Artigo

DIGITAÇÃO PC-AL: Agente e Escrivão. Esteja pronto!

DIGITAÇÃO PC-AL
A quarta etapa do concurso da PC-AL consistirá na prova de Digitação

DIGITAÇÃO para PC-AL (Polícia Civil de Alagoas): a etapa de Digitação estará presente tanto para o cargo de Escrivão quanto para o de Agente e as provas serão marcadas após o TAF (teste de aptidão física).

A banca é o CEBRASPE, a qual também foi responsável pelas provas de Digitação da PF (2021) e, recentemente, da PC-DF. Esta última, inclusive, contou com mais de 150 reprovados nesta etapa!!

Portanto, você vai precisar se preparar!

Ainda, vale mencionar que o Edital da PC-AL, para o cargo de Escrivão, tem como requisito para a posse a apresentação de “CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE DIGITAÇÃO”. Ou seja, além de ser aprovado na prova, há a necessidade de que o candidato possua o curso.

CURSO COMPLETO DE DIGITAÇÃO PARA PC-AL

Andamento do Concurso da PC-AL

O concurso da Polícia Civil de Alagoas (PCAL) retomou recentemente, dia 17 de março, para a alegria dos candidatos aprovados nas primeiras etapas do certame. A retomada se deu pelo fato de a Defensoria Pública de Alagoas ter feito um pedido liminar em processo em que foi proferida decisão de suspensão do concurso.

O concurso estava suspenso desde outubro de 2021, após descobertas de fraudes que resultaram na chamada “Operação Loki“, que levou à prisão de doze pessoas.

No site do CEBRASPE é possível acompanhar o andamento do concurso. A última publicação data 23/03 e apresenta o resultado das provas objetivas e o resultado provisório na prova discursiva de candidatos sub judice. Também tornou público o resultado final da prova discursiva.

O edital de convocação para o teste de aptidão física (TAF) será publicado em breve. Em seguida, os aprovados realizarão a prova Prática de Digitação.

Se você está se preparando para as próximas etapas do concurso de Escrivão e de Agente da PC-AL, deixe de conferir as dicas que trouxemos para a prova de Digitação.

Aplicação da Prova Prática de Digitação para PC-AL

Todos os candidatos aprovados no TAF serão convocados para a prova prática de digitação, tanto para o cargo de AGENTE quanto para o cargo de ESCRIVÃO.

O caráter da prova será unicamente eliminatório. Isso quer dizer que não mudará a classificação inicial. Contudo, se reprovar, o candidato estará automaticamente excluído do certame.

Mesmo assim, não se pode dizer que não haverá certo tipo de concorrência na prova, pois a nota do melhor candidato na digitação, interferirá diretamente nos cálculos, como explicaremos a seguir.

Como o concurso ficou suspenso por um longo período, o candidato deverá ficar atento à data de aplicação da prova, pois não haverá segunda chamada. Além disso, o não comparecimento acarretará na eliminação do candidato do concurso.

No dia da prova, não precisa levar material algum, apenas documento oficial de identidade original.

Lápis, lapiseira e marca texto estão expressamente proibidos no edital. Por outro lado, não há menção de proibição de caneta e régua, contudo, o ideal é fazer o treinamento sem material algum, para não se acostumar.

Como é de praxe em qualquer prova, não será permitida a interferência ou a participação de terceiros na realização da prova.

Início da prova de digitação para PC-AL

Segundo o edital, a prova de digitação consistirá na seguinte atividade: digitação de um texto predefinido de, aproximadamente, 2.000 caracteres em 10 minutos, em computador compatível com IBM/PC.

Os candidatos serão divididos em pequenos grupos, por isso a prova poderá ser realizada em mais de um dia. Ao chegar na sala, o local não é marcado, ou seja, o candidato poderá escolher. Em seguida, receberá as orientações dos fiscais.

Antes de iniciar a prova, o candidato poderá realizar um aquecimento para reconhecimento do equipamento durante alguns minutos.

Não será possível utilizar o mouse e será utilizado um software próprio, desenvolvido pela banca. Algumas teclas poderão estar desabilitadas, bem como a velocidade do teclado reduzida.

Tempo da Prova de Digitação da PC-AL

A prova de digitação terá tempo total de 10 minutos. Geralmente, no software desenvolvido pelo CEBRASPE, costuma ter um cronômetro para acompanhamento, contudo, também não está expresso no edital.

Então, se não está no edital, não tem como garantirmos que, de fato, você poderá fazer a prova com cronômetro.

