Artigo

DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA – SEFA PA

Confira neste artigo um resumo sobre os principais tópicos da NBC TA 230 – Documentação de Auditoria, assunto imprescindível para quem vem estudando para o concurso da SEFA PARÁ.

Documentação de Auditoria
Figura 1 – Papéis de Trabalho para o concurso da SEFA PA

A SEFA PA (Secretaria da Fazenda do Estado do Pará) divulgou o edital para o concurso de Auditor Fiscal e Fiscal de Receitas. Para Auditor serão ofertadas 38 vagas imediatas mais 112 de CR, enquanto que para Fiscal de Receitas serão ofertadas 10 vagas imediatas mais 40 de CR. 

Em ambos os cargos os regimes de trabalho são de 30 horas semanais, com remuneração inicial de R$15.076,58 para Auditor e R$11.910,51 para Fiscal de Receitas. Nada mal não é mesmo? 

A finalidade deste artigo é auxiliar você concurseiro que vem se preparando para essa prova de alto nível. 

Segue o roteiro deste artigo:

  1.     Natureza e Finalidade da Documentação de Auditoria
  2.     Forma, Conteúdo e Extensão da Documentação de Auditoria
  3.     Montagem do Arquivo de Auditoria

1.   NATUREZA E FINALIDADE DA DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA

1.1 Natureza da Documentação 

Primeiramente precisamos entender a definição de papéis de trabalho / documentação de auditoria. Basicamente a documentação de auditoria é o registro das evidências de auditoria obtidas, dos procedimentos realizados e conclusões concebidas pelo auditor. 

Vale destacar que a documentação não se limita apenas aos papéis elaborados pelo próprio auditor, mas podem incluir outros tipos de registros, como por exemplo atas de assembleias e minutas de reuniões elaboradas pelo pessoal da entidade auditada. 

O auditor, ao elaborar esses papéis, tem por finalidade primordial fornecer evidências da base utilizadas para sua conclusão, assim como para demonstrar que a auditoria foi devidamente planejada e executada conforme as normas de auditoria exigidas. Portanto, os principais objetivos da documentação de auditoria são:

  1. Evidenciar que o trabalho conduzido pelo auditor cumpriu com as exigências legais;
  2. Respaldar as conclusões obtidas; 

1.2 Finalidades da Documentação de Auditoria – SEFA PA

A NBC TA 230 elenca algumas finalidades adicionais dos papéis de trabalho, dentre elas podemos destacar:

  •       Assistir a equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria;
  •     Permitir que a equipe que realizou o trabalho de auditoria possa ser responsabilizada;
  •     Ajudar os membros responsáveis pela verificação da qualidade do trabalho através de inspeções de qualidade;
  •       Garantir que a direção da firma de auditoria possa realizar a supervisão e revisão do trabalho;
  •       Manter registros das auditorias realizadas para futuros trabalhos;
  •       Possibilitar a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais; 

Várias bancas de concurso já cobraram questões acerca desses tópicos acima, muitas vezes de forma literal. Portanto, não deixe de gravá-los para o concurso da SEFA PA! 

Segue abaixo uma questão cobrada pela FCC:

(SEFAZ BA 2019) De acordo com a NBC TA 230 (R1), a documentação de auditoria, também conhecida como papéis de trabalho,

I. permite a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.

II. fornece evidência da base do auditor para uma conclusão quanto ao cumprimento do objetivo global do auditor.

III. permite que a equipe de trabalho possa ser exonerada de responsabilidade por seu trabalho, quando as conclusões apresentadas tiverem tido a participação de mais de um especialista do auditor.

IV. fornece evidência de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis.

Está correto o que se afirma APENAS em

a)    II e IV

b)    I, II e IV

c)    II e III

d)    I e III

Veja que dentre os itens da questão, apenas o item III está incorreto. Portanto, a resposta dessa questão é a letra “b”

2.   FORMA, CONTEÚDO E EXTENSÃO

Quando o auditor prepara a documentação de auditoria, ele deve fazer de modo que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria em questão, consiga entender a natureza, a época e a extensão dos procedimentos executados, assim como os resultados e as evidências obtidas através do trabalho. 

