Artigo

Dicas FGV para Língua Portuguesa!

Olá, alunos que estão se preparando para os certames da FGV!! É com vocês que quero falar! Estou terminando hoje um curso focado na preparação para o TCM/SP, com banca FGV (TCM-SP – ainda disponível). E o que temos de dicas para quem vai fazer provas de tal banca? Separei para vocês algumas dicas importantes quanto aos assuntos mais recorrentes. Pode estudar que vai cair:

1. Interpretação de textos. Toda prova FGV traz muita interpretação textual! O bom é que os textos têm vindo mais curtos e simples, sendo possível uma BOA leitura antes de ir para as questões. O mais importante: quanto mais você treina, melhor você fica na arte de interpretar textos! Então, manda ver!

2. Tipologia textual. Normalmente são texto dissertativos e a fundação quer saber os recursos argumentativos utilizados no texto, como dados estatísticos, históricos, remissões, etc.

3. Reescritura de frases. Isso envolve uso das conjunções, pontuação (especialmente vírgulas) e semântica (alteração do sentido original). Questões fáceis! E o melhor: se repetem! Se você tem o hábito de estudar pelas provas anteriores, será moleza!

4. Referenciação Textual. Cai muuuuito nas provas da FGV! Incrivelmente sempre! A banca quer saber se o candidato sabe a diferença de anáfora e catáfora, normalmente! E aí eu te digo: anáfora ocorre quando o elemento remete a algo que já foi expresso no texto. Já a catáfora ocorre quando o elemento anuncia algo que ainda vai vir. Não se esqueça que a referenciação pode ser exofórica, ou seja, remeter a algo que está fora do texto.

5. Diferença entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal. Assunto que está sempre lá, em alguma questão da prova você irá encontrar! A FGV ama essa diferenciação! Quer uma dica: primeiro perceba a que termo se relaciona o possível complemento ou adjunto. Será complemento nominal se o elemento se relacionar com adjetivo ou advérbio. Sempre que se relacionar com um substantivo concreto, o elemento será adjunto adnominal.
Vejam:
Camisas de diversas cores foram usadas no desfile. (Adjunto adnominal – refere-se ao termo concreto “camisas”)
A mãe está feliz com a aprovação do filho (Complemento Nominal – refere-se ao termo adjetival “feliz”)

No mais, galera, eu sei que algumas questões demandam muito tempo, então, se aparecer um enunciado deste tipo, após um pequeno trecho retirado do texto: “No período o fenômeno da crase foi utilizado corretamente, selecione a alternativa em que isso não tenha ocorrido”, ler o texto não te ajudará a resolver a questão, ele, na verdade, está alí para te cansar, então vá logo para as alternativas e encontre o uso inadequado da crase! Não perca tempo!

Seguindo rumo ao sucesso, podem contar comigo!

Abraço, Rafaela Freitas.

[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabéns prof° Rafaela, excelente aula. Muito obrigada me ajudou muito, Deus te recompense. Abraço: Jucilene Silva lima.
    Jucilene Silva Lima em 21/05/19 às 19:21
  • Dicas pontuais e necessárias. comprei o curso de vocês de português. Obrigada
    Tatiana Inácio em 07/06/18 às 08:23
  • Gostei muito dessas dicas
    Lusivaldo Jesus do nascimento em 26/04/18 às 20:42
  • OLÁ RAFAELA ESTOU PERDIDA MESMO PRA ESTUDAR PORTUGUÊS, VOU FAZER O CONCURSO DO TJ SC, TO ESTUDANDO MORFOLOGIA SINTAXE, E SEMPRE QUE ESTUDO VOU ATÉ AS PROVAS E NÃO ME LOCALIZO , A BANCA FGV, COMPLICA, UM POUCO. OBRIGADA PELA DICA. DIRLEINE
    DIRLEINE CARNEIRO em 27/03/18 às 15:23
  • Adorei as dicas da FVG aplicada a prova de língua portuguesa. Vou prestar concurso para Prefeitura de Salvador e essa é a banca escolhida. Muito Obrigado mesmo.
    Josué Manoel dos Santos em 06/12/17 às 12:05