Artigo

ENEM – Estudar Durante o Recesso Escolar é uma Opção Sim

Olá queridos estudantes,

Eu, professor Jônatas Gonçalves (Coordenador ENEM) queria te orientar em como estudar durante o recesso escolar.

A prova do ENEM é em outubro e sei que a vida de um estudante é exaustiva, mas será que não vale a pena estudar durante o recesso escolar?

Acredito que a melhor maneira de se estudar durante o recesso é entendendo o estudo como qualquer outra atividade que você precisa realizar na sua vida. Estudar é exaustivo, quando deixamos tudo para cima da hora. Nossa falta de organização é nossa maior inimiga.

Não adianta passarmos 7 dias sem estudar nada e querer tirar o atraso em poucos dias. Como sempre o bom senso é a chave para estabelecer um novo hábito em sua vida.

Vou usar como exemplo as diversas formas de se perder peso divulgadas na internet. Muitas pessoas tentam fórmulas radicais para perder peso, mas nenhum radicalismo, mudanças de hábitos revolucionárias, tendem a ser permanentes. Se em sua vida você não consegue persistir em um projeto, pode saber que isso ocorre por dois motivos, seu imediatismo em obter resultados que são conquistados a longo prazo e sua incapacidade de lidar com frustrações.

Estudar não significa passar 8 horas por dia em cima de um livro durante 3 meses, mas sim entender que se você não é uma pessoa que estuda, não adianta começar com 8 horas diárias, que você certamente vai desistir desse projeto e o pior, dificilmente vai reconhecer que faltou estratégia em seus estudos.

Estudar não é apenas uma atitude, mas um hábito. Um aspirante a nadador não aprendeu a nadar em um dia e no dia seguinte já consegui nadar 1000 metros. Olhe como somos para entender como devemos estudar. Você nasceu andando? Claro que não. E quando começou a andar, já saiu correndo uma maratona? Certamente não. Portanto entenda que os primeiros passos para o estudo significa dar qualidade ao seu dia como um todo, com poucos minutos dedicado no primeiro dia e com o tempo, quando se sentir seguro e perceber que dá conta, você vai aumentando as horas de estudo.

Há uma razão para você passar tanto tempo na escola, em muitos casos ouvindo o mesmo assunto repetidas vezes em séries diferentes. O motivo para isso é adaptar seu cérebro de maneira progressiva ao volume de conhecimento que você terá que lidar todo dia.

O grande problema é que você pode ter quebrado essa sequência, interrompido o processo em algum momento do seus estudos. Ou por outro lado, foi cobrado por resultados que dificilmente seriam alcançados.

No ENEM é assim, você precisa organizar sua mente para ficar resolvendo um grande número de questões em um pequeno intervalo de tempo. Se não treinarmos diariamente essa condição, de forma progressiva, ficaremos sobrecarregados em cima da hora.

Comece a estudar HOJE. Comece por um texto de uma determinada matéria. Comece por uma vídeo aula por dia. Comece por uma questão por dia. E aos poucos vá aumentando o volume de informações.

Não olhe para o tanto de matéria a estudar, apenas crie o hábito de estudar.

Sabe o que mais mata no mundo? A falta de conhecimento.

O ENEM está aí e pergunto a você, o que você está fazendo com as horas do dia em que simplesmente procura nas atualizações de todas as redes sociais e nada de novo encontra? Você começa a ficar agoniado e inquieto? Agora analise quanto tempo já perdeu, em que poderia estar mexendo nas mesmas ferramentas que tanto gosta, mas procurando algo de útil.

Segunda não tem que ser o primeiro dia para seus estudos. Comece agora, seja qual dia for.

Um forte abraço

Jônatas Gonçalves

#enem #estrategiaconcursos #estrategiaenem

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Aline, o curso é direcionado a qualquer pessoa. Especialmente a você, pois a abordagem que damos ensina ao aluno só o que ele precisa. O conteúdo é muito direcionado, não há perda de tempo com assuntos desnecessários. Qualquer dúvida é só falar. Att. Jonatas Gonçalves
    Jônatas Gonçalves em 14/07/15 às 15:39
  • Oi, professor! Queria saber se seu curso é indicado para quem já saiu há alguns anos do ensino médio (como eu! rs) ou se recomendaria um curso mais intensivo e aprofundado, caso o seu seja mais de revisão. Obrigada!
    Aline em 13/07/15 às 15:14