Engenharia Química para concursos públicos e como estudar
Patrícia Mendonça de Castro Barra

Engenharia Química para concursos públicos

Você está estudando ou é graduado e quer utilizar sua formação em Engenharia Química para concursos públicos?

Então, leia esse texto e descubra quais são os conteúdos mais cobrados na área. A partir de então, comece a se preparar agora.

Esse é o nosso primeiro post aqui no blog e nós, professores do Curso de Engenharia Química do Estratégia, gostaríamos de te ajudar na conquista da sua tão sonhada aprovação.

O Engenheiro Químico e o setor público.

A Engenharia Química oferece um amplo campo de atuação em diversos segmentos do mercado de trabalho. Essa é, dentre as engenharias, aquela que possui um dos salários mais altos. Sendo assim uma carreira muito promissora.

Além do mercado privado, existem muitas oportunidades para um engenheiro químico no setor público, via concursos públicos (em níveis municipal, estadual, federal, autarquias ambientais e muitas outras possibilidades).

Apenas para você ter uma ideia dos salários oferecidos para engenheiro químico, a prefeitura de Novo Hamburgo/RS (edital 01/2019) abriu vaga com salário de R$ 6.239,2 e o Departamento Municipal Água e Esgoto em Uberlândia (DMAE – edital 01/2019) oferece vaga com salário em torno de R$6.800,00.

Porém, para conquistar sua vaga, é preciso muita preparação e estratégia de estudo.

Primeiro, comece a estudar o quanto antes, baseando-se em editais, provas e questões anteriores.

Segundo, aproveite o tempo de estudo para dominar o conteúdo de um modo geral. Contudo, é crucial priorizar os assuntos mais cobrados em engenharia química para concursos públicos nos últimos editais.

Portanto, para te ajudar fizemos uma análise interessante dos principais editais de concursos públicos para a área de Engenharia Química que ocorreram entre 2018 a 2019 e gostaríamos de compartilhar com você. Vamos lá?

Quais são os conteúdos mais cobrados de engenharia química para concursos públicos?

Disponibilizamos mais adiante o nosso Raio-X Estratégico. Ele foi feito com base nos editais da área de Engenharia Química, para diferentes cargos e, calculamos um percentual de incidência de cada conteúdo.

Tal análise permite que você saiba quais são os assuntos mais cobrados. Tudo isso para facilitar seu planejamento de estudo. Então, observe o resultado dessa análise no gráfico abaixo.

Engenharia Química para concursos públicos
Percentual de incidência dos conteúdos de Engenharia Química para concursos públicos.

Apesar da grande variedade de temas presentes nos editais de Engenharia Química, podemos destacar os quatro assuntos mais cobrados:

  • Tratamento de água e efluentes: tema presente em quase 70% dos concursos da área. E esse assunto envolve conhecimento das etapas de tratamento de água, a utilização de lodos ativados no tratamento de efluentes, bem como o gerenciamento correto de resíduos sólidos e sua destinação final.
  • Operações Unitárias:  também aparece em praticamente 60% dos concursos, com ênfase em destilação e extração líquido-líquido.
  • Termodinâmica: disciplina mais densa do curso de engenharia química e está sempre presente nos concursos para engenheiros químicos. Logo, você precisa dar especial atenção a essa disciplina. Todavia, destaco a primeira e segunda leis da termodinâmica e termodinâmica de equilíbrio (equilíbrio líquido-vapor e suas respectivas leis, e equilíbrio líquido-líquido).
  • Química orgânica: aparece em quarto lugar na análise. Contudo, é importante enfatizar o reconhecimento de funções orgânicas e as principais reações orgânicas.

A partir do disposto no gráfico é perceptível que, sabendo quais são os assuntos mais cobrados, você organizará seus estudos de maneira mais eficiente. Assim, fica mais fácil mandar bem na prova.

Por isso, lembre-se de estar sempre trabalhando a memória, revisando os conteúdos já estudados.

Então, agora que você já sabe por onde começar seus estudos, clique no link abaixo e conheça o nosso curso regular de Engenharia Química para concursos públicos na página do Estratégia Concursos.

Curso de Engenharia Química para Concursos Públicos 2020

Bons estudos e um grande abraço!

Patrícia Barra e Carlos Nogueira Júnior.

Compartilhe:

Patrícia Mendonça de Castro Barra

Patrícia Mendonça de Castro Barra

Professora de Química para concursos. Formada em química (bacharel e licenciatura) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestrado e doutorado em química, com ênfase em Química Analítica, também pela UFJF. 

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.