Notícia

ENEM 2017: perdeu o aulão? Veja aqui as principais informações e baixe gratuitamente provas resolvidas!

Perdeu o aulão do Enem 2017? Veja aqui as principais informações e dicas e prepare-se para o processo seletivo

ENEM 2017Os professores do Estratégia Concursos realizaram, no dia 10 de janeiro, um aulão com a análise completa do ENEM 2017. Transmitido pelo canal youtube, ao vivo e gratuito, Daniel Reis (Biologia) e Vinícius Silva (Física) deram dicas para quem pretende se preparar para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio. A apresentação traz um histórico sobre o processo seletivo que é considerado o maior do Brasil. Os professores comentam sobre o alto índice de abstinência e explicam a importância do foco e determinação para a execução de um plano de estudos.

Antes de continuar, saiba que logo em seguinda você poderá baixar gratuitamente as últimas provas ENEM resolvidas pelos professores do Estratégia.

Outro ponto comentado foi o cronograma de 2016 e a novidade sobre o edital 2017 que será antecipado para fevereiro. A informação já foi confirmada pelo Ministério da Educação. O edital apresenta as diretrizes, procedimentos e prazos do Exame, inclusive datas das inscrições e provas.  Lembrando que, em 2016, ele foi publicado no dia 15 de abril e, em 2015, ele saiu no dia 18 de maio. Os professores do Estratégia Enem ressaltam que, a novidade, traz um ganho no planejamento de estudos, mas alertam que, a notícia, não significa que a prova será antecipada, continuando com o período de aplicação em novembro.

E você sabia que alguns concursos públicos estão substituindo os certames pelo Enem? Um exemplo disso é a Polícia Militar da Paraíba (PM/PB), que utiliza o critério de avaliação teórica do Enem desde 2013 como forma de classificação dos candidatos para as fases seguintes Outro órgão que também aderiu ao Exame foi a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), situada no município de Belo Horizonte, Minas Gerais.

A estrutura das provas do ENEM 2017 também foi destaque.  As matérias divididas entre sábado e domingo e dicas de como aproveitar melhor o seu tempo durante o certame estão no vídeo.  Para não se enrolar com as horas, eles lembram que a organização do tempo deve ser tarefa constante junto aos exercícios.

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) também integrou o aulão sobre o ENEM 2017.  A metodologia de avaliação, utilizada pelo MEC no Exame,  não contabiliza apenas o número total de acertos no teste. De acordo com o método, o item é a unidade básica de análise.  No caso da TRI, existem três parâmetros que qualificam o item: poder de discriminação, grau de dificuldade e possibilidade de acerto ao acaso, o famoso chute.  Conheça um pouco mais a teoria e como se preparar para lidar com essa metodologia.

Para este ano, é esperada algumas mudanças no ENEM 2017. Entre elas, estão as alterações no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.  Segundo a Portaria Normativa do MEC nº 2/2017, publicada no dia 5 de janeiro, no Diário Oficial da União, o Sisu agora permite ampliar as opções de peso e de notas mínimas estabelecidas pelas instituições referentes às provas do Enem para a seleção dos candidatos.  Além disso, existem especulações que a Reforma do Ensino Médio possa trazer mudanças já no ENEM 2017, bem como a possibilidade da realização das provas apenas em um dia.

Os professores do Estratégia Enem também trouxeram as principais características das provas do certame, na prática, com exemplos comentados do processo seletivo de 2016. A interdisciplinaridade e a contextualização, por exemplo, são aspectos específicos do Enem. Veja como se preparar para as questões.

E, por último, nada melhor que anotar algumas dicas para impulsionar a preparação ao ENEM 2017. A importância da motivação, como escolher o material de estudo, bem como saber montar um planejamento e técnicas que possam intensificar o desempenho do candidato estão entre as orientações dos professores no aulão do Estratégia Enem.

Cursos completos com videoaulas e aulas escritas em PDF para o ENEM 2017 aqui!

Rafaella Feliciano

[email protected]

ENEM 2017 – baixe gratuitamente as últimas provas resolvidas pelos professores do Estratégia

Você pretende se preparar para o ENEM 2017? Pensando em auxiliar na sua preparação, os professores do Estratégia ENEM resolveram disponibilizar todas as 180 questões da prova do ENEM 2016 resolvidas! Isso mesmo, são 180 questões resolvidas em um total de mais de 200 páginas, para que você tenha em mãos um material gratuito que te permitirá fazer uma excelente auto avaliação e já aprender muitos pontos exigidos pelo edital do ENEM.

Para se inscrever e receber as provas resolvidas no seu email, basta acessar:

ENEM 2017

Além de receber imediatamente as provas resolvidas do ENEM, os professores do Estratégia ENEM já estão se organizando para te enviar várias dicas de preparação, incluindo:

  • caderno com as provas dos últimos 5 anos de ENEM;
  • análise da redação do ENEM 2016;
  • análise estatística dos assuntos mais cobrados pelo ENEM em cada matéria

 Aproveito para deixar abaixo algumas dicas que nós gravamos sobre várias disciplinas no Youtube do Estratégia ENEM em 2016, para que você já comece a se preparar desde agora. Vale dizer que, no próximo ano, gravaremos dicas inéditas para ENEM 2017! Portanto, sugiro que você se inscreva no canal para acompanhar as dicas gratuitamente.

Espero que você consiga realizar uma excelente preparação. Caso queira conhecer os cursos completos do Estratégia para o ENEM 2017 em videoaulas e aulas escritas (PDF), basta acessar:

CURSOS COMPLETOS ENEM 2017

Um forte abraço.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.