A diferença entre Aluno e Estudante
Jefferson Fleury

A diferença entre Aluno e Estudante

Fala, Pessoal!

Hoje vou passar a vocês um dos conceitos mais interessantes que aprendi com o grande mestre Neuropedagogo Pierluigi Piazzi, e que durante os meus estudos me serviu de grande valia. A diferença entre aluno e estudante.

Aluno é quem assiste aula, quem recebe a informação de forma muitas vezes coletiva ,em salas de aula, e passiva, ou seja, esperando que todo o conhecimento venha do professor. Já o Estudante é o oposto, é aquela pessoa que pratica a atividade de estudar de forma ativa, individual e investigativa, quem de fato estuda. Quem assiste às aulas entende, quem estuda aprende.

Por quê essa diferenciação é importante? Simples, porque quem passa em concursos públicos são Estudantes, e não Alunos. Durante toda nossa vida fomos acostumados a ir para a escola, receber o conteúdo passado pelo professor, estudar para as provas e tirar notas boas. No Ensino Fundamental, Médio e Faculdade, esse métodos até funcionam. Mas não é raro muitas pessoas, que têm um histórico incrível, com as notas mais altas e honrosas, chegarem para fazer uma prova de concurso e não serem aprovadas. Exemplos práticos: concursos públicos, OAB, exames das Entidades de Classe, vestibulares e outros.

E qual o principal erro dessas pessoas? Serem bons Alunos e não Estudantes, a maioria delas estudaram para a prova, e não para aprender. Quando você apenas estuda para uma prova, você está utilizando principalmente a sua memória de curto prazo, com prazo de validade. É por isso que quando estudamos um dia antes da prova, e tiramos nota boa, depois de certo tempo já esquecemos tudo que tínhamos “estudado”, ou seja, aquela nota boa é algo que não comprova real conhecimento sobre o assunto, e em um concurso público, em que há diversos assuntos a serem estudados, muitas vezes com temas totalmente diferentes também, esse método não vai funcionar. Já quando você estuda para aprender, o resultado de uma prova é simplesmente uma consequência, bem como a qualidade e otimização do tempo.

E como eu me torno um Estudante? Você se torna um Estudante quando o hábito do estudo se torna parte da sua vida, nem que seja por poucas horas diárias, a qualidade é o que importa. O aprendizado é construído aos poucos, degrau por degrau, com curiosidade e questionamento. O Estudante até pode assistir às aulas, mas ele vai além delas, seja por esquemas resumos, revisões, aprofundamento do assunto, marcações e outros. O Estudante aprende e tem prazer no ato de estudar, é investigativo. Portanto, a aprovação em um concurso público será apenas consequência para ele.

E você? É um Aluno ou Estudante?

Você estimula a sua inteligência?

Abraço e Bons Estudos!

 

Jefferson Fleury 

Coach do Estratégia Concursos

Auditor-Fiscal da Receita Federal

 

Posts Relacionados

Compartilhe:

Jefferson Fleury

Jefferson Fleury

  Sou Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil aprovado no concurso de 2014 aos 20 anos. Esse foi meu primeiro e único concurso da vida. Estudei Contabilidade na UnB - Universidade de Brasília (2012-2015) e Gestão Financeira EAD Claretiano. Acredito que o estudo sistemático e disciplinado são essenciais pra quem quer obter sucesso em qualquer concurso público, sei que não é fácil, que ao longo do caminho diversas barreiras devem ser superadas, mas garanto a vocês que vale a pena cada perrengue e cada minuto estudado. Se sou Ponto fora da Curva? De forma alguma, meu diferencial foi que desde o início dos meu estudos eu me preparei com técnicas e estratégias de estudo para concursos de forma certa e eficiente, coisa que muitos candidatos só aprendem com o tempo e de forma dolorosa. No meu coaching eu passo justamente essas ferramentas para que o aluno não tenha que ficar anos e anos estudando para um concurso de alto nível.   Contem comigo!

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x