Dicas para gabaritar História do Brasil na EsSA e Espcex.
Sergio Henrique

Dicas para gabaritar História do Brasil na EsSA e Espcex.

Com certeza você que pretende seguir a carreira militar tem que conhecer muito bem como é cobrada a História do Brasil na EsSA e Espcex. Este artigo é para você que procura um norte para orientar seus estudos para os concursos militares e compreender seu funcionamento para focar sua preparação no que você deve estudar no universo amplo da disciplina. O foco principal aqui é a Escola de Sargentos do Exército.

As principais características das provas militares:

As questão são pouco analíticas e muito objetivas, do tipo “sabe ou não sabe”. É uma visão da História que fundamenta-se em influencias dos princípios tradicionais positivistas de objetividade. O Exército Brasileiro tornou-se uma instituição mais forte e influente no país após a Guerra do Paraguai e influenciados por essa corrente filosófica do Francês Augusto Conte tornaram-se abolicionistas e passaram a defender a República que foi proclamada em 1889.

“O amor como princípio, a ordem como base e o progresso por fim”. Auguste Comte. 

As características fundamentais da história tradicional são abordagens que na busca da objetividade baseavam-se em fontes históricas, que na época baseavam-se em documentos materiais oficiais. Só era considerada boa fonte documental aquela que era produzida pelo Estado portanto, com todos os carimbos, e isso fazia com que o foco principal fosse aquilo que era principalmente documentado, e o que poderíamos enquanto historiadores extrair destas fontes era bastante direcionado: Uma gama de informações sobre aspectos Militares, Ligados à produção do espaço, destacando a personalidades de grandes patriotas em grandes momentos históricos. Porque é tão importante saber isso? Muito simples: podemos identificar o que é cobrado e como é cobrado, percebendo que tem uma lógica simples e repetitiva ligada à busca da objetividade: Preocupe-se com as datas, lugares, com os nomes dos eventos e as principais personalidades da época discutidas em aula. É a objetividade que foge da polêmica típica de discussões políticas, quase sempre apaixonadas e pouco racionais ou fundamentada em fatos. A República foi proclamada pelo Exército Brasileiro, que possui uma interpretação nacionalista do processo, e foca nas principais características econômicas da proclamação até o início da nova República – Plano Real, momento histórico em que que finalizaremos nosso conteúdo. Há assuntos que sempre estão presentes na prova de História do Brasil na EsSA e Espcex: A participação do Brasil na Segunda Guerra e a Era Vargas. Depois podemos encontrar questões cobrando aspectos econômicos como temas ligados à industrialização e ações econômicas.

Vejamos uma abordagem típica da banca no conteúdo da aula 00 sobre expansão ultramarina:

(Essa 2018 – Adaptada)
No século XV, Portugal inicia um processo de expansão ultramarina, em que uma das finalidades era de caráter mercantil. Esta situação criou, imediatamente, uma ameaça aos interesses comerciais dos:
A) espanhóis.
B) árabes.
C) franceses.
D) venezianos.
E) holandeses.

É importante conhecer os contextos dos grandes acontecimentos históricos e seus principais agentes envolvidos. Para responder esta questão, você pode ler a aula e conforme estudar aprenderá. Não tem moleza não !!! Temos ela comentada ao final e na teoria, mas é fundamental que você consiga responder ao ler o texto e identificar a resposta quando chegarmos lá. Por enquanto quero que fique atento às características das questões  de História do Brasil na EsSA e Espcex:

1. Sempre enunciados simples e objetivos.
2. Tem que dominar os principais agentes históricos causas e consequências dos grandes processos. Fique tranquilo pois vou indicar o que você deve saber.
3. É do tipo sabe ou não sabe. Ou você sabe que quem se sentiu ameaçado com a expansão portuguesa ou não sabe.

“Bibliografia sugerida pela EsSA – constitui apenas uma indicação para elaboração e correção dos itens propostos nas provas do EI, não esgotando os assuntos relacionados.”

a) COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral – Volume Único. 10ª edição. São Paulo: Saraiva, 2012.
b) KOSHIBA, Luiz, PEREIRA, Denise Manzi Frayze. História do Brasil: no contexto da história ocidental. Ensino Médio. 8ª edição, 6ª reimpressão revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Atual, 2003.
Toda a avaliação é assim, com seis questões que em geral podem ser gabaritadas e podemos destacar os assuntos mais cobrados.

