Aprovada em 10° lugar no concurso ISS-RJ para Analista de Planejamento e Orçamento
Fiscal - Municipal (ISS)“O importante é acreditar, encontrar uma rotina de estudos que funcione para você e confiar que o Estratégia fornece toda a base necessária para a aprovação.”
Confira nossa entrevista com Tharcylla de Oliveira Rocha de Paiva, aprovada em 10° lugar no concurso ISS-RJ para o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Tharcylla De Oliveira Rocha De Paiva: Meu nome é Tharcylla, tenho 35 anos, sou formada em Direito e sou do Rio de Janeiro (capital).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tharcylla: Eu já sou servidora pública federal há 14 anos, ocupo um cargo de nível médio e, ano passado, comecei a estudar para tentar a aprovação em um cargo de nível superior.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Tharcylla: Eu trabalhava e estudava para concurso à noite e aos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Tharcylla: Ministério do Trabalho (2º lugar); Jucerja (cadastro de reserva); ANS (cadastro de reserva); INSS (47º lugar). Pretendo continuar estudando para concursos da área jurídica.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Tharcylla: Durante a preparação eu passei a sair pouco, dedicando meu tempo livre para o estudo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Tharcylla: Minha família sempre entendeu e apoiou os meus estudos, eles me ajudaram passando mais tempo com a minha filha de 6 anos.
O incentivo dos meus amigos, em especial dos meus amigos do trabalho, foi fundamental.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Tharcylla: Para o ISS-RJ, eu comecei a estudar de forma direcionada apenas quando saiu o edital. Entretanto, eu havia me preparado para a prova da Receita Federal e como a banca foi a mesma e as matérias similares, o conhecimento acumulado ajudou bastante.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Tharcylla: Como eu tinha pouco tempo para estudar, optei por assistir às videoaulas na velocidade “2x”. Fiz os simulados disponibilizados pelo Estratégia, além dos cadernos de questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tharcylla: Conheci o Estratégia por indicação de amigos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Tharcylla: Considero um diferencial do Estratégia o estudo direcionado para a banca, além dos simulados, Reta Final, Hora da Verdade e Revisão de Véspera.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Tharcylla: Eu tentava estudar de 3 a 4 horas por dia, mas nem sempre eu conseguia. Eu gostava de “zerar” uma matéria antes de começar outra e depois apenas revisava a matéria “zerada”.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Tharcylla: Eu tirava fotos de alguns slides e esquemas feitos pelos professores durante a videoaula e os relia durante a semana. Fiz os simulados, além de assistir a todo o conteúdo de Reta Final, Hora da Verdade e Revisão de Véspera.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Tharcylla: Eu não me recordo a quantidade exata, mas resolvi todo o caderno de questões disponibilizado pelo Estratégia. Aos finais de semana, quando levava a minha filha à piscina, fazia questões pelo aplicativo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Tharcylla: Eu tive muita dificuldade em Contabilidade. Como eu havia feito a prova da Receita e não tinha ido bem, entre a prova da Receita e a publicação do Edital do ISS, eu assisti ao módulo completo de Contabilidade.
E após a publicação do Edital, eu tentei assistir às aulas com diferentes professores.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Tharcylla: Na semana que antecedeu a prova, eu intensifiquei os estudos. No dia pré-prova, eu assisti à revisão de véspera que durou o dia praticamente todo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Tharcylla: Considero um erro não ter feito meus próprios resumos. Acho acertado ter estudado bastante no pré-prova, pois o conteúdo acumulado na memória recente foi muito importante para a aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Tharcylla: Não pensei em desistir. Eu tenho uma filha e ela é a minha motivação para tudo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tharcylla: O importante é acreditar, encontrar uma rotina de estudos que funcione para você e confiar que o Estratégia fornece toda a base necessária para a aprovação.