Artigo

Dicionário de concurso: Conheça os principais termos nos editais

Prezado aluno, na postagem de hoje iremos fazer um dicionário de concurso com os principais termos presentes nos editais.

O meu nome é Carlos Eduardo, sou Consultor do Tesouro da SEFAZ do Espírito Santo, coach e professor do Estratégia Concursos. Nesse artigo o meu objetivo é ajudar a entender alguns dos termos mais presentes nos editais de concursos. Principalmente para quem é iniciante, alguns desses termos podem suscitar dúvidas.

Dicionário de concurso

Principais termos

Os editais de concursos públicos geralmente contêm termos específicos que podem ser importantes para entender o processo de seleção. Abaixo estão alguns dos principais termos presentes nos editais de concursos:

Cargo

O cargo é o posto ou função a ser ocupado pelo candidato, que pode ser de nível médio ou superior. É muito importante observar que alguns cargos podem exigir formação específica (ex: curso superior em Direito).

Vagas

As vagas são as oportunidades disponíveis para cada cargo. O edital pode especificar a quantidade de vagas para ampla concorrência e aquelas reservadas para grupos específicos previstos em lei. A reserva de vagas pode variar de acordo com o âmbito do edital (federal, estadual ou municipal) e com a legislação do ente.

Inscrição

A inscrição é o processo pelo qual o candidato se inscreve para participar do concurso, preenchendo um formulário e pagando a taxa de inscrição. É muito importante estar atento aos prazos para não perder o prazo de inscrição e os prazos para isenção de pagamento caso você se enquadre em algum caso.

Prova objetiva

A prova objetiva é a primeira fase do concurso, composta por questões de múltipla escolha que avaliam o conhecimento do candidato em relação ao conteúdo programático. Dependendo do tipo de concurso essas questões podem ser do tipo certo e errado, ou do tipo ABCDE.

Prova discursiva

A prova discursiva é a segunda fase do concurso, em que o candidato deve produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema específico. Essas provas costumam ser ou com questões específicas de alguma disciplina ou uma redação de algum tema da atualidade.

Prova de títulos

A prova de títulos é uma fase presente em alguns concursos, na qual o candidato apresenta documentos que comprovam sua formação acadêmica, cursos e experiências profissionais relacionadas ao cargo em disputa. Normalmente a prova de títulos é apenas classificatória e não eliminatória.

Classificação

A classificação é a ordem em que os candidatos são posicionados em relação às notas obtidas nas provas objetivas e discursivas e na prova de títulos. Os candidatos mais bem classificados são convocados para as próximas etapas do concurso, os restantes costumam ser eliminados.

Recurso

O recurso é um instrumento que permite ao candidato contestar alguma questão ou resultado do concurso, seguindo as regras estabelecidas pelo edital. Caso você tenha alguma dúvida específica sobre esse ponto eu escrevi um artigo específico com várias dicas sobre esse ponto. Além disso, você também pode me procurar pelas minhas redes sociais caso queira alguma dica específica sobre recursos.

Esses são alguns dos principais termos que você pode encontrar em um edital de concurso público. É importante ler atentamente o edital para entender todos os requisitos e etapas do processo seletivo.

Lembre-se de que estudar é um processo contínuo e que requer paciência e dedicação. Mantenha-se motivado e confiante em seus objetivos e continue se preparando para o momento certo. O estudo para concursos públicos é algo gradual, um conhecimento que vai se consolidando aos poucos. O importante é escolher uma área que você se identifica e ter um núcleo de matérias específicas na sua preparação.

Dica final

Agora que a gente fez essa breve revisão com alguns termos que costumam estar presentes nos concursos públicos (dicionário de concurso), aproveite para ler outros artigos do blog e resolver muitas questões de concursos anteriores na sua preparação. A resolução de questões é fundamental na sua preparação para concursos públicos. Os comentários dos professores nas questões do PDF e do SQ do Estratégia são muito completos (tem algumas questões que eu mesmo comentei como professor), tendo inclusive comentários em vídeo. Se tiver oportunidade aproveite para comentar também adicionando informações relevantes nas questões de interesse. É fundamental que o candidato resolva muitas questões de modo que na hora da prova esteja acostumado com o tipo de cobrança da banca examinadora.

Para conferir outros artigos que eu escrevi para o Estratégia, basta entrar na minha página aqui no site e ver os meus artigos publicados: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/author/carloschagascardosogmail-com/. Tenho dezenas de artigos publicados sobre diversos outros temas que podem ajudar na sua preparação.

Carlos Eduardo Cardoso

Consultor do Tesouro Estadual, Coach do Estudo Acompanhado e Professor do Estratégia questões.

Para mais dicas e materiais sobre concurso, siga-me no Instagram:

@profcarloseduardocardoso

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.