Então, a sugestão é treinar sem ele – em nosso curso completo de digitação para PC-AL, inclusive, disponibilizamos aos alunos uma mídia com som de pessoas digitando por 10 minutos para facilitar na hora de treinar.

CURSO COMPLETO DE DIGITAÇÃO PARA PC-AL

Dentro destes dez minutos, o candidato precisará digitar cerca de 2.000 caracteres. Para quem está habituado a digitar, pode não parecer uma tarefa difícil. Por outro lado, o psicológico pode pesar no dia.

Outro fator que deve ser levado em conta é que, se a prova da PC-AL for nos mesmos moldes das provas de escrivão da PF de 2021 e da PC-DF de 2022, será permitido repetir o texto caso o candidato o conclua antes do tempo final da prova.

Guarde essa informação, pois ela fará TODA a diferença na hora de realizar a pontuação final do candidato.

Ferramentas para a prova de Digitação da PC-AL

Em sua prova, serão entregues:

  • 1 pen drive para armazenamento do arquivo;
  • 1 folha com o texto.

Conforme mencionamos, a digitação será realizada em computador compatível com IBM/PC, por meio de software específico desenvolvido pela banca examinadora.

A banca não especificou o tipo de teclado, mencionando no edital apenas que o candidato deverá ser capaz de digitar em qualquer tipo.

Dentre os tipos de teclado que existem, podemos mencionar o Inglês (US), o Português (PT),o ABNT e o ABNT2. O mais comum e que muito provavelmente estará em sua prova, será o ABNT2.

É um teclado de padrão QUWERTY (recebe esse nome por conta da primeira sequência de letras) e possui a tecla AltGr, ao lado direito da barra de espaço, que possui a função de acionar a terceira função das teclas. Isso ocorre quando em uma mesma tecla há três caracteres.

Outra característica do teclado ABNT2, em relação aos demais, é a tecla Interrogação (?) do lado da tecla SHIFT direita.

Você deve estar se perguntando: “mas o teclado do meu notebook é exatamente assim, posso treinar com ele?”

A resposta é NÃO. Treine com um teclado convencional. Compre um, se necessário, e conecte ao seu notebook. A distância entre o teclado e a tela do notebook faz uma grande diferença na digitação, bem como o tamanho do teclado, uma vez que os de notebook costumam ser bem mais compactos e, até mesmo, com menos funcionalidades.

Pontuação da Prova da PC-AL

Esta é uma parte do edital da PC-AL que deixou muita gente confusa. Mas vamos te explicar como funciona. A avaliação do candidato na prova prática de digitação será feita em duas etapas.

Número de Toques Líquidos

Primeiro, será calculado o número de toques líquidos por minuto (NTL), por meio da seguinte fórmula:

 NTL = (NTB – 3 × ERROS)/10

NTB significa número de toques brutos, ou seja, tudo que o candidato digitou. Deste valor, será subtraída a quantidade de erros multiplicada por 3 e, por fim, o resultado será dividido por 10.

Computa-se um erro para cada ocorrência, considerando-se erro cada toque em discordância com o texto original:

  • inversão de letras;
  • omissão de letras;
  • excesso de letras;
  • sinais e/ou acentos;
  • letras, sinais e/ou acentos errados;
  • duplicação de letras;
  • falta de espaço entre palavras e espaço a mais entre palavras ou letras;
  • falta ou uso indevido de maiúsculas;

Por exemplo, se o candidato digitou 1.900 caracteres da prova que continha 2.000 caracteres e cometeu 20 erros, seu número de toques líquidos seria:

NTL = (1900 – 3 x 20 )/ 10

NTL = 184

O candidato precisa ter um número de toques líquidos por minuto (NTL) de, no mínimo, 100 para prosseguir para os cálculos da nota final.

Nota Final

Feito isso, em seguida, será calculada a nota final da prova prática de digitação (NPPD), utilizando-se da seguinte fórmula:

NPPD = 5,00 + 5 × [(NTL –100)/(MNTL – 100)]

Perceba uma sigla nova na fórmula acima: MNTL, que significa Melhor Número de Toques Líquidos por minuto.

Ou seja, a nota do melhor candidato do certame, influenciará DIRETAMENTE na nota de todos os demais!

Este fator, aliado ao fato de ser possível repetir o texto da prova, pode levar o candidato despreparado direto para reprovação!

Vamos seguir com o exemplo acima para se ter uma ideia de como o candidato que digitou 1.900 toques brutos e cometeu 20 erros se sairia na nota final.

