Artigo

Disciplinas para Concursos Polícia Civil: O que estudar?

Se você sonha em ser um policial civil, mas ainda não sabe quais matérias terá que estudar para alcançar este objetivo, este artigo vai te ajudar. Aqui você vai saber os principais dados sobre o concurso, bem como as disciplinas para a polícia civil que podem cair na sua prova.

Separamos as principais informações para quem quer encarar um concurso para a polícia civil, seja para quem já estuda há mais tempo, seja para quem está começando agora no mundo do estudo para concursos.

Já adiantamos para quem está iniciando nos estudos agora que quanto antes você conseguir se organizar e colocar em prática todas as dicas que daremos aqui, maiores serão as suas chances, pois a concorrência é grande!

Disciplinas para a polícia civil

Vamos começar!

Partimos agora aos esclarecimentos das principais informações que todo concurseiro que almeja um cargo na área policial precisa saber, e principalmente vamos analisar quais disciplinas para a polícia civil precisam ser incluídas no ciclo de estudos.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que os concursos para policial civil são estaduais, isso quer dizer que todos os anos temos diversas oportunidades nos mais diferentes estados. 

Os cargos são os mais variados: agente, escrivão, papiloscopista, delegado, investigador, perito criminal.  

Qual a função de um policial civil?

As atividades são as mais diversas e incluem coordenar ou executar operações de natureza policial ou de interesse de segurança pública; executar intimações, notificações ou quaisquer outras atividades necessárias ao esclarecimento de investigações; dirigir veículos automotores em serviços, ações e operações policiais; realizar identificação humana civil e criminal; investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais.

As exigências básicas requeridas para investidura em cargos públicos são as seguintes: ser aprovado no concurso, ter nacionalidade brasileira (ou, em alguns casos, portuguesa), idade mínima de 18 anos, estar em dia com a obrigações eleitorais e militares, encontrar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis, ter o nível de formação exigido no edital e ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

Além dos requisitos básicos para posse em cargo público citados acima, muitos editais dos concursos para a polícia civil costumam ainda requerer outras condições, como a exigência de que o candidato tenha bons antecedentes e idoneidade moral, não estar cumprindo ou não ter cumprido sanção criminal, administrativa ou por improbidade.

Ainda, continuando a análise das disciplinas para a polícia civil, vemos que em grande parte dos concursos é exigido nível superior e carteira nacional de habilitação, no mínimo, na categoria B.

Os concursos públicos podem ser formados por diversas etapas, a depender do órgão responsável pela execução da prova.  

Principais etapas de provas:

  • prova objetiva;
  • prova discursiva;
  • avaliação de aptidão física;
  • avaliação médica;
  • avaliação psicológica;
  • avaliação da vida pregressa e investigação social;
  • curso de formação.

Mas, e o que você precisa estudar para ser um policial civil?

Como o cargo é estadual, cada corporação terá as suas próprias regras e reunimos aqui aquelas matérias que mais costumam ser exigidas.

Geralmente, os editais para os concursos da polícia civil exigem a realização de prova objetiva, e a prova discursiva costuma consistir em um texto dissertativo, teórico ou estudo de caso. As disciplinas para a polícia civil mais comuns de serem cobradas, a depender do cargo, são as seguintes:

  • português;
  • raciocínio lógico;
  • noções de direito administrativo;
  • noções de direito constitucional;
  • noções de direito penal;
  • noções de direito processual penal;
  • noções de legislação penal e processual penal especial;
  • noções de criminalística;
  • noções de medicina legal;
  • química, física e biologia;         
  • legislação estadual.

Sugerimos que comece o estudo das disciplinas para a polícia civil por aquelas matérias mais básicas como português, raciocínio lógico, direito administrativo e constitucional, ou por aquelas matérias que você já tenha algum conhecimento.

Por fim, após saber todas as matérias que você vai precisar estudar, cabe lembrar que muitas carreiras na polícia civil exigem o regime de trabalho de dedicação integral e exclusiva, sendo incompatível com o exercício de qualquer outra atividade pública ou privada.

Esta informação é relevante e deve ser levada em consideração na hora de escolher a carreira na qual o concurseiro irá focar.

Finalizamos aqui a apresentação dos dados mais relevantes e das principais características dos concursos, bem como das disciplinas para a polícia civil que você precisará estudar.

Agora que você já tem todas as principais informações sobre o concurso, já consegue decidir se a área da polícia civil se encaixa no seu perfil e se é nesta área que você quer trabalhar.

Então, estude a teoria, faça revisões, muitos exercícios e não se esqueça dos simulados.

Aproveite a oportunidade, pois os certames para a polícia civil costumam ser concursos com muitas vagas e um alto número de nomeações.

Comece os seus estudos o quanto antes e boa sorte!

Vai disputar uma vaga em concursos da polícia civil? Confira aqui todos os cursos que preparamos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.