Artigo

Engenharia Mecânica para concursos: saiba tudo!

Olá caro estrategista, tudo bem?

Se você é graduado em engenharia mecânica e pretende iniciar seus estudos para concursos públicos não deixe de ler este artigo.

Hoje trago para vocês um raio X estratégico de engenharia mecânica para concursos por questões e por banca. Além disso, trago um passo a passo básico de como estudar engenharia mecânica para concursos.

RAIO X ESTRATÉGICO por questões

Realizamos uma análise de milhares de questões de concursos, de diversas bancas, buscando encontrar aqueles temas que apresentaram maior incidência em provas. Temos aqui 14 temas que representam as 14 aulas do nosso curso regular, ou seja, a partir desta análise você consegue entender a relevância de cada uma das aulas. Vejamos o gráfico:

Raio X Engenharia Mecânica: por questões

Como pode notar, estática e resistência dos materiais apresentaram 6% de incidência. Isso quer dizer que dentro deste percentual estão inclusas questões de temas como princípio do equilíbrio, momento de inércia, centroide, entre outros, na parte da mecânica geral estática. Também análise de tensões axiais, deformação, flexão, flambagem, transformação de tensão e deformação no plano, famoso círculo de Mohr, entre outros, no que diz respeito a Resistência dos Materiais.

Os temas dinâmica e vibrações apresentaram uma menor incidência, apenas 4% das questões analisadas. Mesmo que talvez esteja no conteúdo programático dos editais não são tópicos muito exigidos, mas isso não exclui a importância de seu estudo.

Dando sequência a análise do gráfico, temos que elementos de máquinas e termodinâmica tiveram incidência de 8%, sendo um número significativo, por exemplo, esses dois tópicos tiveram o dobro de questões, dentre as analisadas, comparado com dinâmica e vibrações. Dentro de elementos de máquinas nós temos o estudo das engrenagens, mancais, rolamentos, etc. Enquanto na termodinâmica e máquinas térmica temos como alguns subtópicos a 1ª e 2ª lei da termodinâmica, temos os ciclos térmicos de Carnot, Rankine e também máquinas térmicas como o estudo de motores de combustão interna e seus ciclos Otto e Diesel, por exemplo.

Mecânica dos Fluidos/Máquinas de Fluxo/Hidráulica e Pneumática apresentaram 12% das questões analisadas, ou seja, esta aula junto com os tópicos de Ciência e Ensaios dos Materiais/Tratamentos Térmicos, Metrologia/Instrumentação/Usinagem e Refrigeração/ Climatização e Máq. de Elevação e Transporte representam quase 50% das questões analisadas. Isso quer dizer que na sua prova é quase certo que terá questões inerentes a essas 4 aulas do nosso curso. Por isso, é imprescindível que você domine esses assuntos!

Ainda temos representando 6% das questões analisadas Processos de Fabricação/Soldagem englobando a parte de conformação mecânica, fundição e soldagem com seus tipos, como por exemplo, TIG/MIG/MAG, eletrodo revestidos entre outras.

Também com 6% das questões analisadas aparecem a Manutenção e Lubrificação Industrial que são questões englobando os tipos de manutenção corretiva, preventiva, preditiva, a engenharia de manutenção, os métodos de confiabilidade, entre outros subtópicos.

Por fim, com 3%, assuntos como Eletrotécnica/Controle e Automação com questões relativas a área de engenharia elétrica e com 5% Planejamento e Controle da Produção/Gestão de Qualidade levando para a área de engenharia de produção, pois como sabemos, todas as engenharias possuem interligações.

Mas professor, o que podemos concluir com estes dados?

A intenção desse Raio X, baseado nas questões de provas de diversos concursos passados, é trazer para vocês uma visão geral dos temas que possuíram maior incidência em provas. Isso nos dá 100% de certeza que será cobrado na sua prova? Não, mas todos sabemos que as bancas possuem uma tendência de cobrança que normalmente é mantida, ou seja, as chances de assuntos se repetirem é muito grande!

RAIO X ESTRATÉGICO por bancas

Com a intenção de diminuirmos o leque, buscando os temas mais relevantes, eu trago também para vocês um Raio X dos últimos Editais. Aqui foram identificados os assuntos exigidos nos últimos editais e qual o seu percentual de incidência. Neste caso, o gráfico representa os temas que apresentaram incidência em mais da metade dos editais avaliados, ou seja, maior que 50%.