Mas quem seria esse auditor experiente que a norma cita? De acordo com a própria NBC TA 230, auditor experiente é aquele que possui experiência prática de auditoria e conhecimento razoável de: 

  •       Processos de Auditoria;
  •       Exigências legais de auditoria;
  •       Ambiente de negócio em que a entidade opera;
  •       Assuntos relevantes de auditoria de acordo com o setor de atividade da entidade;

Portanto, ao elaborar os papéis de trabalho de auditoria, o auditor deve se preocupar com a organização, detalhes essenciais, escopo, clareza e objetividade a fim de facilitar o entendimento por um auditor experiente. 

Salienta-se que a forma, o conteúdo e a extensão da documentação irá depender do tamanho e complexidade da entidade a ser auditada, dos riscos identificados (quanto maiores os riscos de distorção relevante, maiores as exigências para a documentação) e das metodologias e ferramentas de auditoria usadas. 

2.1 Forma da Documentação de Auditoria – SEFA PA

A documentação elaborada pelo auditor não necessariamente precisa ser em formato físico, podendo ser eletrônico ou outros. Exemplos de documentação de auditoria incluem: 

  •       Programas de Auditoria;
  •       Memorandos de assuntos do trabalho;
  •       Resumos de assuntos significativos;
  •       Listas de verificações;
  •       Cartas de Confirmação;

Detalhe que o auditor pode incluir resumos ou cópias de registros da própria entidade auditada como parte de sua documentação, ou seja, os papéis de trabalho não precisam ser sempre elaborados pelo auditor! Temos como exemplo os contratos e acordos significativos. Contudo, essa documentação de auditoria não substitui os registros contábeis da entidade.

ATENÇÃO! 

O auditor não precisa incluir na documentação de auditoria:

a)    Versões superadas de papéis de trabalho e demonstrações contábeis;

b)    Registros que reflitam entendimento incompleto ou iniciais;

c)     Cópias de documentos que foram posteriormente corrigidos em decorrência de erros tipográficos;

d)    Documentos em duplicatas;

Por fim, as explicações verbais do auditor não representam documentação de auditoria apropriada, mas podem ser usadas para corroborar ou esclarecer as informações contidas nos registros. 

Esses 4 itens listados são os queridinhos das bancas de concurso quando se trata de documentação de auditoria. Portanto, não deixe esse assunto passar despercebido! 

3.   MONTAGEM DO ARQUIVO FINAL DE AUDITORIA

De acordo com a NBC TA 230, arquivo de auditoria compreende uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, tanto em forma física ou eletrônica que contém os papéis de trabalho. Ou seja, são arquivos onde são compilados e guardados a documentação de auditoria relevante. 

A norma também deixa claro que o procedimento de montagem final do arquivo é um processo administrativo e não envolve execução de novos trabalhos de auditoria, coleta de evidências e novas conclusões. Embora essa fase não abranja novos procedimentos de auditoria, a documentação pode ser modificada caso seja de natureza administrativa, como por exemplo:

  •       Apagar ou descartar documentação superada;
  •       Selecionar referências cruzadas;
  •       Conferir itens das listas de verificação evidenciando ter cumprido os passos relativos ao processo de montagem do arquivo;

Vale enfatizar que, de acordo com a norma, o limite de tempo apropriado para concluir o arquivo final de auditoria geralmente não ultrapassa 60 dias após a data do relatório do auditor.  Por fim, a retenção e guarda dos arquivos finais pelas firmas de auditoria geralmente não é inferior a 5 anos a contar da data do relatório

Finalizando Documentação de Auditoria – SEFA PA

Bom, estrategistas, chegamos ao fim do tópico de documentação de auditoria para SEFA PA. Assunto indispensável para quem está se preparando para esse concurso e para outros concursos fiscais.

Importante ressaltar que este artigo foi apenas um apanhado do que é mais cobrado pelas bancas de concurso. Se você pretende chegar na frente dos seus concorrentes, aposte nos cursos completos do Estratégia Concursos sobre o tema. Lá você irá encontrar tudo sobre a norma NBC TA 230 de forma detalhada e didática. 

Vale também lembrar que para facilitar a internalização do conteúdo, nada melhor que praticar muitos exercícios! Para isso, conheça o Sistema de Questões do Estratégia

Então bons estudos e até a próxima! 

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.