Artigo

Direitos Políticos para a SEFAZ-MG

Saiba os principais pontos do assunto Direitos Políticos para a SEFAZ-MG

Fala, pessoal! Tudo certo?

Neste artigo iremos abordar os principais tópicos concernentes ao tema Direitos Políticos, da disciplina Direito Constitucional para a SEFAZ-MG, de modo que você possa capturar os pontos mais relevantes do assunto e balizar seus estudos por aquilo que é mais cobrado.

A aplicação das provas para a SEFAZ MG acontece nos dias 08 de janeiro (Objetiva) e 19 de março de 2023 (Discursiva). Sob organização da FGV, são ofertadas 431 vagas para o cargo de Auditor Fiscal, nas especialidades de Tecnologia da Informação, Tributação e Auditoria e Fiscalização.

O cargo exige nível superior em qualquer área de formação e possui salário base de R$ 5.711,35 mais gratificação variável de até R$ 19.580,00

Lembrando que, em nossos cursos para a SEFAZ MG, o assunto de Direitos Políticos é explicado com muito mais detalhe e em maior profundidade, além de ser acompanhado da resolução de questões. Assim, acesse nossos cursos para o Concurso da SEFAZ MG, elaborados pelos melhores professores da área.

direitos políticos sefaz mg

Direitos Políticos – resumo para a SEFAZ MG

Os direitos políticos são, segundo o Prof. Alexandre de Moraes, o conjunto de regras que disciplina as formas de atuação da soberania popular. Estão relacionados ao exercício da cidadania e, segundo Gilmar Mendes, formam a base do regime democrático.

Assim, direitos políticos são instrumentos de exercício da soberania popular, característica dos regimes democráticos. A doutrina classifica os direitos políticos em duas espécies: i) direitos políticos positivos e; ii) direitos políticos negativos.

Os direitos políticos positivos estão ligados à participação ativa dos indivíduos na vida política do Estado, relacionando-se ao exercício do sufrágio.

Já os direitos políticos negativos são as normas que limitam o exercício da cidadania, impedindo a participação dos indivíduos na vida política estatal. São as inelegibilidades e as hipóteses de perda e suspensão dos direitos políticos.

Direitos políticos Positivos – resumo para a SEFAZ MG

Como já dissemos, os direitos políticos positivos estão ligados à participação ativa dos indivíduos na vida política do Estado. O art. 14 da CF/88, em seus incisos I a III, traz disposições que remetem a esses direitos. Portanto, não perca esse artigo de vista em sua preparação para a SEFAZ MG.

Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

I    – plebiscito;

II   – referendo;

III  – iniciativa popular.

Mantenha em mente, durante sua preparação para a SEFAZ MG, que os direitos políticos positivos estão relacionados ao exercício do sufrágio. Porém, deve-se lembrar que sufrágio não é sinônimo de voto. O sufrágio é um direito público e subjetivo, correspondendo à capacidade de votar e de ser votado, enquanto que o voto é o instrumento para o exercício do sufrágio.

Capacidade eleitoral ativa

A capacidade eleitoral ativa é a aptidão do indivíduo para exercer o direito de voto nas eleições, plebiscitos e referendos. No Brasil, adquirimos a capacidade eleitoral ativa mediante a inscrição junto à Justiça Eleitoral;

Essa capacidade requer, portanto, o alistamento eleitoral, a pedido do interessado. É com o alistamento que se adquire a capacidade de votar.

O alistamento eleitoral é obrigatório para os maiores de 18 (dezoito) anos. Por outro lado, será facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 (setenta) anos e os maiores de 16 (dezesseis) e menores de 18 (dezoito) anos.

Capacidade eleitoral passiva

A capacidade eleitoral passiva está relacionada ao direito de ser votado, de ser eleito (elegibilidade). A fim de adquirir capacidade eleitoral passiva, um indivíduo deve cumprir os requisitos constitucionais para a elegibilidade e, adicionalmente, não incorrer em nenhuma das hipóteses de inelegibilidade, que são impedimentos à capacidade eleitoral passiva.

São condições de elegibilidade:

  • Nacionalidade brasileira
  • Pleno exercício dos direitos políticos
  • Alistamento eleitoral
  • Domicílio eleitoral na circunscrição
  • Filiação partidária
  • Idade mínima

Direitos Políticos Negativos

Deve-se levar para a prova da SEFAZ MG que os direitos políticos negativos são normas que limitam o exercício do sufrágio, restringindo a participação do indivíduo na vida política do Estado. Eles podem ser divididos em duas espécies: i) as inelegibilidades e; ii) as hipóteses de perda e suspensão dos direitos políticos.

Enquadram-se nas inelegibilidades absolutas os inalistáveis e os analfabetos, enquanto que são casos de inelegibilidades relativas os seguintes:

  • Reeleição para cargo do poder executivo apenas para um único período;
  • Inelegibilidade reflexa;
  • Condição de militar;
  • Outras inelegibilidades estabelecidas em lei complementar (ex: lei de ficha limpa).

Finalizando – Direitos Políticos para a SEFAZ MG

Não esqueçam que o conteúdo completo, com todos os detalhes, exemplos, esquemas e exercícios resolvidos vocês encontram em nossos cursos completos. Espero que vocês tenham aproveitado esses recortes de conhecimentos para manter os estudos de Direito Constitucional em dia, sempre aliando o estudo da teoria à realização de baterias de questões. É crucial ficar bem afiado nos detalhes do tema Direitos políticos para não ser surpreendido no dia da prova da SEFAZ MG.

Então é isso, pessoal!

Um grande abraço e bons estudos.

Professor: Diogo Matias

Instagram: @oprimoconcursado

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.