Artigo

DISCURSIVAS DE ADMINISTRAÇÃO. Vamos analisar algumas?

Olá, pessoal.

Quero trazer para vocês, a partir de hoje, alguns temas de discursivas da disciplina de Administração. A ideia é a seguinte: apresento o tema e na sequência (em outro artigo) insiro a resposta da banca para a questão. Vamos ao nosso primeiro desafio!

QUESTÃO 1

Tribunais de Contas – TCE-PR (Auditor Substituto de Conselheiro) – Ano: 2016 – Banca: CESPE – Disciplina: Administração Geral – Assunto: Governança

O termo accountability refere-se ao conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os tomadores de decisões governamentais a prestarem contas dos resultados de suas ações, garantindo-se maior transparência e exposição das políticas públicas. Quanto maior for a possibilidade de os cidadãos discernirem se os governantes estão agindo em função do interesse da coletividade e de sancioná-los apropriadamente, mais accountable será o governo. José Matias-Pereira. Curso de administração pública: foco nas instituições e ações governamentais. São Paulo: Atlas (com adaptações).

Considerando que o texto acima transcrito tem caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca de gestão pública e governança. Ao elaborar seu texto, aponte:

1 – as diferentes abordagens doutrinárias de governança; [valor: 3,50 pontos]
2 – a relação entre governança e accountability; [valor: 3,00 pontos]
3 – os princípios de governança da nova administração na gestão pública. [valor: 3,00 pontos]

Até o próximo artigo.

Prof. Adriel Sá

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.