Artigo

Dúvida: conteúdo datado de Atualidades no edital e provas adiadas, como estudar?

Olá,
Algumas bancas de concursos públicos colocam no edital um período específico sobre o qual serão cobrados conhecimentos de Atualidades.

Vejamos o exemplo do concurso público da Câmara Municipal de Santos:

ATUALIDADES: Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, divulgados na mídia local e/ou nacional, veiculados nos últimos seis meses anteriores à data da prova.

A prova estava marcada para o dia 26/04, mas foi temporariamente suspensa como medida de contenção à proliferação da “COVID-19” (Coronavírus). A banca informou em comunicado oficial que as decisões sobre a retomada das demais etapas do certame serão divulgadas em data oportuna, de forma oficial.

Ou seja, não há uma nova data para a prova. Pelo edital, os candidatos teriam que estudar fatos ocorridos entre 26/10/2019 a 25/04/2020. Até que o edital venha a ser retificado é este período que está valendo. Por que qualquer retificação de conteúdo a ser estudado, tem que ser por meio de edital retificativo. Só podem ser cobrado os conteúdos descritos no edital. Mas pode ocorrer de quando a prova for marcada novamente, de que este período venha a ser alterado. Escrevi pode, não afirmei nada. Pode continuar tudo como estava, também.

Por isso, recomendo fortemente que você fique acompanhando pelo site da organizadora do seu concurso sobre retificações no edital. Em caso de dúvidas vocês podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato da banca organizadora. Procurem no edital, ali tem as informações de email e telefone para contato.

Por fim, siga estudando Atualidades, é uma disciplina que se estuda diariamente. Não espere a data da prova ser marcada novamente para voltar a estudar Atualidades. Já venceu todos os conteúdos da disciplina no seu curso? Siga assistindo as nossas aulas mensais de Retrospectiva de Atualidades e lendo as notícias disponibilizadas. Depois, faça e corrija o simulado mensal de Atualidades disponibilizado no seu curso.

Outro exemplo é o concurso público da Prefeitura Municipal de Ilhabela, banca Vunesp. Em Atualidades está escrito o seguinte: Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir de setembro de 2019, divulgados na mídia local e/ou nacional.

A prova seria aplicada em 19/04/2020, mas também foi adiada com data a ser remarcada oportunamente. Nesse caso, só tem uma data inicial, mas não uma data final de até quando estudar fatos da Atualidade.

Siga estudando normalmente Atualidades, estudando os conteúdos do curso e pelas aulas da Retrospectiva Mensal de Atualidades e resolvendo as questões do simulados mensais de Atualidades.

Também valem as mesmas recomendações feitas anteriormente, acompanhe pelo site da organizadora do seu concurso sobre retificações no edital e se necessitar, entre em contato com a organizadora do concurso.

Bons estudos!

Leandro Signori

Sigam-me nas redes sociais. Telegram: https://t.me/profleandrosignori, ou procure por profleandrosignori. Instagram: @profleandrosignori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ótimo conteúdo, estou acompanhando as retorspectivas e isso tem me ajudado muito, obrigada!
    Thalita em 20/10/20 às 09:03