Notícia

Edital do Concurso SEDF é publicado com 1.170 vagas para professor e outros cargos, e remuneração superior a 5 mil reais.

CONCURSO SEDFEDITAL DO CONCURSO SEDF (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DF) FOI PUBLICADO COM 1.170 VAGAS PARA PROFESSOR E OUTROS CARGOS, E REMUNERAÇÃO SUPERIOR A R$5.000,00. 

Na véspera do dia do professor, 14 de Outubro, foi publicada edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal divulgando o edital da Secretaria de Educação do DF (Concurso SEDF) para os cargos de Professor de diversas áreas, bem como para os cargos de Analista, Técnico e Monitor de Gestão Educacional. Ao todo são 1.170 vagas distribuídas entre várias especialidades, sendo que aquelas com maior número de vagas são as seguintes:

edital concurso sedf

Concurso SEDF – vagas, carga horária, remuneração e taxa de inscrição

Na tabela acima também se encontram os valores das remunerações, carga horária de trabalho semanal e taxas de inscrição para os diversos cargos. As provas serão realizadas em 22 de Janeiro de 2017 para Professor DF, e em 29 de Janeiro para os demais cargos. Além das vagas na tabela, será formado um amplo cadastro de reserva. Como este concurso terá validade 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período, é provável que sejam chamados bem mais candidatos que o número de vagas previstas.

De acordo com o edital, os aprovados serão lotados em uma das Sedes Administrativas, das Coordenações Regionais de Ensino, ou das Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF).  

Neste concurso SEDF serão aplicadas provas objetivas para todos os cargos. Além disso, quem ser que se tornar um Professor DF precisará enfrentar provas discursivas e também provas de títulos. A tabela abaixo reflete a composição das provas para os cargos de nível médio e de nível superior:

concurso sedf professor

As disciplinas exigidas nas provas de conhecimentos básicos serão as seguintes:

  • Língua Portuguesa;
  • LODF – Lei Orgânica do Distrito Federal;
  •  Direito Administrativo;
  • Bases legais e temas da educação nacional e distrital;
  • Atualidades (esta disciplina será exigida somente nas provas discursivas).

Foi criada ainda uma prova de “conhecimentos complementares”, que faz parte da prova objetiva. Ela será exigida para os cargos de nível superior, e cobrará a disciplina de Legislação Específica. Para os cargos de Professor DF, também serão exigidas a disciplina sobre Temas Educacionais e Pedagógicos.

Cada cargo de professor tem ainda suas disciplinas específicas. Nesta parte específica será cobrado o conhecimento técnico na respectiva área e, também, conhecimentos relacionados com pedagogia e educação. O cargo com maior número de vagas (professor de atividades) terá a seguinte composição em sua prova específica:

  • Fundamentos e bases legais da educação;
  • Currículo e produção do conhecimento;
  • Processo de ensino-aprendizagem.

A prova será organizada pela banca Cespe. Cada item deve ser julgado como CERTO ou ERRADO. Vale dizer que, de acordo com o edital, aqueles itens que o candidato errar (marcar em desacordo com o gabarito oficial) terão pontuação de 1 ponto negativo, de modo que eles “anulam” itens que o candidato acertar, pois cada item marcado corretamente corresponde a 1 ponto positivo. Questões deixadas em branco ou com dupla marcação (quando o candidato preenche a mesma questão como certa e errada) serão anuladas, não contando pontuação positiva nem negativa.

O Estratégia Concursos realizou, um dia após a publicação do edital, uma aula de Análise do Edital SEDF, onde os professores Fernanda Lima e Fabiana Firmino (servidora da SEDF) dissecaram o edital e trouxeram várias informações relevantes para os candidatos. A reprise desta análise pode ser conferida abaixo. Vale dizer que, na sequência da análise, os professores deram aulas sobre conteúdos exigidos no edital SEDF, para que os candidatos já iniciem os seus estudos. 

Confira o EDITAL SEDF

Assessoria de Comunicação

[email protected] 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Somente na convocação.

    Coordenação em 07/04/17 às 16:54
  • Na prova de títulos de ensino médio, é a hora de apresentar o diploma do ensino médio, ou isso é só quando eles convocarem para assumir?
    Laís Mendes em 07/04/17 às 13:14