Artigo

XXVII Exame de Ordem: último dia para se inscrever; 1ª fase ocorre em novembro

Conheça todas as regras do Edital OAB e saiba como se inscrever no XXVII Exame de Ordem

Estão terminando as inscrições para o XXVII Exame de Ordem da OAB! O prazo  se encerra às 17h de hoje28 de setembro de 2018 no site da FGV  dedicado ao Exame.

O valor da taxa e inscrições foi fixado em R$ 260,00 e pode ser pago até o dia 25 de outubro, data limite também para a emissão da 2ª via do boleto.

O Exame de Ordem conta com duas fases, que serão aplicadas, respectivamente, nos dias 18 de novembro  de 2018 e 20 de janeiro de 2019

Confira aqui as principais regras do Exame de Ordem.

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever os bacharéis em Direito, ainda que pendente a colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada.

Além disso, também estão autorizados a se inscreverem os estudantes de Direito que comprovem estar cursando os últimos dois semestres do bacharelado.

Os portadores de diploma estrangeiro poderão se inscrever no exame, desde que tenham concluído o procedimento de revalidação até a data limite para o pagamento da taxa de inscrição.

O candidato prestará o exame no local do Conselho Seccional da OAB onde concluiu o curso de graduação em Direito, ou em seu domicílio eleitoral.

Escolha da área profissional

É no ato de inscrição que os candidatos escolhem a área de concentração de sua prova prático-profissional. Os candidatos poderão optar entre sete ramos do Direito:

a) Direito Administrativo;
b) Direito Civil;
c) Direito Constitucional;
d) Direito do Trabalho;
e) Direito Empresarial;
f) Direito Penal;
g) Direito Tributário.

As provas

O Exame de Ordem é composto por duas fases, ambas de caráter eliminatório. A duração máxima das provas é de 5 horas. Confira em detalhe a organização do Exame nos quadros abaixo:

1ª Fase

xxvi exame de ordem

A Primeira Fase consiste em uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha com quatro alternativas.

Cada questão vale 1 ponto, totalizando 80 pontos.

Serão habilitados para as provas prático-profissionais os candidatos que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 50% do total de pontos da prova, o que significa acertar 40 questões.

Lembre-se: na Prova Objetiva não é permitida a consulta a nenhuma forma de material.

Cursos para o Exame da OAB

2ª Fase

A prova prático-profissional terá um valor total de 10 pontos. Ela será composta por uma peça processual, valendo 5 pontos e por quatro questões discursivas, com o valor de 1,25 ponto cada.

Tanto a peça processual quanto as questões discursivas versarão sobre conteúdos inerentes à área do Direito elegida pelo candidato no ato da inscrição.

Lembre-se: é permitido o uso de legislação não comentada, não anotada ou comparada.  Confira aqui a lista dos materiais permitidos e proibidos no último Exame da OAB.

Será considerado aprovado o candidato que obtiver a nota mínima de 6 pontos na prova prático-profissional.

A repescagem

Caso o examinando não logre a aprovação na 2ª Fase, é possível reaproveitar o resultado da prova objetiva para a realização da prova prático-profissional do Exame imediatamente subsequente, mediante o pagamento da taxa de inscrição correspondente

A OAB sempre divulga um edital complementar com todos os detalhes para que os candidatos nessas condições possam se inscrever. A sua publicação será feita no dia 17 de outubro de 2018. O valor da taxa de inscrição é de R$ 130. 

Os examinandos poderão, no ato de inscrição, atualizar seus dados cadastrais. Isso inclui tanto a escolha do local de prova quanto da área da prova prático-profissional.

Importante: nos casos de reaproveitamento do resultado da Primeira Fase, os candidatos devem se inscrever nas datas previstas pelo edital complementar e não no período normal de inscrições.

Conheça todos os detalhes da repescagem no Exame da OAB clicando aqui.

Cursos para o Exame da OAB

Datas importantes

Inscrições:  das 17h de 18/09/2018 às 17h de 28/09/2018

Pagamento da taxa: 25/10/2018

Edital de repescagem: 17/10/2018

1ª Fase: 18/11/2018

Resultado preliminar da 1ª Fase: 03/12/2018

Resultado definitivo da 1ª Fase:  18/12/2018

2ª Fase:  20/01/2019

Resultado preliminar da 2ª Fase: 12/02/2019

Resultado definitivo da 2ªFase: 26/02/2019

Clique aqui para baixar o edital do XXVII Exame de Ordem.