Acrescente-se que, na situação hipotética, o melhor candidato tenha conseguido digitar perfeitamente o texto de 2.000 caracteres por DUAS VEZES, ou seja, ele digitou 4.000 caracteres em 10 minutos (acredite, isso aconteceu na prova da PF).

Assim, a MNTL seria:

MNTL = (4.000 )/ 10

MNTL = 400

E a nota final da prova prática de digitação (NPPD) do candidato do exemplo seria:

NPPD = 5,00 + 5 × [(184 –100)/(400– 100)]

NPPD = 6,4

Tendo em vista que, para aprovação nesta etapa, o candidato precisará atingir a nota mínima 5,0, no exemplo acima, ele conseguiria a aprovação.

Como digitar para a prova da PC-AL

O teclado foi desenvolvido de uma maneira que é possível utilizar todos os dedos ao manuseá-lo, o que torna a digitação mais rápida e eficiente.

Contudo, atualmente, poucas pessoas fizeram curso de digitação ou, até mesmo, datilografia (na máquina de escrever) e acabaram desenvolvendo sua própria forma de digitar.

Há pessoas que digitam apenas com dois dedos, outras que digitam com os cinco dedos de uma mão e apenas dois de outra; aquelas que usam três dedos em cada mão, enfim, uma infinidade de formas.

A prova de digitação, não vai avaliar a forma pela qual você digita. O que importa é fazer o máximo de caracteres possível dentro dos dez minutos.

Então, mesmo que você não digite perfeitamente, mas esteja conseguindo produzir dentro de um tempo razoável (ao menos, 200 caracteres por minuto para concluir os 2.000 caracteres em dez minutos), mantenha o seu jeito.

Isso porque são necessários muitos meses para que uma pessoa consiga mudar a forma de digitar e a domine de fato, para que consiga ser ágil e eficaz.

Por outro lado, alguns vícios precisam ser deixados de lado, pois podem prejudicá-lo na hora da prova.

O principal deles é digitar olhando para o teclado. Isso porque, na prova, você já precisará olhar para tela e para a folha com o texto, dois lugares e, acrescentar um terceiro foco de visão (teclado) vai acabar atrasando o candidato, que poderá se perder no texto ou, cometer algum erro e nem perceber, pois não conseguiu olhar para o monitor.

Certificado de Curso de Digitação para PC-AL

Uma novidade constante no Edital da PCAL, mais especificamente para o cargo de ESCRIVÃO, é a exigência de certificado de curso de digitação. Confira:

2.2 CARGO 2: ESCRIVÃO DE POLÍCIA REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e certificado de conclusão de curso de digitação.

Para o cargo de agente, por sua vez, não teve tal exigência. A apresentação da documentação precisará ocorrer na data da posse.

Se você está prestando o concurso para Escrivão e não possui o curso, fique tranquilo, pois o Curso de Digitação do Estratégia Concursos para a Polícia Civil de Alagoas (PC-AL) é completo e emite Certificado de Conclusão.

Consequentemente, além de você se preparar para a prova prática, também terá o certificado de conclusão de curso, requisito necessário para a posse.

CURSO COMPLETO DE DIGITAÇÃO PARA PC-AL

Conclusão

Como foi possível observar, a prova de digitação da PC-AL não será tão fácil quanto a maioria dos candidatos imaginava que fosse, não é mesmo?

Digitar 2.000 caracteres (ou mais) em 10 minutos pode ser tornar muito complexo se não houver um treino prévio, atenção aos detalhes e, principalmente, cabeça no lugar!

Lembre-se que:

  • O candidato precisará de, no mínimo, 100 toques líquidos por minuto, conforme a fórmula que apresentamos.
  • A nota final da prova dependerá diretamente da nota do melhor candidato do concurso.
  • Treinamento diário e contínuo até o dia da prova é necessário para que você alcance a aprovação.

Afinal, ninguém merece chegar até aqui, ou seja, passar pelas provas objetiva, discursiva e teste físico, para reprovar justamente na digitação, não é mesmo?

Sem mencionar que para assumir o cargo de Escrivão é obrigatória a apresentação de certificado de conclusão de curso de digitação no dia da posse.

Por isso, conte conosco em sua preparação. Nosso curso completo de Digitação da PCDF possui 60 textos com cerca de 2.000 caracteres para você digitar todos os dias até a data da prova, além de aulas teóricas, fórum de dúvidas e mentoria ao vivo.

Só o Estratégia para pensar em tudo para você!

Conte conosco.

Assim, espero tê-lo ajudado.

Um abraço.

Heloísa Tondinelli

CURSO COMPLETO DE DIGITAÇÃO PARA PC-AL

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.