Notícia

ENTREVISTA: Cássia Cristina Carlos Nascimento – Aprovada em 2° lugar no concurso AGU para o cargo de Administrador

“Não há nenhuma conquista na vida que venha sem esforço, dedicação e renúncias. Dê o seu melhor todos os dias, cada dia um pouquinho, tentando manter sempre o seu corpo, mente e espírito em equilíbrio. Você não investiria em algo que pudesse dar errado. Já deu certo!”

Confira nossa entrevista com Cássia Cristina Carlos Nascimento, aprovada em 2° lugar no concurso da Advocacia-Geral da União para o cargo de Administrador:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Cássia Nascimento: Tenho 29 anos. Nasci no Rio, mas moro em Recife há muitos anos e sou formada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Cássia: Meu interesse pela carreira pública surgiu ainda na faculdade, quando estagiei na Justiça Federal. Lá eu convivi com servidores que possuíam a mesma formação que eu e pude ver o quão interessante e vantajoso seria “entrar nesse mundo”. Estabilidade, bons salários e qualidade de vida dentro e fora do trabalho foram os meus principais incentivos.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Cássia: Precisei conciliar trabalho e estudos em grande parte da minha preparação. No último ano decidi me dedicar exclusivamente aos concursos (foi o período mais difícil, mas deu certo!).

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Cássia: Esse foi o primeiro concurso em que fui aprovada dentro das vagas (2° lugar no cargo de Administrador – AGU). Mas já tive outros bons resultados como: 27° lugar AJAA TRE/RJ ; 10° lugar Administrador IFPB e 8° lugar Administrador UFRPE (Os dois últimos esse ano).

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Cássia: Sensação de alívio e até de certa incredulidade de que aquilo estava mesmo acontecendo. Tão bom quanto ter visto o resultado da aprovação, foi compartilhar com aqueles que torceram tanto por mim. Esse momento é realmente inexplicável. 

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Cássia: Sábado é meu dia de descanso, então eu sempre deixava esse dia para fazer atividades prazerosas para mim. Sair com a família, passear com o meu noivo, dormir até mais tarde, ir ao cinema e etc. Mas os domingos e feriados sempre foram de estudo. Com isso eu precisei abrir mão de muitas coisas, principalmente viagens e saídas que eu sabia que iriam consumir muito meu tempo e energia. Ah, também dei um tempo nas redes sociais, para mim foi fundamental.

Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?

Cássia: Hoje estou casada, mas durante toda a minha preparação morava com os meus pais. Minha família foi o meu grande apoio, em todos os momentos. Sempre entenderam os meus “nãos” e não teria forma melhor de retribuir do que passar com eles cada minutinho de folga que eu tinha.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Cássia: Acho interessante se o concurso for da mesma área e as matérias forem semelhantes. Sair muito da ideia inicial, o famoso “atirar para todos os lados”, pode acabar tirando um pouco do foco. Eu comecei estudando para as áreas administrativas de tribunais, então percebi que, paralelamente, também poderia fazer concursos específicos para minha área de formação, que é administração.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?

Cássia: Depois que saiu o edital, uns 5 a 6 meses. Mas já vinha em uma preparação de dois anos.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Cássia: Ter ou não edital na praça nunca fez muita diferença para mim.  Óbvio que com a aproximação das provas a gente vai se dedicando mais, fazendo várias horas extras e tal. Mas desde que comecei a estudar, sempre tentei manter uma regularidade. Entre um edital e outro, me baseava nas provas passadas para poder montar meus cronogramas de estudo.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Cássia: De tudo um pouco…rs. Comecei com aulas presenciais, mas a maior parte da minha preparação foi com o combo PDF + videoaulas + questões. Sempre que ia começar um assunto novo, lia todos os PDF’s e só depois assistia às videoaulas, fazendo paralelamente anotações que já se tornavam o meu material de revisão.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Cássia: No Youtube.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Cássia: Fazia o plano de estudos baseado em editais passados ou no edital aberto. Era um cronograma fixo de matérias por dia, de duas a três. Enquanto conciliava trabalho e estudos, estudava umas 4h por dia e no domingo umas 6h. Quando passei a ter o dia todo disponível, estudava de 7h a 8h por dia. Se o assunto era algo novo ou eu tinha mais dificuldade, gastava mais tempo com a teoria. Com o passar do tempo já partia logo para resolver as questões, o que, em minha opinião, é a chave do sucesso.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Cássia: Sempre tive dificuldade em decorar letra de lei. O que me ajudou muito a superar foi fazer resumos e mapas mentais, além de ler e reler infinitas vezes cada uma delas. Quando estava muito cansada, procurava um lugar da casa, como se fosse para fazer uma leitura informal (cama, rede e etc), e lia as leis que precisava ou a própria constituição. Só em mudar de ambiente meu cérebro já dava uma arejada rs. 

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Cássia: As semanas de prova são sempre uma loucura e com essa não foi diferente. Gosto de assistir aulas de revisão no Youtube, ler meus resumos e fazer o máximo de questões que eu conseguir. Como as vésperas são sempre aos sábados, descanso ao longo do dia e à noite leio os resumos que fui separando durante a semana.

Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Cássia: Não fiz um curso específico para a discursiva e me arrependo um pouco disso, pois em alguns concursos passados não fiquei em uma colocação melhor por conta da nota dessa prova.

Especificamente para o concurso da AGU, minha preparação foi com muita leitura e, por ser um tipo de estudo de caso, sabia que o conhecimento técnico na minha área também seria exigido, por isso foquei nos temas relacionados à administração.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Cássia: Acho que o maior erro foi, desde o início, não ter dado à prova discursiva a devida atenção que ela merecia. Os maiores acertos foram resolução de MUITAS questões e regularidade durante todo o período de estudos.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Cássia: Nunca pensei em desistir. NUNCA! Alguns dias eram bem sofridos: ansiedade, choro, frustração… Mas eu sempre pensava que era por um bem maior, que ia passar e que eu ia conseguir.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação?

Cássia: Realizar os meus objetivos profissionais, pessoais e familiares.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Cássia: Não há nenhuma conquista na vida que venha sem esforço, dedicação e renúncias. O período de estudos pode ser muito duro, mas ao mesmo tempo vai te levar para onde você quiser. Dê o seu melhor todos os dias, cada dia um pouquinho, tentando manter sempre o seu corpo, mente e espírito em equilíbrio. Você não investiria em algo que pudesse dar errado. Já deu certo!!!

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Abraços,

Thaís Mendes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.