Notícia

Edital PMCE – análise COMPLETA do certame!

Edital PMCE – análise completa

Fala pessoal! Foi publicado nessa terça-feira, 12/07, o tão aguardado edital PMCE (Polícia Militar do Ceará), contemplando nada menos que 4.200 vagas para Soldado. Neste artigo vamos destrinchar completamente o edital, extraindo as informações mais importantes e também apresentando uma série de dicas para que você realize uma preparação em ALTÍSSIMO NÍVEL nessa reta final! Vamos lá?

edital PMCE

O concurso será realizado pelo Instituto AOCP. Afinal de contas, que banca é essa? A AOCP vem realizando alguns concursos relevantes nos últimos tempos, como é o caso da Prefeitura de Juiz de Fora, o Ministério Público da Bahia e o Tribunal Regional do Trabalho da 5a Região. Tive o privilégio de lecionar para candidatos destes certames, o que me deu uma boa familiaridade com o estilo da banca. Em resumo, as provas da AOCP normalmente são no formato “múltipla escolha”, com cinco alternativas de resposta (sendo apenas uma correta). O estilo das questões lembra muito o de bancas mais tradicionais, em especial a Fundação Carlos Chagas (FCC). Inclusive, na parte de Raciocínio Lógico, a AOCP costuma explorar os mesmos “modelos de questão” que a FCC tanto gosta… Mas, uma surpresa: na prova da PMCE a AOCP vai inovar, “inspirando-se” no estilo da banca CESPE: as questões serão do tipo CERTO ou ERRADO, onde cada item precisa ser julgado separadamente. E será descontado 1 ponto para cada 2 itens marcados em desacordo com o gabarito oficial! Ou seja, você precisará tomar cuidado especial com os seus “chutes”, para não ser prejudicado desnecessariamente.

As inscrições podem ser feitas de 22 de Julho a 22 de Agosto pelo site da AOCP, e a prova será realizada em 25 de Setembro, conforme prevê o edital PMCE. 

Para concorrer é preciso ter, no mínimo, ensino médio completo ou curso médio/técnico equivalente.

Quanto ganha um soldado da PMCE?

O soldado da PMCE ganha inicialmente R$3.134,58 por mês.

A seleção ocorrerá em duas etapas:

  • primeira etapa: provas objetivas
  • segunda etapa: exames médicos
  • terceira etapa: curso de formação profissional, composto de avaliação psicológica, avaliação física, investigação social e a avaliação do curso de formação propriamente dita.

edital PMCE

Vale dizer que o edital PMCE define que os exames médicos, a avaliação psicológica, a avaliação física e a investigação social são apenas eliminatórios (você pode ser eliminado do concurso, mas se for aprovado eles não interferem na sua classificação). As etapas que realmente contam para efeitos de classificação final (posição) são as provas objetivas e a avaliação do curso de formação propriamente dita.Como disse anteriormente, são 4.200 vagas ao todo! Veja que elas estão distribuídas entre 3 turmas para o curso de formação:

edital PMCE

Embora essas sejam as vagas, veja que a quantidade de pessoas que serão convocadas para participar das demais fases do concurso é maior:

edital PMCE

Dentre os requisitos para concorrer a uma vaga, vale observar o seguinte:

  • não existem vagas reservadas para pessoas com deficiência
  • a idade não pode ser superior a 30 anos (na data de inscrição no concurso)
  • a idade mínima é de 18 anos (na data de inscrição no curso de formação)
  • a altura mínima é de 1,62m para homens e 1,57m para mulheres

******** CONHEÇA NOSSOS CURSOS COMPLETOS EM PDF, VÍDEOS E COM FÓRUM DE DÚVIDAS PARA A PM/CE CLICANDO AQUI *******

As provas objetivas ocorrerão somente na cidade de Fortaleza/CE, bem como as demais etapas do concurso. Veja abaixo a composição das provas objetivas:

edital PM CE

Repare que todas as questões tem o mesmo peso (1,0), de modo que as diferenças de pesos entre as matérias podem ser vistas diretamente na quantidade de questões de cada uma. Note a importância elevadíssima dos conhecimentos específicos, que representam metade (50%) dos pontos disponíveis! De qualquer forma, em uma prova como essa não é recomendável deixar nenhuma matéria de lado, afinal a concorrência é muito forte. Note, por exemplo, que as minhas disciplinas (matemática e raciocínio lógico) são responsáveis por 15 das 120 questões, ou seja, 12,5% dos pontos disponíveis. Ter um bom desempenho nessas matérias pode te fazer subir MUITAS posições na classificação final! Principalmente porque MUITA GENTE VAI MAL nas matérias de exatas. Portanto, fica uma dica: priorize as matérias com maior peso (principalmente os conhecimentos específicos), mas não menospreze nenhuma disciplina no seu planejamento de estudos!

Vale a pena notar que a pontuação para não ser eliminado sumariamente é de pelo menos:

  • 15 pontos na soma dos cadernos de Português, Atualidades Matemática, Raciocínio Lógico e Informática;
  • 24 pontos no caderno de Conhecimentos Específicos
  • 60 pontos ao todo.

