objetivo, que foi tão suado para conseguir.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Ermilson: Realmente esse foi um momento complicado. Como falei, eu só tinha a noite e o fim de semana para estudar. Logo, eu precisei ser “um pouco” radical. E a palavra abdicação representa bem o que foi esse momento.

Abdiquei dos meus momentos de lazer, abdiquei de sair com meus amigos. A palavra “NÃO” foi minha companheira nessa fase. E, sinceramente, é necessário saber dizer “NÃO”. Seus amigos e seus familiares provavelmente não vão te entender. Vão te chamar infinitas vezes de antissocial e isso é até normal. Só quem passa por essa situação vai poder te entender.

Claro que é impossível você abdicar de tudo durante esses períodos. Alguns momentos de descanso e/ou viagens são necessários para poder recuperar o folego e voltar com força total.

Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?

Ermilson: Tenho namorada. Não moro com meus pais. O apoio da família e da namorada foram fundamentais. São eles que estão nos momentos mais difíceis e são a nossa fortaleza.

Pensando na rotina de estudos, é importante saber aproveitar bastante o momento em que está com as pessoas que você ama. A energia deles vai te dar mais forças para lutar pelos objetivos. Além disso, é um momento para “desligar” um pouco a mente e relaxar.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? 

Ermilson: É fundamental focar na área que você deseja. Os concursos estão cada vez mais concorridos e é necessário se especializar na área do seu concurso. Claro que, em momentos de “seca”, você pode acabar querendo fazer concursos de outras áreas. Eu mesmo fiz alguns concursos da área “controle” (Tribunais de Contas), que podemos chamar de “prima” da área fiscal.

Mas deixo bem claro que o foco na área que você deseja é fundamental. Ressalto que só fiz concursos de outra área porque não havia nada na área fiscal naquele momento.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Ermilson: Sim. Costumava ter metas semanais de estudo. Elas me motivavam, pois era importante ter objetivos curtos e alcançáveis que pudessem me manter motivado. Com isso fui mantendo minha regularidade nos estudos.

Comecei a estudar sem ter um edital específico. Sabia que seria fundamental primeiro formar uma base sólida, para depois partir para encarar as provas.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Ermilson: Usei praticamente só materiais em PDF. A principal vantagem é a otimização do tempo, podendo ditar seu ritmo de estudo. Hoje os PDFs atendem consideravelmente as necessidades para as provas, visto que os professores abordam o conteúdo e complementam com as principais jurisprudências que caem nas provas. Além disso, os exercícios resolvidos ajudam bastante na fixação do conteúdo.

No entanto, alguns assuntos são mais complexos e podem precisar de algumas videoaulas para facilitar o entendimento. No meu estudo inicial, contabilidade foi a única matéria que assisti videoaulas. No entanto, para o concurso de Goiás, eu assisti videoaulas de alguns assuntos (Legislação Estadual, História de Goiás e TI) para ajudar a fixar mais o conhecimento.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Ermilson: Eu estudava umas quatro matérias por dia. No pós-edital, o foco principal era na resolução de questões. Sempre fui adepto de fazer meus resumos. Fazer o próprio resumo ajuda na fixação e na compreensão do assunto. A escrita estimula outras partes do cérebro. Digamos que na leitura você tem um comportamento passivo, já na confecção do resumo você tem um comportamento ativo.

Minha meta era estudar no mínimo 5 horas por dia. Claro que muitas vezes não era possível, principalmente durante a semana. Então eu tentava compensar no fim de semana.

Sobre contabilizar horas de estudos, confesso que tinha um certo “preconceito”, pois sempre pensei na qualidade do meu estudo e não na quantidade de horas. No entanto, em março desse ano, resolvi testar. E minha experiência foi positiva! O controle das horas de estudos me ajudou a corrigir ou tentar minimizar os pontos em que eu acabava perdendo um pouco da regularidade.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Ermilson: No concurso de Goiás, a matéria mais difícil era Tecnologia da Informação. Ela podia definir o rumo do concurso. Assim, eu tive que estudar muito e fazer muitas questões.

Para ter noção, após a publicação do edital, eu estudei Tecnologia da Informação (TI) mais do que Legislação Tributária (LTE). Como era uma matéria bastante complexa, a resolução de questões antigas da FCC foi o foco principal. Além disso, alguns assuntos tive que recorrer a videoaulas para poder compreender melhor.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Ermilson: O dia da prova é fundamental. Chego a dizer que ele pode representar 50% da prova. É o momento em que você vai “pôr para fora” o trabalho que foi realizado. Assim, você precisa chegar descansado.

Nas duas últimas semanas antes da prova, eu fiquei só revisando as matérias e, para isso, é importantíssimo chegar bem e disposto para fazer a prova.