Raio X dos últimos editais

Note que a parte de resistência dos materiais, dentro da mecânica dos sólidos apareceu em praticamente todos os editais, então muito provavelmente algum assunto dentro da resistência dos materiais vai aparecer no edital de seu concurso, seja lá a flexão, flambagem, torção, transformação de tensão e deformação, enfim um desses tópicos vai cair, ou seja, você deve estar afiadíssimo aqui!

Elementos de máquinas e máquinas de fluxo também apresentaram uma grande incidência, 71%. Isso quer dizer que é quase certo que irá cair na sua prova também.

Temos também manutenção com 79% de incidência nos últimos editais. Isto indica que é um tema em alta que costuma estar presente nos conteúdos programáticos.

Mecânica dos fluidos apresentando 71% de presença nos últimos editais avaliados, tema relevante, importante que você domine também.

Com um grande destaque aparece a termodinâmica com 86% de incidência, sendo também um tema muito comum nos editais de engenharia mecânica.

Para finalizarmos a análise do raio X por bancas, aparecem assuntos que apresentaram uma incidência menor, se assim podemos chamar, afinal todas acima de 50%, como a usinagem, eletrotécnica, mecânica geral estática, soldagem e processos de fabricação com 64% e transferência de calor com 57%.

Bom, nesse raio X nós podemos ter uma ideia dos temas que apareceram mais de 50% das vezes, nos últimos editais, para engenharia mecânica. São temas recorrentes e de suma importância que sejam de seu conhecimento!

Eu sei que se formos analisar, dentro de cada tema, nós temos um curso a parte. Por isso, que estamos aqui, para além desta análise macro, realizar a produção de um material minucioso, abordando dentro de cada uma das grandes áreas aqueles temas mais relevantes que costumam aparecer em prova. A ideia é simplificar e entregar um material que aborde somente aquilo que seja necessário.

Se você se interessou e deseja iniciar os estudos para concursos, na área de engenharia mecânica, vou deixar aqui um Passo a Passo para a aprovação.  Adianto que não vou trazer nenhum segredo, mas acredito que seja uma ideia legal para você que está um pouco perdido em como começar os estudos.

  • 1) Leitura de artigos e participação em webinários.

É isso mesmo, se você chegou até aqui posso dizer que o primeiro passo já está sendo realizado. Sempre visite o nosso site, busque ler artigos a respeito de como estudar, técnicas de estudos, dicas, e também se possível participe de webinários ou assista as transmissões que já realizamos que estão disponíveis no canal do Estratégia Concursos no YouTube. Fazendo isso você estará encontrando um norte, visualizando os assuntos que são mais cobrados.

  • 2) Estudo via PDFs.

O segundo passo é o estudo via PDFs. Nós professores estamos montando o material mais completo possível, totalmente focado em concurso. Isso quer dizer que não vamos trazer para você deduções de fórmulas ou tópicos que não são exigidos. Diferente de um livro de algum autor renomado, nosso material traz o que é necessário para você conseguir ser aprovado por meio da combinação entre teoria, questões comentadas, esquemas e resumos. Entregando um material vertical para seu estudo.

  • 3) Revisões

O 3º passo são as revisões, que podem ser realizadas diariamente, semanalmente e mensalmente de acordo com o estilo de estudo que você mais se adaptar. As revisões são muito importantes, uma vez que a carga de conteúdo é muito grande. Se você não revisar, quando chegar no fim do estudo, lá na última aula do nosso curso, talvez você já não lembre mais do que você estudou na primeira aula. Não economize nas marcações, nos grifos, para que na hora da revisão você possa ler apenas os trechos mais importantes das aulas, otimizando seu tempo.

  • 4) Estudo via vídeo aulas

O 4º passo é o estudo via vídeo aulas. Neste material você encontrará um complemento para a aprendizagem e também poderá servir como revisão do que você já leu no PDF. Eu sei que tem pessoas que preferem estudar via vídeo aula, mas lembre-se que o conteúdo mais completo está no PDF, pois o PDF é a base para a vídeo aula.

Enfim, como falei, não disse nenhum segredo, mas acredito que você seguindo esse pequeno passo a passo você estará se aproximando da sua aprovação.

Agradeço por ter chegado até aqui nesta leitura e, para finalizar convido vocês para acessarem a página de nosso curso regular de engenharia mecânica. Temos uma aula demonstrativa, grátis, para você avaliar o conteúdo que estamos produzindo com muito cuidado e dedicação para vocês :)

Ah… antes que eu me esqueça, convido também você para seguir meu instagram. Lá você irá encontrar dicas e novidades a respeito de engenharia mecânica para concursos públicos.

Abraço,

prof. Juliano de Pelegrin.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.