 

Principais assuntos de História do Brasil na EsSA e Espcex.

Fique ligado nas abordagens: determinam na prática os principais assuntos. A História que sem dúvida nenhuma ganha maior destaque é a que aborda questões estratégicas e os conflitos que o Exército Brasileiro participou como a Guerra do Paraguai e a Segunda Guerra e também conflitos internos, principalmente os coloniais.

Veja as questões dos últimos três concursos que abordaram as revoltas coloniais e conflitos em que o exército atuou.

1. (EsSA 2018) No dia 1º de maio de 1865, Brasil, Argentina e Uruguai assinaram o Tratado da Tríplice Aliança para atuarem contra o Paraguai. Nessa oportunidade escolheram para exercer a função de Comandante-em Chefe das forças aliadas, para a invasão do Paraguai: Alternativa correta: Bartolomeu Mitre4. (EsSA 2018) Dentre as revoltas ocorridas durante a Primeira República, houve uma na década de 1910, vencida pelas tropas federais, conhecida como:
Alternativa correta: Guerra do Contestado.
1. (EsSA 2017) Os movimentos de resistência indígena ao domínio e ao escravismo do colonizador se deu de distintas maneiras, inclusive através do combate propriamente dito. No nordeste, os indígenas promoveram um conflito de resistência que durou mais de dez anos e ficou conhecido como: Alternativa correta: Confederação dos Cariris
3. (EsSA 2017) Durante os séculos XVI e XVII, no Brasil, ocorreram diversas rebeliões que refletiam a divergência de interesses entre colônia e metrópole. Dentre essas revoltas, pode-se destacar, respectivamente, com seu objetivo a: Alternativa correta: Revolta de Beckman, ocorrida no Maranhão que devido a insatisfação com a Companhia de Comércio do Estado do Maranhão, propunha a abolição do monopólio desta companhia
5. (EsSA 2016) A Revolta dos Malês foi um movimento de escravos africanos, muitos dos quais eram muçulmanos, ocorrido em 1835 na seguinte província: A) Maranhão B) Grão-Pará C) Bahia D) Pernambuco E) Minas Gerais

Segunda Guerra e Era Vargas e aspectos econômicos da República.

6. (EsSA 2018) Sobre o Plano Real, é correto afirmar que foi lançado durante o governo do seguinte presidente:
Alternativa correta: Itamar Franco.
7. (EsSA 2017) Assinale, dentre as proposições abaixo, aquela que relaciona as características descritas ao Estado Novo.
Alternativa correta: Instauração do estado de emergência; diversificação da produção agrícola e estímulo ao desenvolvimento industrial; e uso do populismo para conquistar a simpatia dos trabalhadores
8. (EsSA 2017) O Governo Castelo Branco buscou resolver os desequilíbrios econômicos dos governos anteriores por meio do PAEG. São ações desse governo, EXCETO : Alternativa correta: Construção de Itaipu9. (EsSA 2016) A eleição indireta de Getúlio Vargas para a presidência nacional, na qual foi eleito para um mandato de quatro anos, ocorreu no ano de: A)1930 B) 1934 C) 1937 D)1946 E) 1950
10. (EsSA 2016) A Política de emissão de dinheiro em grande quantidade, que causou uma desenfreada especulação na Bolsa de Valores, durante o governo do marechal Deodoro da Fonseca, ficou conhecida como: A) Encilhamento. B) Crise de 1929. C) Crise Contestada. D) Queda do Banco do Brasil. E) Queda do Marechal de Ferro.

Futuro sargento, você percebeu que de 18 questões 10 são destes dois temas !!!!! 55,55% da prova História do Brasil na EsSA. São assuntos que vamos dar um tiro certo pois vale a pena dedicar-se à eles. Além do mais temos alguns períodos históricos obrigatórios como a “A expansão Ultramarina Europeia dos séculos XV e XVI”.
É isso aí. Um Grande abraço, bons estudos e foco no sucesso !!!

Compartilhe:

Sergio Henrique

Sergio Henrique

   Históriador graduado na Universidade estadual paulista, licenciado em Geografia na Universidade paulista, professor na SEEMG e na CTPM (Colégio Tiradentes da PMMG) por 8 anos, professor na rede privada em cursos preparatórios de alto nível e professor de Ciências Humanas no Estratégia Concursos.

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.