Dicas de Interpretação textual - Português para iniciantes
Rafaela Freitas

Dicas de Interpretação textual – Português para iniciantes

Olá, galera!! Tudo bem?

Falando de Interpretação textual no curso de PORTUGUÊS PARA INICIANTES, pensei em algumas dicas!

Coruja

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: todo o processo seletivo das questões de qualquer prova exige do professor responsável pela sua montagem um documento em que ele defende os argumentos das respostas das questões. Assim, numa interpretação de texto, ele deve se pautar exclusivamente nos dados do texto, para corroborar se a afirmativa está correta ou não, inclusive para se defender de possíveis recursos.

Por que digo isso? Respondo agora!

É para desmistificar a ideia que permeia a cabeça de alguns alunos de que interpretar um texto é algo muito subjetivo porque depende da opinião ou do pensamento de quem monta a prova. Acabamos de ver que isso não é verdade.

Por isso, não podemos resolver questões de interpretação de texto somente no achismo. Temos que provar que o julgamento de determinada questão está correto ou não, tendo como base o texto. As nossas questões comentadas vão ajudar bastante vocês a enxergarem os motivos de ser uma e não outra a alternativa correta, uma vez que, na maioria delas, há comentário de cada alternativa baseado no texto. Além das questões comentadas, vocês poderão recorrer ao fórum para tirar suas dúvidas, ele é uma ferramenta bem importante para mantermos contato e tirarmos “pulgas” de trás de nossas orelhas.

Erros clássicos de entendimento de textos

Extrapolação: ocorre quando fazemos associações que estão além dos limites do texto, quando acrescentamos ideias que não estão no texto analisado. 

Redução: ocorre quando nos restringimos à significação de uma palavra ou passagem do texto. É o contrário da extrapolação. A redução consiste em privilegiarmos um elemento que é verdadeiro, mas não é suficiente diante do conjunto que é o texto.

Contradição: ocorre quando, por uma leitura desatenta, pela não percepção de algumas relações, pela incompreensão de um raciocínio, pelo esquecimento de uma ideia dita anteriormente ou pela perda de uma passagem no desenvolvimento do texto, chega-se a uma conclusão contrária à que o texto propõe.

E tem mais…

A dificuldade na compreensão e na interpretação de textos deve-se à falta do hábito da leitura. Sim! Então, desenvolva o hábito da leitura. Que tal estabelecer agora uma meta de ler, pelo menos, um jornal todos os dias? Isso o(a) ajudará a fazer uma boa redação, uma vez que você irá ficar antenado(a) com o que está acontecendo com o Brasil e o mundo, e auxiliará na hora da prova! Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. O negócio é ficar íntimo do texto por conhecê-lo muito bem. Aí as palavras irão se tornar familiares e, consequentemente, a ortografia delas não será mais tão difícil de memorizar. Pode acreditar, dá muito certo! Mas tem que começar agora!!! Se preferir, leia revistas ou livros, mas leia.

[GRATUITO] CURSO PORTUGUÊS PARA INICIANTES – módulo I (intyerpretação textual)

Quer saber mais sobre análise textual? Assista às aulas GRATUITAS, ao vivo, pelo canal do Estratégia concursos, no YouTube! O curso “Português para iniciantes” já é um sucesso e está ajudando muitos alunos na base do estudo de nossa língua!

Próxima aula: sábado, 12/08/2017, 8h30. |Inscreva-se no canal: AQUI

PERDEU A PRIMEIRA AULA? Assista agora: AQUI

Material das aulas:

Aula 01: Português-para-iniciantes-aula-01

Aula 02: Português-para-iniciantes-aula-02

 

Conheça os meus cursos de  INTERPRETAÇÃO TEXTUAL e de ANÁLISE SINTÁTICA!!!

 

Forte abraço!!

Rafaela Freitas

Compartilhe:

Rafaela Freitas

Rafaela Freitas

Português

  Graduada em Letras pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), em 2008, pós-graduada em Ensino de Língua Portuguesa, pela mesma instituição, em 2009, é concursada na Secretaria de Educação do estado do Rio de Janeiro e no estado de Minas Gerais. Tem trabalhado em cursos presenciais, preparatório para vestibulares e  para concursos públicos. Nos últimos anos, trabalhou com as principais bancas examinadoras do país, preparando alunos para os mais concorridos certames do país.

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Artigos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.