No dia anterior, dormi até mais tarde devido ao cansaço acumulado. Estudei até umas 19h para poder dormir cedo e acordar bem para a prova.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Ermilson: O principal acerto foi a regularidade no estudo. Costumo comparar concurso como uma maratona e os concurseiros como os corredores. É preciso regularidade e constância. Não adianta você dar todo o seu “gás” no início e não ter forças na reta final.

É preciso manter a constância e, na reta final (no pós edital), dar o seu melhor para cruzar a faixa e alcançar a merecida vitória.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Ermilson: Como muitos concurseiros sabem, o início da preparação é um pouco complicado. Na verdade, considero a pior fase. É o momento em que você começa a deixar de lado as “suas coisas, sua vida” e vai trocando por horas de estudo.

E digo algo que considerei muito importante na minha preparação: A DECISÃO de começar. Então, quando decidi começar meus estudos, adotei a seguinte ideia: “Posso passar 10 anos estudando e, se eu conseguir, sou um vencedor. Mas se estudar 6 meses e desistir, eu vou perder 6 meses da minha vida”.

E como muitos sabem, nessa preparação há muitos sacrifícios. A palavra abdicação está bem (bastante, na verdade) presente na vida do concurseiro.

Nunca pensei em desistir, mas confesso que o meu momento mais difícil foi em setembro de 2015. No auge da crise que vivia o Brasil, estava havendo uma escassez nos concursos. Para completar, naquele momento, o Governo Federal anunciou a suspensão de concursos públicos da União.

Realmente foi complicado manter um bom ritmo de estudo nesse período, pois eu acreditava que pudesse haver um efeito “cascata” atingindo estados e municípios. Comecei a pensar que seria melhor diminuir um pouco o ritmo dos estudos para ter um mínimo de vida social, que pudesse me fazer suportar essa rotina.

Eu sabia que não podia parar. Minha intenção era somente diminuir o ritmo e, realmente, diminuí um pouco. No entanto, no início de outubro de 2015, saiu o edital do ISS Niterói e, no final de outubro, saiu o edital do ISS GOIÂNIA.

Isso me mostrou que não devia ter diminuído o ritmo e voltei intensamente ao ritmo forte de estudo.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação?

Ermilson: Tem uma frase que fala: quanto mais rápido, mais rápido. Eu queria passar o mais rápido possível. Não queria ficar anos e anos estudando. É muito pesada e sacrificante essa rotina de estudos. Então eu mantinha a filosofia de que quanto mais eu me dedicasse, menos tempo eu teria que ficar estudando.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Ermilson: Primeiro vou falar que vale muuuito a pena!

Para quem está iniciando, digo que é importantíssimo pesquisar um pouco para entender como funciona esse mundo dos concursos. E a melhor maneira de entender, é conversar com quem já passou. Eu mesmo não entendia nada sobre essa vida. Na verdade, eu nunca pensei que um dia iria estudar para concursos. Eu gostava de estudar Exatas (Matemática, física, etc). Estudar direito?!  Eu não queria mesmo.

Até que soube que pessoas que também se formaram na AFA tinham passado para o ICMS-SP e Receita Federal. Com isso, fui buscar saber como elas tinham estudado. Aí descobri que havia sites especializados na preparação para concursos. Eu achava que era simplesmente sair comprando livros (até comprei e nunca usei) e estudar as matérias por conta própria. “NÃO É BEM ASSIM…”.

Então se para quem não entendia nada desse mundo e nem gostava das matérias do direito foi possível, também é possível para você.

Acredite nos seus sonhos. E mais que acreditar, faça o melhor para alcança-los. Passar em um concurso público só depende de uma pessoa: VOCÊ!

E aí, está disposto a pagar o preço? Te garanto que não vai ser um caminho fácil, mas também garanto que a chegada será muito recompensadora!

Lembre-se: para conquistar o que poucos têm, você precisa fazer o que muitos não fazem!

Desejo sucesso a todos e repito: Vale a pena!!!!

Estratégia: Obrigada Ermilson pela entrevista e, mais uma vez, parabéns pela aprovação!

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados
Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Me mande um e-mail! [email protected]

Grande abraço!

Thaís Mendes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Excelente entrevista. Parabéns pelo sucesso!!! Vamos seguindo na luta, para conseguirmos nossos objetivos.
    CLEBER SILVA DA COSTA em 27/11/18 às 10:48
  • Showww!!!! Fonte de inspiração e motivação. Parabéns Ermilsom.
    Felipe Siqueira em 27/11/18 às 06:41
  • muito bom a força que este iluminado estudioso falou!!!!!!
    MAX MARTINS em 26/11/18 às 22:52
  • Parabéns Ermilson, sua dedicação foi recompensada. E parabéns por compartilhar suas experiências com os concurseiros, sei mto bem q vc tem mto oq ensinar...
    Daniel Couto em 26/11/18 às 19:37