Plano de Estudos para o XXVII Exame de Ordem

Muitos examinandos têm dificuldade de organizar os estudos para a 1ª fase do Exame da OAB. São 17 disciplinas para serem estudadas em aproximadamente dois meses, contando da data de publicação do edital.

Para ser aprovado é fundamental que você estude corretamente, com foco no seu objetivo: acertar 40 questões!

Uma preparação de alto rendimento exige que você estude com um plano de estudos, elaborado em ciclos e com revisões periódicas.

A fim de ajudá-los, a equipe do Estratégia OAB preparou um plano de estudos exclusivo para a primeira fase do  XXVII Exame de Ordem.

Clique aqui para baixar o PDF

Curso OAB 1ª fase – XXVII Exame de Ordem

Pensando na sua preparação, o Estratégia OAB vai lançar mais uma edição do nosso curso intensivo para a 1ª fase, desta vez focado no XXVII Exame de Ordem. Até a véspera da prova, que acontece no dia 18 de novembro de 2018, você vai poder aproveitar uma série de aulas gratuitas, transmitidas ao vivo, para deixar você bem condicionado para a prova objetiva.

Quer saber mais sobre o curso e conferir toda a nossa programação? Clique na imagem abaixo e confira:

aulas gratuitas para o exame de ordem

Inscreva-se para o 1º Simulado OAB

Para que você possa testar seus conhecimentos  e se condicionar para a 1ª fase, o Estratégia OAB preparou três simulados gratuitos com correção ao vivo, com questões inéditas elaboradas no modelo das provas da FGV. Assim, você ficar cada vez mais preparado para enfrentar a prova decisiva em novembro.

Quer participar? O 1º Simulado OAB ocorre no dia 29 de setembro, a partir das 8h:30min (horário de Brasília). Confirme sua presença clicando no botão abaixo:

Materiais gratuitos para a sua preparação

Plano de Estudos OAB 1ª Fase (XXVII Exame de Ordem) – Clique aqui!

Estatuto da OAB Atualizado e Esquematizado para o Exame de Ordem e Concursos Públicos – Clique aqui!

100 dicas para a OAB – Clique aqui!

Simulados OAB (XXVI Exame)

Simulado 1 – PDF | GabaritoCorreção

Simulado 2 – PDF | Gabarito | Prova comentada | Correção

Simulado 3 – PDF | Gabarito | Prova comentada | Correção

Cursos para o Exame de Ordem

Conheça nossos Cursos Preparatórios para o Exame da OAB.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • queria deixar os meus sinceros agradecimentos a equipe do Estratégia CONCURSOS especialmente ao professor Bruno Klipell de direito do trabalho graças as suas aulas consegui ser aprovado no XXVI exame de ORDEM
    AUGUSTO JOSÉ DA SILVA em 05/11/18 às 07:52
  • Burocracia extrema em um País que diz em DEMOCRACIA..., Sistema de inscrição via Internet que sempre tem problemas em acessos em face da alta demanda..Internet ajuda muito é claro..Porém, muitas das vezes causa a tal ansiedade (estresse) nas pessoas. LAMENTÁVEL. Todos os cidadãos possuem o CPF...bastava apenas inserir no sistema para inscrição e pronto, emitir o boleta da taxa de inscrição.. Nesse País tudo é complicado.. O Prazo de inscrição estabelecido de 18/9 a 28/9/2018 para a XXVII EXAME DA OAB.. Que chato hein..curto prazo para os candidatos se preparar, haja visto as correrias do dia a dia entre outros percalços da vida.
    PAULO SERGIO DE MORAES em 29/09/18 às 11:30
  • Agradeço, imensamente, equipe Estratégia pelas aulas gratuitas e assim proporcionar aqueles que não possuem condições econômicas de pagarem o pacote de aulas, meu caso. Passei na 1ª fase do exame XXV da OAB assistindo as videos aulas gratuitas do youtube, infelizmente não consegui na 2ª fase, aqui estou novamente buscando a tão sonhada vermelhinha. Obrigada professores!.
    MARCIA HELENA DA SILVA em 20/09/18 às 14:15
  • EU SO TENHO AGRADECER, PELA SOLIDARIEDADE DE TODOS VOCÊS, POR ESTAREM SEMPRE DANDO OPORTUNIDADE, PARA NÓS CARENTES, QUE NÃO TEMOS RECURSOS FINANCEIRO, PARA PAGAR O CURSO, E O CORAÇÃO DE TODOS É IMENSO, SEMPRE DISPONDO AULAS GRATUITAS, PARA ASSISTIRMOS. SOU IMENSAMENTE GRATA POR TUDO.
    ROSILDA DA SILVA SABEL em 18/09/18 às 21:51