Aprovada em 2º lugar para Analista Judiciário - Odontologia no concurso TRT-PB
Saúde“Não deem ouvidos a comentários negativos. Persistam e tenham constância!”
Confira nossa entrevista com Nássara Beatriz, aprovada em 2º lugar no concurso TRT-PB para o cargo de Analista Judiciário – Odontologia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Quando se formou, idade e cidade natal?
Nássara Beatriz: Sou natural de Natal – RN. Tenho 26 anos, me formei em Odontologia no fim de 2019, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente atuo como cirurgiã-dentista em uma unidade básica de saúde.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Nássara: Desde do início da faculdade eu já sabia que queria prestar concurso público. Meus pais e minha irmã são servidores públicos, então isso já estava enraizado em mim. Nunca pensei em atender no particular ou qualquer outra opção.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Nássara: Sim, sempre tentei conciliar trabalho com estudo. Tentava estudar entre um paciente e outro e ao final dos atendimentos. Aproveitava todo tempo livre que tinha.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Nássara: Já fui aprovada em quatro concursos municipais para Cirurgiã Dentista dentro das vagas, sendo eles:
Prefeitura Municipal de sitio novo- RN (3º lugar)
Prefeitura de cacimba de dentro-PB (5º lugar)
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante (3º lugar)
Prefeitura de Macaíba (9º lugar)
E agora, finalmente, fui aprovada em segundo lugar para Analista Judiciário (odontologia) no TRT-PB.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Nássara: Nunca fui de sair muito, mas posso dizer que nunca me privei dos momentos com meus familiares. Sempre tentei organizar meu tempo para que conseguisse estudar de maneira efetiva durante a semana e passar um tempo de qualidade com a minha família durante o fim de semana. Isso para mim era prioridade!
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Nássara: Sim, minha família sempre ajudou e apoiou de todas as formas possíveis. Sempre me fazendo acreditar que daria certo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Nássara: Eu já tinha uma base de estudos, haja vista que já estudava pra concursos municipais. Porém, o estudo direcionado totalmente para a prova do TRT eu iniciei após a publicação do edital, em agosto. As provas foram em novembro.
O que me fez manter a disciplina foi a vontade que tinha de passar em um concurso melhor, com boa remuneração e ter uma melhor qualidade de vida.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Nássara: Adquiri o estratégia concursos e estudei pelos Pdfs. Não gosto de assistir vídeo aulas, então sempre lia os PDFs e resolvia muitas questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Nássara: Em meados de 2020, na procura por um curso que me ajudasse a focar nos assuntos mais importantes, encontrei o Estratégia concursos através das redes sociais.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Nássara: Realizei a assinatura do curso regular para odontologia.
As professoras sempre estiveram disponíveis para dúvidas, tanto no fórum de dúvidas quanto nas redes sociais, e isso fez total diferença.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Nássara: Sim, o que mais me incomodava é que nos outros não havia um bom aporte teórico como no estratégia. Sempre preferi pdfs a video aulas, então sentia que faltava algo quando estudava por outros sites.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Nássara: Sim. Não fui aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Nássara: Com toda certeza. No Estratégia os PDFs são muito completos e direcionados ao que cai na prova, têm as questões resolvidas e comentadas no próprio PDF e o fórum de dúvidas com suporte das professoras que ajudam muito. Sou muitíssimo grata!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Nássara: Tentava dividir as matérias por ciclos de estudo, tentando estudar cada matéria por 1h. Ao dia, estudava cerca de 3 a 4 disciplinas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Nássara: Tenho um caderno de resumos ao qual recorria na hora das revisões ou dúvidas e fazia muitas questões da minha banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Nássara: A resolução de questões é essencial para que se conheça o perfil da banca. Tentei fazer o máximo de questões da banca FGV para o concurso do TRT.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Nássara: Sempre tive mais dificuldade na disciplina específica de odontologia. Apesar de ser minha área de formação, era o que sempre me deixava fora das vagas. Comecei a dar uma maior importância às revisões e às resoluções de questões e meu desempenho melhorou significativamente.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Nássara: Foquei em revisões do material, tanto do pdf quanto do meu caderno de resumos. No dia anterior eu assisti as revisões de véspera do Estratégia e a prova foi praticamente dada por lá!
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Nássara: Desde que soube que teria que fazer uma prova discursiva, mentalizei que precisaria treinar muito, tanto a minha escrita quanto meu aporte teórico. Desde então, comecei a procurar questões discursivas anteriores da banca FGV e comecei a refazê-las. Isso me ajudou muito, porque a questão discursiva que caiu na minha prova já tinha sido treinada em casa, antes da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Nássara: Durante toda a minha trajetória de estudos, desde que decidi realizar meu primeiro concurso, considero como erros ter adquirido materiais ruins, ter tentado estudar sem foco no que a banca pedia e realizado poucas revisões e questões. Mas tudo isso serviu de aprendizado, pois depois de diversos resultados ruins aprendi a estudar de forma mais efetiva, consistente, realizando revisões periódicas e resolvendo muitas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Nássara: Sim, pensei algumas vezes em desistir, principalmente por ouvir comentários do tipo “é muito difícil de passar”, “esse concurso é só CR, nunca vai chamar”, “é impossível“, “tenho um parente que nunca foi chamado”. Mas sempre tentei manter a fé e a disciplina para que ficasse nas primeiras colocações e conseguisse ter chances de ser chamada.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Nássara: Tenham fé e resiliência, uma hora tudo vai dar certo. Parece muito difícil, o caminho por muitas vezes é solitário, mas vai valer a pena! Não deem ouvidos a comentários negativos. Persistam e tenham constância!