Como serão os testes de aptidão física previstos no edital PMCE?

Em síntese, os HOMENS terão que fazer pelo menos 3 flexões na barra fixa, 35 abdominais, e correr 2.300 metros em 12 minutos. As MULHERES terão que permanecer por 8 segundos na posição de flexão estática (na barra fixa), fazer 28 abdominais, e correr 1.900 metros em 12 minutos. Cada teste pode ser realizado em até DUAS tentativas, com exceção da corrida (apenas uma tentativa).

******** CONHEÇA NOSSOS CURSOS COMPLETOS EM PDF, VÍDEOS E COM FÓRUM DE DÚVIDAS PARA A PM/CE CLICANDO AQUI *******

E aí, animados para enfrentar esse desafio imposto pelo edital PMCE e se tornar um Soldado da Polícia Militar do Ceará? Espero que sim! Conte conosco para auxiliar sua preparação. Sugiro que você conheça os nossos cursos COMPLETOS no formato escrito (PDF) e também com vídeo-aulas. Esses cursos também possuem um fórum de dúvidas onde você pode entrar em contato direto com o professor para sanar qualquer problema ao longo do curso. Ah, e vale dizer que os cursos possuem GARANTIA DE SATISFAÇÃO! Isto mesmo: ao adquirir o curso, você pode em até 30 dias nos informar que não gostou e quer o seu dinheiro de volta – nos reembolsamos integralmente. Fazemos isso porque realmente confiamos que o nosso produto é o melhor do mercado para a sua preparação para o próximo concurso da PM/CE!

Vou ficando por aqui. Qualquer dúvida nos escreva!

edital PMCE

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • tenho 35 anos posso participar?
    reinaldo em 14/07/16 às 22:32
  • Vou sair de Minas Gerais pra ir fazer o concurso ai no ceara.
    Marcus Vinicius de Jesus Costa em 14/07/16 às 21:05
  • E quem tem 19 mais só mede 1,50 não pode fazer a prova
    Ritakelly em 14/07/16 às 20:35
  • Iluminai-nos senhor, para que possamos bater de frente e à altura com esse desafio! Vou fazer o concurso e desejo boa sorte a todas as outras pessoas que também irão fazer, pois não somos adversários e sim companheiros dessa jornada para o sucesso ! Boa sorte pessoal ! Que venha a vitória ! #PmceSonho #DeusNoComando!
    Pedro Draxler em 13/07/16 às 21:46
  • muito bom saber vou com messar a estudar a parti de agora so tenho 27 anos vou mim prepara bem ainda tem dois meses obg por as informaçaos.
    FLAVIO em 13/07/16 às 17:31
  • caro aluno, entendo que não. Algumas pessoas interpretam que você pode ter 30 anos e alguns meses, o que não pode é ter 31 anos. Mas é bom tirar essa dúvida com a banca.
    Coordenação em 13/07/16 às 13:54
  • Faremos um aulão gratuito na sexta-feira à noite Erivanio. Acompanhe por aqui, ok?
    Coordenação em 13/07/16 às 13:53
  • 4.1.7 Ter, na data de inscrição no Curso de Formação para o qual foi convocado, idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos e, no primeiro dia de inscrição do concurso, idade inferior a 30 (trinta) anos; Do edital. Conforme mensagem votada em maio deste ano na AL/CE e já consta alteração na legislação da PMCE, não mais a idade limite de 30 anos é na inscrição no Curso de formação mas na matrícula no concurso. Isto foi feito para beneficiar quem passava no concurso com idade permitida mas porém quando era chamado não mais tinha a idade. Fiquei na expectativa de edital sair e abrir até o dia 12 de maio pois fiz 30 anos dia 15.05 deste ano.
    Sandro Cipriano Farias em 13/07/16 às 12:29
  • Ok ,Gostaria de saber sobre o assunto da prova ?? Já q ē pouco tempo pra estudar entt deveria divulga logo !! .. Obg pela a tencao
    Erivanio Rodrigues rosa em 13/07/16 às 12:26
  • Esse requisito de ter menos de 30 anos no primeiro dia de inscrição foi terrível, pois no meu caso completei 30 no dia 23/06 por menos de um mês estou impedido! Era para ser considerado o ano e o requisito ser o de ter no máximo trinta anos de idade, como na maioria dos editais.
    Adriano em 13/07/16 às 12:16
  • ta de parabéns voces desse site
    rafael dias em 13/07/16 às 11:51
  • cara eu nao estou acreditando que nao vou poder concorrer em um concurso por conta da minha idade!
    washingtin em 13/07/16 às 11:29
  • completei 30 anos 05/2016. vou poder me escrever ?
    washingtin em 13/07/16 às 11:25
  • Eu tenho 30 anos, posso fazer o concurso. Pois completo 31 anos em Janeiro.
    Bruno Silva em 13/07/16 às 11:00