Artigo

Discursivas da PF e CESPE: tenho dificuldade de escrever, o que faço?

É possível elaborar o conteúdo das questões discursivas da PF e CESPE apesar da dificuldade de construir bons textos.

Olá, queridos, tudo bem?

Compreendemos que, nesta reta final, a tensão aumenta e você pode estar preocupado(a) com a prova discursiva da PF, tanto para os cargos de Agente, Papiloscopista e Escrivão de Polícia Federal, que deverão elaborar um texto dissertativo, quando para o cargo de Delegado de Polícia Federal que deverá responder a três questões, também na modalidade dissertativa, elaborar uma peça profissional. Diante disso, neste texto, nosso objetivo é melhorar o seu desempenho nas provas discursivas da PF e CESPE, visando à resposta para esta pergunta dos alunos “tenho dificuldade de escrever, o que eu faço?”  

Discursivas da PF e CESPE: o desenvolvimento da escrita

Pode soar esquisito, mas para quem tem dificuldade de escrever se apropriar da escrita como processo matemático/sistêmico é essencial. Claro, o conhecimento e o domínio do que se escreve é subjetivo, mas o ato de escrever um texto, propriamente dito, não. Pensando nisso, trouxemos alguns elementos que não podem faltar para a construção de um texto com qualidade.

O que deve conter a introdução?

Parece simples, mas muitos alunos “emperram” na hora de começar o texto. A introdução precisa conter a retomada do caso apresentado no enunciado/comando. Trouxemos um caso prático cobrado, em 2017, pela banca examinadora:

“Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, disserte sobre o princípio do devido processo legal. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos, conforme a Constituição Federal de 1988, a doutrina e o entendimento do Supremo Tribunal Federal: (…)” (CESPE, 2017)

Antes de qualquer coisa, é preciso conceituar, definir o que é o princípio do devido processo legal aos olhos da CF/88, da doutrina e do entendimento do STF. Em regra, isso será apresentado a você em um texto-base ou trecho, no entanto, você deve parafrasear, com suas próprias palavras, conforme o exemplo, o que vem a ser tal princípio para, posteriormente, passar ao desenvolvimento dos tópicos que serão exigidos pela Cespe. Em 2018, cobrou-se dos alunos o seguinte:

“Elabore uma dissertação a respeito dos atos administrativos e da segurança jurídica no direito administrativo brasileiro, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos: (…)” (CESPE, 2018)

Perceba que, nesse caso, é fundamental que se defina o que é o ato administrativo e a segurança jurídica para o direito administrativo brasileiro. Em seguida, no segundo parágrafo, você deveria abordar os aspectos mencionados no comando. Portanto, atente-se à definição do tema para, depois, desenvolvê-lo.

Organize os conteúdos em tópico

Quando se deparar com questões discursivas da PF e CESPE, organize os assuntos dentro de uma ordem de importância, separando aquilo que é central do que é tangencial. Mantenha em foco estas três perguntas:

O que eu devo responder? Qual a forma para que isso aconteça? Por que escrever o que estou escrevendo?

Priorize o comando da questão das discursivas da PF e CESPE

Eis, aqui, a relevância de se organizar o texto ou a reposta em tópicos. Isso impede que você “viaje” no tema, na medida em que há um planejamento para apresentar o que está sendo cobrado. Esse tipo de topicalização, não só contribui para o desenvolvimento da sua escrita, como também, desperta seu cérebro para palavras-chaves ou sinônimas recorrentes do assunto em análise.

Elabore um parágrafo para cada tópico

Em se tratando das questões discursivas da PF e CESPE, a prova pode, explicitamente, solicitar que você perpasse alguns tópicos específicos sobre determinado tema. Nesse caso, desenvolva cada tópico em um único parágrafo. Além de deixar seu texto bem estruturado, ele facilita o trabalho do examinador, que percebe, de forma nítida, sua organização.

Em geral, a banca exige do aluno três pontos principais sobre um assunto, o que facilita na hora de criar os parágrafos. Nesse caso, o ideal é escrever três parágrafos de desenvolvimento, além, claro, da introdução e da conclusão.

Seja impessoal

Isso quer dizer que, nas discursivas da PF e CESPE, você deve escrever em terceira pessoa do singular para que seus traços pessoais não sejam expostos no desenvolvimento da escrita. Por exemplo, caso seja necessário mencionar a CF/88 ou a algum código, em vez de usar “Em nossa Constituição”, priorize a forma “Conforme a Constituição Federal de 1988”.

Em relação aos verbos em que se dá a impessoalidade, geralmente, são acompanhados da partícula –se, tais como, “considera-se”, “apresenta-se”, “deve-se”. A impessoalidade é um princípio norteador que promove mais intelectualidade à sua escrita.

Use articuladores no texto

Em 2017, para a prova do TRE/TO, a banca cobrou do aluno os seguintes tópicos: as garantias processuais dos indivíduos no Estado democrático de direito, apresentando, pelo menos, quatro prerrogativas constitucionais que se relacionam com o devido processo legal; a aplicação do princípio do devido processo legal aos estrangeiros; e a aplicação da teoria dos frutos da árvore envenenada no contexto do devido processo legal.

Nesse contexto, inicie seus períodos ou suas sentenças com o início da sua resposta, por exemplo, “quanto às prerrogativas constitucionais aplicáveis ao devido processo legal, (…)”, “sobre a aplicação do princípio (…)”, “no que se refere à aplicação da teoria dos frutos da árvore envenenada, (…) e, assim, sucessivamente. Esse processo é importante no desenvolvimento da escrita, pois traz luz ao ponto específico sobre o que você deve escrever. Também, torna seu texto mais coeso.

O fechamento do texto

Este ponto do texto não serve para construir novas ideias. Muitas vezes, os alunos percebem que não justificaram ou explicaram algum ponto que deveria estar no desenvolvimento, e querem a qualquer custo acrescentar tal ponto à conclusão. Entre tudo o que foi mencionado neste texto, esse é um dos motivos pelos quais você precisa estruturar o texto/a resposta antes de fazê-lo.

Caso seja cobrada (principalmente para o cargo de Delegado de Polícia Federal) uma resolução a um problema proposto, o fechamento da escrita deve atender à resposta, clara e explicitamente, do tema tratado. Portanto, atente-se ao comando da questão, ok?

Como escrever as questões discursivas da PF e CESPE

Diante do exposto, para aprimorar o seu desempenho nas provas discursivas da PF e CESPE, organize seu texto em tópicos, obedecendo aos seguintes critérios:

  • Na introdução: retome o tema definindo-o a partir dos elementos exigidos pela banca.
  • No desenvolvimento: separe por tópicos cada item da resposta; estruture um tópico para cada parágrafo; foque no comando para evitar aspectos tangencias ao tema; seja impessoal (use a terceira pessoa do singular); e seja coeso (use os articuladores textuais).
  • Na conclusão: faça o fechamento do tema. Caso seja solicitado, sugira medidas e ações efetivas para o problema em questão.

Fique por dentro de outras informações referentes ao concurso da PF no site do Estratégia Concursos.

Um abraço,

Igor Alcântara


Assinatura Anual Ilimitada

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2021

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.