Artigo

DPU – Atendimento e Processos – Cargo 11

Pessoal,
Analisei a prova do Cargo 11 para o DPU 2016 e encontrei algumas possibilidade de recursos:

1) Q92 “O gestor de processos, no âmbito da administração pública,
deve dar atenção especial àqueles que ultrapassam as fronteiras
da instituição, como ocorre geralmente na execução de
políticas públicas.”
GABARITO PRELIMINAR: Certo.
Vejo a possibilidade de recursos solicitando anulação da questão, pois na gestão de processos todos os processos são considerados importantes. Além disso, a questão pareceu buscar apontar para os processos finalisticos da organização, mas muitos deles interagem com o ambiente externo da instituição pela entrega de produtos e serviços ao ambiente, não sendo possível dizer que o próprio processo ultrapassa as fronteiras organizacionais. Por falta de clareza na redação, sugiro a busca da anulação.

2) Q105 “A formação de equipes nem sempre progride sem turbulências,
o que pode gerar discussões entendidas como destrutivas.”
GABARITO PRELIMINAR: Errado.
A formação de equipes pressupõe a formação de um grupo de pessoas e o ganho posterior de sinergias positivas de trabalho, indo além da simples troca de informações. Com isso, percebe-se que sua formação sempre passará pela etapa de tormenta, onde haverão várias turbulências e disputas de poder. Nem toda turbulência é destrutiva, mas é certo que muitos conflitos surgem nessa etapa, e existe a possibilidade de que estes sejam destrutivos. Como a questão fala na mera possibilidade (“pode gerar”), é possível tentar a inversão de gabarito para “Certo”.
Abraço!
Prof. Carlos Xavier

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Prof. Carlos! Por favor, podes comentar as questões de comportamento organizacional (6 questões)? Obrigada! Forte abraço.
    Natacha Cordeiro em 28/01/16 às 10:43
  • Perfeito o seu comentário professor!!! Seguí o seu raciocínio na questão 105 e marquei a alternativa como correta. Também vejo recurso na Q 114: A gestão de pessoas pode ser conceituada como uma estratégia de levar as pessoas a contribuírem para o aumento da competitividade e a capacidade de aprendizagem nas organizações. Item correto pelo Cespe. Porém, no meu entender é um conceito de gestão de processos!!! Obrigada professor!!!!
    Adriana em 27/01/16 às 18:38
  • Correção: Gestão de Pessoas
    Gabriel Caroccia em 27/01/16 às 14:46
  • Suas aulas sobre atendimento ao público e gestão de processos foram ótimas, professor Carlos! Concordo plenamente com você sobre a questão 105 (no meu caderno) que fala de turbulências na formação de equipes. Está clara que está certa, pois aprendi com você que é uma das fases da formação de equipes e pode gerar discussões destrutivas. Mas sobre a questão 92, do gestor de processos, eu entendo que está realmente correta, o examinador retirou as mesmas palavras de um guia de gestão de processos do GESPUBLICA, que achei pelo Google. Também encontrei problemas em mais três questões de atendimento e em duas de Gestão de Processos. Abraços e muito obrigado pelas aulas!
    Gabriel Caroccia em 27/01/16 às 14:45