Engenharia Mecânica para concursos públicos dicas de estudo e preparação
Felipe Canella

Engenharia Mecânica para concursos públicos

Neste artigo, Estrategista, você vai entender quais os principais tópicos cobrados para os cargos de Engenharia Mecânica para concursos públicos!

Somos os professores Felipe Canella e Juliano de Pelegrin e estaremos juntos com vocês na busca do cargo dos seus sonhos – apresentamos o nosso Curso Regular de Engenharia Mecânica para Concursos!

Vamos lá? Avante, Coruja!

O que é mais cobrado em provas de Engenharia Mecânica para concursos públicos?

Com o intuito de buscar as novas tendências de Engenharia Mecânica para concursos públicos, desenvolvemos uma Análise Estratégica da grande maioria dos editais publicados nos últimos 2 anos.

Dessa forma, com base nos editais que avaliamos, criamos o Gráfico de Palavras a fim de nos dar uma direção e noção sobre os temas que as bancas costumam abordar. Veja:


Em um gráfico de palavras, Coruja, temos o tamanho das palavras relacionado à frequência de sua incidência na base de dados analisada. Podemos, assim, termos uma noção sobre as principais matérias.

Apesar do gráfico ser baseado nas palavras dos editais podemos ter uma ideia sobre os principais temas der Engenharia Mecânica para concursos públicos.

Dessa forma, perceba que Manutenção, Sistemas (Mecânicos, Termodinâmicos e Fluidodinâmicos, por exemplo), Ciências dos Materiais, Metrologia e Elementos de Máquinas costumam aparecer muito nos editais!

Em um segundo momento, temos temas como Mecânica dos Fluídos, Estática e Dinâmica como temas também bem explorados!

Seguindo a mesma linha de raciocínio, Estrategista, com base nessa análise, evidenciamos as principais matérias que costumam cair e fomos em busca das questões relacionadas.

Para isso, analisamos cerca de 8 mil questões que já caíram em concursos aos longo dos anos e pudemos elaborar o seguinte Raio X-Estratégico, agrupando a quantidade de questões por matéria. Dê um olhada:

Engenharia Mecânica para concursos públicos, Raio X Estratégico

Veja que temos uma ordem de importância quando nos baseamos no Raio X Estratégico da base de questões levantadas – cerca de 50% delas são inerentes aos tópicos:

  • Mecânica dos Fluídos/Máquinas de Fluxo e Instalações Hidráulicas/Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos;
  • Ciências dos Materiais/Ensaios dos Materiais/Tratamentos Térmicos;
  • Metrologia/Instrumentação/Usinagem/CNC;
  • Refrigeração e Climatização/Máquinas de Elevação e Transporte.

Claro, nunca devemos só focar nelas! Todas as matérias são importantes! Além disso, a análise é sempre feita no que já foi cobrado, podendo as bancas darem mais ênfase em outras matérias a depender do concurso e do órgão!

Por conta disso, de acordo com o edital e o perfil da banca, nós estaremos mapeando as principais alterações a fim de proporcionar o melhor conteúdo para sua aprovação no certame específico!

O conteúdo e o cronograma de Engenharia Mecânica do Estratégia Concursos

Nosso curso é desenvolvido com um total de 14 aulas abrangendo os principais tópicos dentro de cada tema de aula! Dessa forma, desenvolvemos nossas aulas com viés estratégico sobre cada assunto e elencamos em blocos de conhecimento, seguindo o cronograma a seguir:

Engenharia Mecânica para concursos públicos

Além disso, cada aula é composta pelo livro digital (PDF) vertical e a respectiva videoaula a fim de proporcionar um processo didático completo e ao mesmo tempo objetivo a fim de aproveitar ao máximo o seu tempo.

Contamos também com o Fórum de Dúvidas para eventuais questionamentos sobre pontos específicos da matéria a fim de ajudar sempre da melhor maneira possível em seu aprendizado.

Metodologia de estudo: como estudar para Engenharia Mecânica para concursos públicos?

Percebemos ao longo dos anos de estudos e no desenvolvimento do curso que existe uma metodologia específica para ser aprovado em concursos público.

Mesmo tendo como princípio básico a subjetividade, já que cada pessoa possui um método customizado de estudo que melhor funciona para si, uma coisa é certa: a revisão é crucial!

Nesse sentido, elaborar revisões periódicas sobre os assuntos, diariamente, semanalmente e mensalmente, torna-se o grande diferencial para sua aprovação! Em várias matérias, muito conhecimento é cobrado de forma direta, além das contas!

A única forma de você memorizar todos os detalhes que cada, por exemplo, tipo de processos de usinagem possuem, é anotá-los e sempre os reler de tempos em tempos!

Além disso, para os assuntos que demandam muitas contas e fórmulas, mesmo não sendo o perfil das bancas cobrar equações que exijam grande conhecimento de Cálculo (como diferenciais e integrais, por exemplo), é bom repetir os problemas e refazer de tempos em tempos!

As questões não costumam ir muito além de cálculos mais simples, já que na hora da prova você terá um tempo limitado e, sem sombras de dúvidas, não terá acesso a calculadoras (nossa boa e velha científica ou gráfica).

Por conseguinte, ter um material de qualidade com foco nos assuntos mais cobrados atualmente, alinhado com uma metodologia pautada na revisão periódica, pode ter certeza, Estrategista, que você atingirá seu objetivo!

O material do nosso curso possui questões comentadas ao final de cada aula, o que faz com que você relembre e complemente os assuntos principais abordados ao longo da parte teórica, sendo um método eficaz de revisão e um diferencial na sua preparação!

Sempre, Estrategista, faça muita, mas muita questão comentada!

Além disso, temos nossos perfis no Instagram que, de tempos em tempos, publicamos dicas e questões comentadas a fim de lhe proporcionar a melhor experiência com os assuntos! Não deixe de nos seguir!

Prof. Felipe > @prof.canelas

Prof. Juliano > @profjulianodp 

No mais, desejamos muito sucesso em seu estudo e conte sempre conosco, pois temos a convicção de que poderemos lhe auxiliar nessa longa jornada rumo a sua aprovação!

Profs. Felipe e Juliano.

Curso de Engenharia Mecânica para concursos públicos 2020

Compartilhe:

Felipe Canella

Felipe Canella

Professor de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Formado em Engenharia de Produção com ênfase em Mecânica pelo Centro Universitário da FEI. Participante do Programa Ciências Sem Fronteiras do Governo Federal em 2013 na Western Michigan University (WMU) em Industrial and Entrepreneurial Engineering. Mestre em Ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Aprovado em cadastro resreva no concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e em 6º lugar na Câmara Municipal de Cubatão. 

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.