Artigo

A diferença entre Aluno e Estudante

Fala, Pessoal!

Hoje vou passar a vocês um dos conceitos mais interessantes que aprendi com o grande mestre Neuropedagogo Pierluigi Piazzi, e que durante os meus estudos me serviu de grande valia. A diferença entre aluno e estudante.

Aluno é quem assiste aula, quem recebe a informação de forma muitas vezes coletiva ,em salas de aula, e passiva, ou seja, esperando que todo o conhecimento venha do professor. Já o Estudante é o oposto, é aquela pessoa que pratica a atividade de estudar de forma ativa, individual e investigativa, quem de fato estuda. Quem assiste às aulas entende, quem estuda aprende.

Por quê essa diferenciação é importante? Simples, porque quem passa em concursos públicos são Estudantes, e não Alunos. Durante toda nossa vida fomos acostumados a ir para a escola, receber o conteúdo passado pelo professor, estudar para as provas e tirar notas boas. No Ensino Fundamental, Médio e Faculdade, esse métodos até funcionam. Mas não é raro muitas pessoas, que têm um histórico incrível, com as notas mais altas e honrosas, chegarem para fazer uma prova de concurso e não serem aprovadas. Exemplos práticos: concursos públicos, OAB, exames das Entidades de Classe, vestibulares e outros.

E qual o principal erro dessas pessoas? Serem bons Alunos e não Estudantes, a maioria delas estudaram para a prova, e não para aprender. Quando você apenas estuda para uma prova, você está utilizando principalmente a sua memória de curto prazo, com prazo de validade. É por isso que quando estudamos um dia antes da prova, e tiramos nota boa, depois de certo tempo já esquecemos tudo que tínhamos “estudado”, ou seja, aquela nota boa é algo que não comprova real conhecimento sobre o assunto, e em um concurso público, em que há diversos assuntos a serem estudados, muitas vezes com temas totalmente diferentes também, esse método não vai funcionar. Já quando você estuda para aprender, o resultado de uma prova é simplesmente uma consequência, bem como a qualidade e otimização do tempo.

E como eu me torno um Estudante? Você se torna um Estudante quando o hábito do estudo se torna parte da sua vida, nem que seja por poucas horas diárias, a qualidade é o que importa. O aprendizado é construído aos poucos, degrau por degrau, com curiosidade e questionamento. O Estudante até pode assistir às aulas, mas ele vai além delas, seja por esquemas resumos, revisões, aprofundamento do assunto, marcações e outros. O Estudante aprende e tem prazer no ato de estudar, é investigativo. Portanto, a aprovação em um concurso público será apenas consequência para ele.

E você? É um Aluno ou Estudante?

Você estimula a sua inteligência?

Abraço e Bons Estudos!

 

Jefferson Fleury 

Coach do Estratégia Concursos

Auditor-Fiscal da Receita Federal

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • BRILHANTE :ALUNO E ESTUDANTE NUNCA ESQUECEREI ...
    RAIMUNDA VERÔNICA MOREIRA em 13/06/20 às 18:18
  • Faltou citar a fonte. Gênio Professor Pier - Pierluigi Piazzi. A palestra que ele fala sobre isso tá no Youtube.
    Tamyris em 13/06/17 às 00:04
  • Olá, excelente iniciativa sua em divulgar o trabalho do nosso falecido professor Pierluigi Piazzi, fico triste por nunca ter tido aulas com ele, mas uma de suas palestras que assisti no youtube me salvou depois disso comprei todos os livros dele e passei a divulgar o seu trabalho. Queria que ainda estivesse vivo para que pudesse ver o que estão fazendo com a educação do nosso país, seria bom se todos pudessem ler os livros dele, principalmente o "ENSINANDO INTELIGÊNCIA". Continue com esse trabalho cara, espero que tenha muito sucesso na sua vida e na sua carreira, abraço!
    iego giovane em 19/01/17 às 13:54
  • Olá, Maria. Estudei por ciclos de matérias, revisões, leitura da legislação seca e muitos exercícios. A gente tem a tendência de ser Aluno muitas vezes pela preguiça mesmo, mas nada que uma boa motivação não nos leve para o caminho certo. Bons estudos!
    Jefferson Fleury em 09/01/17 às 08:32
  • É isso aí, Jonatas abs,
    Jefferson Fleury em 09/01/17 às 08:28
  • Com certeza você não vai se arrepender pela mudança =)
    Jefferson Fleury em 09/01/17 às 08:28
  • Grande, Kev. Obrigado pelo retorno, meu caro. Abração!
    Jefferson Fleury em 09/01/17 às 08:27
  • Parabéns pelo artigo Jefferson! Como colega de curso na UnB, tive a oportunidade de absorver um pouco de sua forma de estudo. Recomendo o Coach a todos! Abraço.
    Kevelyn Andrade em 06/01/17 às 10:01
  • Gostaria de saber quais as técnicas que você usou professor! Excelente explanação sobre o aluno e o estudante, confesso que por muitas vezes, talvez por "preguiça" tenha me comportado como aluna, mas amo estudar e aprender coisas novas, isso me ajuda a continuar firme rumo a aprovação.
    Maria em 06/01/17 às 00:05
  • boa dica professor gostei dela ser estudante e se dedicar ao extremo
    jonatas vieira dias em 05/01/17 às 17:58
  • Professor Jefferson!! Sempre me comportei como aluna, mas a agora quero mudança em minha vida e vou me tornar uma estudante! Abs,
    Adriana em 05/01/17 às 12:28