Edital AGU 2018: banca organizadora divulga nova data das provas
Coordenação

Edital AGU 2018: após reunião, Idecan e comissão interna divulgam nova data de realização das provas do certame

Nesta quarta-feira, 12, a Advocacia-Geral da União publicou em seu site oficial  a confirmação das novas datas de realização das provas do concurso. A nova data para a realização das provas foi definida para dia 27 de janeiro de 2019.

Os candidatos aos cargos de Administrador, Arquivista, Contador e Técnico em Assuntos Educacionais farão as provas pelo período matutino, enquanto as provas para o cargo de Técnico em Comunicação Social serão aplicadas no período vespertino.

Vale mencionar que os exames para os cargos de Analista Técnico-Administrativo e Bibliotecário não precisarão ser reaplicados.

As datas do Concurso AGU foram alteradas após a Polícia Civil do Distrito Federal iniciar uma investigação em consequência de denúncias realizadas pelos candidatos ao certame da AGU. Os denunciantes notaram que um dos pacotes de provas estava violado.

De acordo com as informações divulgadas pelo jornal G1, os candidatos informaram que havia, em um dos pacotes de prova, um rasgo considerável (aproximadamente 15 cm) e um dos cadernos de prova, de cor azul, estava com um “vinco”.

No mesmo dia, 10 de dezembro, a AGU divulgou um comunicado informando que as provas do concurso aplicadas para cinco cargos no domingo, (9), foram canceladas e seriam remarcadas. Isso por conta dos atrasos na entrega dos malotes de provas, nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Cuiabá, Florianópolis e São Luís.

O certame contou com quase 60 mil inscritos para 100 vagas em Nível Médio e Superior, uma concorrência de aproximante 683 candidatos por vaga.

Edital AGU sofreu retificações

Em novembro, o edital do concurso da Advocacia Geral da União, AGU, sofreu uma nova retificação. A alteração publicada no Diário Oficial da União suprime uma matéria que fazia parte do conteúdo programático para a área de contabilidade.

Com a alteração, o conteúdo “Princípios fundamentais da contabilidade” não será mais cobrado nas provas do certame. Abaixo você confere a retificação na íntegra:

edital agu 2018

Anteriormente ao edital, já houve algumas modificações no requisito e na carga horária para o cargo de Técnico em Comunicação Social, passa também a exigir habilitação em Jornalismo. A carga horária semanal terá 25, e não 40 horas semanais, como foi divulgado no edital de abertura.

As vagas ofertadas, no edital AGU, serão distribuídas da seguinte maneira: Administrador (48 vagas), Analista Técnico Administrativo (10), Arquivista (02), Bibliotecário (01), Contador (32), Técnico em Assuntos Educacionais (02) e Técnico em Comunicação Social (05), com inicial de R$ 6.203,34.

Cargos Ofertados

Administrador – 48 vagas
Analista Técnico Administrativo – 10 vagas
Arquivista – 02 vagas
Bibliotecário – 01 vaga
Contador – 32 vagas
Técnico em Assuntos Educacionais – 02 vagas
Técnico em Comunicação Social – 05 vagas

Abaixo, você conferirá as etapas do concurso e o que será cobrado nas provas…

Etapas do Concurso AGU

Os candidatos do concurso serão submetidos a duas provas objetivas e uma discursiva. As provas devem ser aplicadas no dia 9 de dezembro nos dois turnos, sendo:

Manhã: Administrador, Arquivista, Contador e Técnico em assuntos educacionais
Tarde:Analista – Técnico Administrativo, Bibliotecário e Técnico em Comunicação Social

As provas objetivas e discursivas serão realizadas nas capitais dos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal, devendo o candidato optar pela cidade onde deseja realizar as provas no ato da inscrição.

O que vai ser cobrado?

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de 60 questões. As provas abordarão conhecimentos básicos e específicos; respectivamente.

Administrador e Analista Técnico Administrativo

Noções de direitos: Constitucional, Administrativo e Penal; Administração Pública; Administração Financeira e Orçamentária; Gestão de Pessoas; Aprendizagem Organizacional; Ética e Conduta Pública; Legislação Relativa à AGU e Legislação de Inclusão e Acessibilidade.

Arquivista

Noções de direitos: Constitucional e Administrativo;  Administração Pública; Arquivologia;  Ética e Conduta Pública; Legislação Relativa à AGU e Legislação de Inclusão e Acessibilidade.

Bibliotecário

Noções de direitos: Constitucional e Administrativo;  Administração Pública; Biblioteconomia;  Ética e Conduta Pública; Legislação Relativa à AGU e Legislação de Inclusão e Acessibilidade.

Contador

Noções de direitos: Constitucional e Administrativo; Administração Financeira e Orçamentária; Contabilidade; Técnicas de Controle; Matemática Financeira; Ética e Conduta Pública; Legislação Relativa à AGU e Legislação de Inclusão e Acessibilidade.

Técnico em Comunicação Social

Noções de direitos: Constitucional e Administrativo;  Legislação de Comunicação Social; Ética e Conduta Pública; Legislação Relativa à AGU e Legislação de Inclusão e Acessibilidade.

Técnico em Assuntos Educacionais

Noções de direitos: Constitucional e Administrativo;  Administração Pública; Administração Financeira e Orçamentária; Gestão de Pessoas; Aprendizagem Organizacional; Fundamentos da Educação; Educação Corporativa; Ética e Conduta Pública; Legislação Relativa à AGU e Legislação de Inclusão e Acessibilidade.

Confira nas imagens a seguir as disciplinas cobradas em cada prova:

Nota de corte do último concurso AGU

Umas das informações mais relevantes na preparação para um concurso, é a nota de corte do certame anterior. Por isso, nossa equipe fez um levantamento dessas notas no concurso de 2015, que variaram entre 43 e 57 pontos.

Na tabela abaixo, você conferirá as notas de corte, o número de convocados por cada cargo e a porcentagem necessária para ser aprovado naquela ocasião:

edital concurso agu

Prova Discursiva

Na prova discursiva, também de caráter eliminatório e classificatório, o candidato deverá compor uma dissertação, que valerá, no máximo, 20 pontos.

Serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem o percentual mínimo de 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento nos pontos da referida prova.

Será atribuída nota ZERO ao candidato que:
a) não observar as orientações presentes no caderno de questões;
b) contiver identificação fora do local apropriado;
c) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos);
d) estiver em branco;
e) fugir à modalidade de texto solicitada e/ou ao tema proposto;
f) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
g) for escrita a lápis, em parte ou em sua totalidade;
h) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível; e
i) apresentar texto escrito com expressões injuriantes, discriminatórias ou abusivas

Você conferirá, na imagem a seguir, os critérios de avaliação desta etapa:

 

Cursos Pós-Edital AGU

Gostou dessa oportunidade e deseja preparar-se para este concurso? Esteja mais preparado com nossos cursos. Acompanhe as novidades!

CURSOS PARA CONCURSO AGU

 

Ficha técnica edital AGU

♦Informações do Edital Concurso AGU 2018

►Data da prova: 09 de dezembro
Vagas: 100
Remuneração inicial: R$ 6.203,43 
Banca: IDECAN
Escolaridade: Nível superior

Edital Concurso AGU
Edital Retificado AGU

Fernanda Brito
Ascom Estratégia
[email protected]


Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no ícone abaixo

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Compartilhe:

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.