Dicas de memorização
Carolina Teixeira

Dicas de memorização

Olá, pessoal! Como vão os estudos? Há quem diga que o ano novo começa hoje, depois do carnaval. Se você é desses que está postergando até agora, trate de tomar vergonha na cara e se dedicar! Rs. Dois meses já se foram.

Trouxe hoje umas dicas para auxiliar na memorização, que é uma grande preocupação dos concurseiros.

REPETIÇÃO PERIÓDICA

É muito utilizada quando precisa memorizar algo. No programa de coaching, trabalhamos isso através das revisões de 24h, 7 dias e 30 dias. Baseia-se na curva do esquecimento, estudo feito por um psicólogo alemão, que – resumidamente – afirma que o nosso cérebro tende a esquecer cerca de 50% do que foi aprendido em 24h. A repetição faz com que esse conhecimento seja enviado para a memória de longo prazo.

AUTOEXPLICAÇÃO

Imagine-se dando uma aula. Se conseguir citar todos os detalhes e cobrir todo o assunto, significa que memorizou bem. Pode ser uma forma de revisão.

SIGLAS OU MNEMÔNICOS

Formados a partir das iniciais ou das primeiras sílabas de palavras, ajudam a memorizar vários incisos de um artigo, por exemplo. Tente fazer associações que façam sentido para você. Olhe o exemplo abaixo:

Art. 22, CF – Compete privativamente à União legislar sobre:

        I –  direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho

CAPACETE PM

C – Civil
A – Agrário
P – Penal
A – Aeronáutico
C – Comercial
– Eleitoral
T – Trabalho
E – Espacial

P – Processual
M – Marítimo

BOA NOITE DE SONO

Um sono de qualidade é importante para consolidar o que foi estudado durante o dia. Há estudos que afirmam, inclusive, que estudar logo antes de dormir melhora ainda mais a fixação do conteúdo.

Pessoal, paciência é crucial nesse momento. Você não vai memorizar tudo de uma hora para outra. Isso virá com o tempo, com a repetição.

Me sigam no Instagram para acompanhar conteúdos motivacionais.(@coachcarolteixeira)

Abraços!

Carolina Teixeira

Coach do Estratégia Concursos

Posts Relacionados

Compartilhe:

Carolina Teixeira

Carolina Teixeira

Auditora Municipal de Controle Interno na CGM-Niterói, aprovada em 1º lugar na especialidade de Auditoria Governamental, e coach do Estratégia Concursos. Formada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)  

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.